quarta-feira, janeiro 30, 2013

Para as calendas - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 30/01

A denúncia oferecida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra Renan Calheiros (AL) não terá efeito prático capaz de impedir a eleição do peemedebista à presidência do Senado. A peça só será analisada pelo relator do caso no STF, Ricardo Lewandowski, após a abertura do ano judiciário, quando irá se juntar a outros 5.000 processos na mesa do ministro. Gurgel não pediu nenhuma medida cautelar, o que forçaria a corte a analisar a peça ainda durante o recesso.

Desembarque Após a denúncia de Roberto Gurgel, tucanos procuraram o senador alagoano para avisar que não votarão nele. O PSDB quer blindar Aécio Neves da repercussão negativa e atribuir a Dilma Rousseff e ao PT sua hoje provável eleição.

No muro Embora a decisão da bancada tucana tenha ficado para amanhã, Aloysio Nunes (SP) propôs que os colegas optem pela abstenção.

Fla-Flu Se votar contra Renan, o PSDB deve ficar sem cargo na Mesa Diretora. Aliados do peemedebista criticam os tucanos por levar a "luta politica" para o Senado.

Cacto A determinação de Renan em voltar ao posto ao qual renunciou no escândalo de 2007, a despeito da denúncia do Ministério Público, lhe rendeu na cúpula do PMDB o apelido de Mandacaru: tem casca dura, espinhosa e à prova de intempéries.

Tricô Absolvidos no mensalão, Paulo Rocha (PT-PA) e Professor Luizinho (PT-SP) se encontraram ontem em Brasília. Entre os temas em pauta, a eventual candidatura de Rocha ao governo do Pará.

Dudunews Após criar empresa pública de comunicação em Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) planeja produzir, até 2014, programação jornalística local para abastecer a TV mantida pelo Estado. A emissora será dirigida pelo publicitário Guido Bianchi, secretário de Comunicação do PC do B local.

Reforço O Ministério da Saúde acionou um grupo de especialistas da PUC-RS que atuou no desastre das Torres Gêmeas, nos EUA, para ajudar no acompanhamento de familiares das vítimas do incêndio em Santa Maria.

Guia Coordenados por psiquiatras, peritos em traumas orientarão às famílias, por exemplo, que evitem ver TV. Recomendarão ainda a professores da rede estadual que não proponham redações com o tema da tragédia.

Know-how Os profissionais da Força Nacional recrutados para a cidade gaúcha também trabalharam na tragédia da região serrana fluminense, em 2011, e no Haiti.

Comer, comer Do presidente do PT, Rui Falcão, sobre veto de Geraldo Alckmin a seu projeto que pretendia proibir a publicidade infantil para alimentos e bebidas com alto teor de açúcar e gordura. "O governador se rendeu ao interesse das indústrias em vez de combater o consumo de alimentos prejudiciais à saúde da criança".

Para depois Alckmin adiou para março a minirreforma que pretende promover em seu secretariado. O tucano prefere aguardar a eleição da presidência da Assembleia paulista para redefinir as cotas de aliados no primeiro escalão, pavimentando sua coalizão para 2014.

Frente verde A Comissão de Meio Ambiente da OAB-SP estuda ingressar como parte interessada na ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria-Geral da República contra 23 artigos do Código Florestal. O PV nacional subscreveu a medida.

Visita à Folha Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba, visitou ontem a Folha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
Afif, que mudou para o PSD, deveria fundar o PGA. E não é o Partido do Geraldo Alckmin, mas o Partido Garantido na Administração.

DO VEREADOR MARIO COVAS NETO (PSDB), de São Paulo, sobre o vice-governador paulista admitir ingresso no ministério de Dilma Rousseff

contraponto


Figurino das urnas


Durante abertura do Congresso do PSDB-SP, anteontem, o presidente estadual, Pedro Tobias, fazia discurso inflamado defendendo que dirigentes se aproximem da militância e dos eleitores. Em dado momento, disse:

-Precisamos acabar com essa coisa de gente engravatada que tem no PSDB. Temos que estar perto do povo...

Com José Serra e os vereadores Floriano Pesaro e Andrea Matarazzo de terno e gravata ao lado de Tobias no palco, um dos participantes gritou na plateia:

-Presidente, acho que dá para ficar perto do povo sem perder a elegância, não?

Nenhum comentário: