quarta-feira, janeiro 30, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 30/01

Mercado de cerveja espera novo impulso no Carnaval
Apesar de a venda de bebidas alcoólicas ter se mantido estável no ano passado, o mercado de cervejas volta a esperar impulso no Carnaval, data que tradicionalmente aquece o setor.

Estimativas do Makro Atacadista em relação à venda neste Carnaval apontam que a expectativa do mercado é de um crescimento pequeno em volume, em torno de 4% em relação ao ano passado.

O avanço modesto considera o aumento mais significativo do preço médio da cerveja pilsen popular. A empresa projeta uma demanda maior do produto premium, principalmente nas embalagens long neck.

Atualmente, o Makro já vende cerca de 15% a mais em volume deste tipo de cerveja, que, como já tinha um preço mais elevado, permanece no mesmo patamar de valor.

"O consumo de premium, de fato, tem crescido, principalmente, entre os jovens", afirma Rodrigo Bandeira-de-Mello, professor da FGV-SP.

"Mas, por serem produtos mais artesanais, muitas vezes importados ou regionais, têm melhor distribuição por outros canais, como quiosques menores, que facilitam a degustação", diz.

No varejo, o Walmart espera alta de 15% no país ante o ano passado, devido ao impulso provocado pela data.

O Extra e o Pão de Açúcar calculam que venderão mais de 70 milhões de unidades, entre latas, long necks, barris e pacotes especiais.

A cerveja tipo pilsen deve responder por 85% do total. Os números representam alta de 20% na comercialização, ante igual período de 2012.

SUCO ORGÂNICO
A General Brands, produtora de suco em pó e de néctares, acaba de adquirir uma fazenda na cidade de Jaguaruana, no Ceará. Com 3.000 hectares, a plantação será voltada para a produção de sucos orgânicos.

O valor não foi revelado e a aquisição vai abastecer a futura unidade fabril da empresa em Mossoró, também no Ceará. O carro-chefe do plantio será a acerola, conforme Isael Pinto, presidente da General Brands.

"A indústria farmacêutica, principalmente dos Estados Unidos e da Europa, está consumindo muita acerola para usar na produção de medicamentos. Exportamos 150 toneladas de acerola verde por mês para este segmento", disse.

A intenção da companhia é chegar a mil hectares da fruta plantada em dois anos -hoje são 300 hectares. A ampliação demandará aporte de R$ 10 milhões.

Além da exportação, o executivo informou que a companhia irá focar também na linha premium de sucos orgânicos.

BOLSO VAZIO
A inadimplência das empresas voltou a crescer em 2012 e fechou o ano com alta de 6,9%, conforme dados da Boa Vista Serviços. Em 2011, o índice havia sido de 16,8%, após queda de 4,6% em 2010.

"O crescimento esperado da economia não chegou, as empresas investiram, mas não tiveram retorno. Houve aumento, mas também uma desaceleração na inadimplência de pouco mais de 40% em relação aos 12 meses de 2011", disse Fernando Cosenza, diretor da área de indicadores da empresa.

A redução no ritmo de crescimento da econômia e o aumento do endividamento e da inadimplência de consumidores foram os responsáveis pelo avanço do índice pelo segundo ano consecutivo.

A elevação da restrição dos bancos à concessão de crédito em geral também contribui para o cenário negativo.

"A tendência para este ano é que a inadimplência se estabilize, pois são boas as chances de um aquecimento da economia com as medidas tomadas pelo governo", concluiu Cosenza.

BRASIL COM 'S'
O braço farmacêutico do BTG Pactual, Brazil Pharma, dono das redes de farmácias Sant'ana, Rosário, Big Ben, Mais Econômica e Farmais, vai mudar sua marca.

A partir de fevereiro, passa a assinar Brasil Pharma, com "s".

O novo nome passará a ser assinado junto com a marca de cada bandeira nas fachadas das 708 unidades da rede no país.

A estratégia é posicionar a companhia como uma rede de abrangência nacional.

Outras iniciativas, como o plano de um novo modelo de arquitetura e design, também serão implementadas ao longo do projeto.

Almoço de negócios? Michael Klein esteve ontem no shopping Iguatemi, em São Paulo, no horário de almoço, na companhia de pessoas de um fundo de investimentos.

Casa nova A ADP, de soluções de RH, abrirá uma filial em Belo Horizonte. A empresa tem unidades em São Paulo, Rio, Campinas, Porto Alegre, Curitiba e Ribeirão Preto.

CANA COSMÉTICA
A L'Occitane en Provence é a nova marca que vai utilizar o plástico verde da Braskem na produção de suas embalagens de cosméticos para o corpo, de acordo com a companhia.

Uma de suas linhas de produtos terá os frascos fabricados a partir do etanol de cana-de-açúcar.

Os itens devem chegar às lojas em fevereiro.

A nova embalagem já começou a ser usada na França e será exportada para mais de 85 países, informa a Braskem.

O objetivo da substituição do polietileno convencional é elevar o uso de matérias-primas renováveis pela multinacional, segundo a Braskem.

ENTRAVE BRASILEIRO
Os impostos continuam sendo apontados como um dos principais entraves para o ganho de competitividade das empresas brasileiras, segundo pesquisa da Fundação Nacional da Qualidade.

O levantamento também mostra que 71% dos entrevistados pela entidade não acreditam que o governo tem trabalhado para reduzir os custos sistêmicos do país.

Quase 30% das empresas já deixaram de receber algum investimento estrangeiro devido à ausência de ações para aumentar a competitividade.


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