terça-feira, fevereiro 26, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 26/02

Governo quer estrangeiros em petróleo e energia
Setores são destaque de "road show" por NY-Londres. EPE quer atrair investimentos em leilões de geração e transmissão

O mercado brasileiro de energia será destaque no road show que o governo brasileiro, ministro Guido Mantega (Fazenda) à frente, faz no eixo Nova York-Londres, esta semana, e em Tóquio-Cingapura, em fins de março. As autoridades levarão os detalhes sobre a 11ª Rodada de Licitação da ANP e sobre os leilões nas áreas de geração e transmissão no setor elétrico. Presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, falou à coluna dias antes de embarcar. No período 2013-17, a estimativa de investimentos nas duas áreas beira R$ 148,1 bilhões. "Os estrangeiros estão atrás de oportunidades de investimento. E o Brasil tem isso. Em 2012, mesmo com o PIB crescendo pouco, a demanda por energia avançou bastante nos segmentos residencial e comercial", disse Tolmasquim. Ele não acha que a renegociação dos contratos de concessão diminuiu o interesse de estrangeiros pelo Brasil. E apresenta números. O leilão de energia nova, em dezembro, teve 277 projetos participantes. "Só de garantias financeiras foram depositados R$ 420 milhões", sublinhou. No leilão de transmissão, o Lote F (Estreito-Itabirito 2) foi disputado por 15 grupos. Na fase de lances, recebeu 305 ofertas.

R$ 120 MILHÕES EM GERAÇÃO

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estima em R$ 120,6 milhões os investimentos em geração de energia no período 2013-17 no país. O setor de transmissão deve receber aportes de R$ 27,5 bi.

De aço
As vendas de aço no Brasil devem bater 23,2 milhões de toneladas este ano. Será alta de 7,7% sobre 2012, prevê o Instituto Aço Brasil. Já as importações devem recuar 15,4%, para 3,3 milhões de toneladas. “Ano passado foi ruim (+0,7%). Esperamos recuperação forte este ano", diz Marco Polo de Mello Lopes, presidente-executivo.

Bem pagos
Diretores de transmissão, produção e engenharia química têm salário superior ao da área comercial em ranking da Catho. É reflexo da alta demanda por cargos técnicos. A lista, que sai este mês, traz as funções top ten do mundo executivo no país.

Saúde
Investimento de R$ 10 milhões, o Hospitalys abre as portas hoje, no Rio. Tem centro de tecnologia celular e foi autorizado pela Anvisa a tratar pseudoartrose com células-tronco. Fará, ao todo, 500 cirurgias por mês.

Capacitação
O Instituto Euvaldo Lodi estreia em educação de executivos no setor público. Vai capacitar 250 servidores no Estado de Goiás. O IEL já treinou mais de 200 mil gestores privados.

Quem vem
Vinte empresários do setor de alta tecnologia de Baden Wurttemberg, na Alemanha, chegam amanhã ao Brasil. Vão negociar com Petrobras, Metrô Rio e Chemtech.

INVERNO FRANCÊS
Paris foi cenário da campanha de inverno que a NK Store exibe hoje em desfile, no Rio, para clientes selecionadas. A loja cariocajá representa 50% das receitas da marca, nascida em São Paulo. A meta é vender 20% mais este ano. A top grega Ioanna Dedi foi fotografada pela italiana Lara Gilberto. As imagens estarão em revistas de moda e mídias sociais em março.

Há vagas
A rede de supermercados Guanabara está contratando 764 funcionários. Fato raro no mercado, a maioria das vagas é de baixa qualificação. Há 245 para alfabetizados e 343 de ensino fundamental. Só 176 são para profissionais com ensino médio.

Comendo fora
A Perdigão lança este mês, no Sul e no Sudeste, linha de sachês de ketchup, mostarda e maionese. Já a Sadia terá versões de 2kg e 4kg de presunto e apresuntado. Os lançamentos têm a ver com a expansão do setor de food services, de alimentação fora de casa. Em 2012, a área bateu 7% do faturamento da BRF.

EM CENA
A grife feminina Afghan põe na rua hoje a campanha da coleção de inverno. A modelo lituana Dovile Virsilaite posou para o fotógrafo Eduardo Rezende no Teatro Bradesco, em São Paulo. As imagens vão circular em mídia impressa, web e outdoor. Com 17 lojas, a marca espera alta de 20% nas vendas. Amanhã abre nova loja no Botafogo Praia Shopping. Sai do 2º para o 3º piso.

SILENCIO
A modelo Letícia Lamb é a estrela da campanha do inverno 2013 da Vitorino Campos. As fotos de Adriano Damas entram no ar hoje, no site da grife. Amplos espaços vazios e poucos objetos dão o toque da atmosfera do ensaio, inspirado no silêncio e na rebeldia. A marca conta com 32 pontos de venda no Brasil. Em São Paulo, tem espaço exclusivo na Daslu.

ACESSÓRIOS
O Singolo, e-commerce de acessórios, estreia hoje a campanha da coleção de inverno. Terá anéis, brincos e maxi colares. Anderson

Marcello fotografou a modelo Joana Lóes. As imagens serão veiculadas na internet.

A loja virtual tem mais de 90 mil fãs no Facebook.

Espera crescimento de 20% nas vendas.

Quem vai
As sobremesas e o café do grupo Bazzar serão vendidos no Le Bon Marché, na França, a partir de abril. Foi investimento de R$ 600 mil.

Vodca
A Cereser lança edição da vodca Kadov Night & Day no fim deste mês. Serão só 60 mil garrafas. Prevê alta de até 20% nas vendas este ano.

Vinho
Rótulos de inverno chegam hoje às três lojas da Missiza. A meta para 2013 é faturar 20% mais e abrir duas filiais.

Livre Mercado
A Fernatti, de moda masculina, abre hoje, na Rua do Lavradio, a 3ª loja. Investiu R$ 800 mil. A rede espera faturar R$ 7 milhões este ano.

A Sacada lança hoje a coleção de inverno. Quer vender 20% mais. Deve abrir nove lojas até dezembro.

O inverno da Oh Boy! também sai hoje. A marca prevê alta de 20% nas vendas. Abrirá seis lojas em 2013.

A Ampla põe no site um simulador de consumo de eletrodomésticos. Vai ajudar o cliente a economizar.

O Boa Diversão investiu R$ 80 mil em aplicativo com dicas de eventos.

Nenhum comentário: