quinta-feira, fevereiro 28, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“A máscara do PT caiu, e a realidade ficou estampada”
Deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), sobre supressão do mensalão em outdoor do PT


DF: EMPRESÁRIO AMEAÇA MATAR GOVERNADOR E VICE

O dono do Grupo Amaral, Dalmo Amaral, 78, cujas empresas estão sob intervenção do governo do Distrito Federal, ameaçou assassinar o governador Agnelo Queiroz (PT) e seu vice Tadeu Filippelli (PMDB), quando equipes do governo assumiram o controle de suas três empresas de ônibus, segunda-feira (25). Exaltado, o empresário se referiu a “contas a ajustar” com Fillippelli, que comandou a operação.

LEVANDO A SÉRIO

O governo do DF minimizou a ameaça de Dalmo Amaral, considerando sua idade, mas mudou de ideia: ao menor movimento, ele será preso.

REFORÇO

Agora, por via das dúvidas, tanto o governador do DF quanto seu vice tiveram reforçadas suas equipes de segurança.

SOB PROTEÇÃO

Também estão sob proteção o secretario de Transportes, José Walter Vasques, e Carlos Alberto Koch, presidente da estatal de ônibus TCB.

DECADÊNCIA

Amaral começou a construir no fim dos anos 1950 um império que chegou a mais de 1.400 ônibus. Hoje, tem pouco mais de duzentos.

DENUNCIANTE NO TCU É LIGADO À ‘MÁFIA DA MOOCA’

O Tribunal de Contas da União busca informações sobre Paulo Rui de Godoy Filho, de uma consultoria “GF”, cuja representação fez o TCU travar a licitação da estatal Valec para comprar 2 mil km de trilhos para as ferrovias Norte-Sul e Leste-Oste. Godoy seria ligado a Julio Manfredini, da Capricórnio, empresa da “Máfia da Mooca”, denunciado pelo Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público paulista, por formação de quadrilha, fraude, lavagem etc.

É A CONCORRÊNCIA

A “Máfia da Mooca”, adversária da PNG (vencedora do leilão da Valec), fornece com exclusividade uniformes ao governo tucano de São Paulo.

FONTE ESTRANHA

Com base em queixa de Godoy, o ministro Walton Azevedo (TCU), de boa-fé, concedeu cautelar contra a Valec suspendendo a licitação.

INDIGNAÇÃO

A suspensão da licitação da Valec deixou indignada a presidente Dilma, segundo fonte do governo. É mais um obstáculo à obra do PAC.

OUVIDORIAS CONTRA ABUSOS

Entidades policiais devem dar o troco no Ministério Público Federal, que pressiona o governo a criar ouvidoria para receber denúncias de abusos da polícia. Querem também ouvidoria contra abusos do MP.

MENÇÃO DESONROSA

O aeroporto internacional de Guarulhos (SP), administrado pela estatal Infraero, só perdeu de Dacar (Senegal) e Havana (Cuba) na pesquisa com clientes do portal de viagens eDreams sobre os piores do mundo.

ALÍVIO

Investigado no Itamaraty por assédio moral no Consulado-geral em Sidney (Austrália), o embaixador Américo Fontenelle só aparece de manhã. O adjunto Cezar Cidade, também investigado, sumiu.

SE A MODA PEGA...

Oruro, terra natal do cocaleiro Evo Morales, está em greve contra a proposta do governador de batizar o aeroporto local com o nome dele. Os sindicalistas dizem que vai “manchar a história da cidade”.

DESCULPA ESFARRAPADA

O Sindicato dos Condomínios do DF anunciou aumento médio de 28%, em 2013, seis vezes a inflação do ano. O pretexto é a alta da água e do “pessoal de limpeza”. Já redução na conta de luz não entra no cálculo.

QUINZE METROS

A imobiliária do ricaço Eike Batista jura que terá 15m de altura, portanto mais baixa que o imóvel existente no local, a edificação prevista na reforma da Marina da Glória, segundo o projeto “aprovado pelo Iphan”.

MEU SALÁRIO, MINHA VIDA

Embora não admitam em voz alta, para evitar desgaste, há deputados indignados com a iniciativa histórica do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), extinguindo 14º e 15º salários.

O LEITOR

O súbito gosto pela leitura não fez bem ao ex-presidente Lula: do que disse ter lido sobre o ex-presidente americano Abraham Lincoln, só destacou a “imprensa que batia nele, igualzinho bate em mim” (sic).

PENSANDO BEM...

...Barack Obama não disse “Lula é o cara”, mas, sim, “ele é o Lincoln”.


PODER SEM PUDOR

PERDA SENTIDA

O veterano deputado Wilson Braga (PFL-PB) estava desolado com sua derrota na disputa para o Senado, em 2002. Até chorou, em uma entrevista no rádio. Seu colega Damião Feliciano (PMDB-PB) puxou conversa:
- Como está se sentindo, Wilson, indo embora para casa?
Tocou no ponto fraco de Braga, que comparou as dores de perda:
- Perder eleição é pior do que perder parente próximo!...

Nenhum comentário: