quinta-feira, janeiro 31, 2013

'Minha vó poderia ter ido à lua' - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 31/01

Buzz Aldrin, 83, passou pouco tempo a menos na Lua do que em sua visita desta semana ao Brasil. Foram 21 horas em solo lunar, em 1969, contra 36 horas em solo paulistano, anteontem. Mas o tempo gasto aqui foi "rapidinho e doce", define o astronauta americano, em coquetel na casa dos empresários Cristiana Arcangeli e Álvaro Garnero, nos Jardins.
O telefone do astronauta toca. Ele olha para a tela e, sem atender, ri. "Ela me ligou de volta", diz a um amigo brasileiro. "Ele conhece duas integrantes do meu harém", explica à coluna, com quem teve uma breve conversa durante o coquetel. Leia trechos a seguir.

Folha - O harém é grande?
Buzz Aldrin - Varia. Eu me divorciei depois de um ano e meio de advogados. O divórcio é a maior luta que um homem pode enfrentar. Ainda tenho ajustes para fazer, partilha. Ela mora na nossa antiga casa.

E seu harém fica onde?
Fica espalhado pelo mundo [um amigo comenta que uma das namoradas mora em Paris, e por isso Buzz sempre vai à Europa].

Como vê a política espacial?
Obama cancelou programas e, no lugar, instaurou um projeto de mandar uma nave com tripulação para um asteroide. Ele sabe construir comunidades em Chicago. Mas talvez não muito sobre revolução espacial.

O senhor é garoto-propaganda de uma marca de desodorante que vai levar clientes ao espaço. É para todos?
É. Eu voltei do espaço e pensei: minha vó poderia ter feito isso. Só não pode ser claustrofóbico. O módulo é bem apertadinho.

Álvaro Garnero - Já viu um objeto voador não identificado?
Quando fomos para a Lua, vi uma luz se movendo em formato de L. Perguntamos à base se era um dos paineis soltos da nave. Pela distância, não poderia ser. Ainda não sei do que se tratava.

O FREVO VAI FICAR
A lanchonete Frevo, inaugurada em 1956 na rua Oscar Freire, continuará no mesmo lugar, segundo o proprietário, Roberto Frizzo. O prédio foi vendido no ano passado para a construtora Vitacon. Frizzo entrou com ação judicial renovatória de locação do imóvel. "Mas ela não será mais necessária. Conversei com o dono, Alexandre [Lafer Frankel], e ele garantiu que não mexerão com o Frevo."

O FREVO VAI FICAR 2
Frankel, dono da construtora, diz que ainda não sabe o que fará no prédio. "Estudamos alguns projetos. Mas garanto que o Frevo estará em qualquer um deles."

BEIRUTE HISTÓRICO
Segue no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de SP processo de tombamento do Frevo.

BALANÇO
O sociólogo Emir Sader entrevistará o ex-presidente Lula no mês que vem. A conversa servirá de introdução para "10 Anos de Governos Pós-Neoliberais no Brasil - Lula e Dilma". O livro, da Boitempo Editorial, terá textos de 23 autores, entre eles Paulo Vannuchi, Luiz Dulci, Marco Aurélio Garcia, Luiz Gonzaga Belluzzo e Marilena Chaui.

NA TEORIA
Sader justifica a obra: "É hora de uma teorização da herança recebida, do que foi feito, do que não foi e do que deve ser feito para sair do modelo neoliberal". O lançamento é previsto para maio, com seminário em SP.

PROVIDENCIAL
Cotado para o futuro Ministério da Pequena e Média Empresa, o vice-governador de SP, Guilherme Afif Domingos (PSD), tirou uns dias de férias depois de cumprir agenda oficial em Londres, onde acompanhou empresários em busca de investimentos para o Estado.

Segundo sua assessoria, Afif não retornou da Europa com a comitiva e só volta depois do Carnaval.

FECHOU O COMÉRCIO
Mais um lance da queda de braço entre os presidentes da Confederação Nacional do Comércio, Antônio Oliveira Santos, e da Fecomercio-RJ, Orlando Diniz, acontece hoje. Foi convocada reunião do conselho da entidade nacional, com 27 federações, para votar a cassação do representante carioca.

FECHOU O COMÉRCIO 2
Santos retomou ao cargo no dia 23, após suspensão de liminar que o afastara sob acusação de má gestão no Sesc e no Senac. Na última segunda, a Fecomercio-RJ publicou nota de repúdio em jornais, subscrita por 42 sindicatos. No dia seguinte, emissários do presidente da CNC ligaram para signatários da nota "em nome da amizade com o Antônio".

CLÔ DE VOLTA
Um croqui que Clodovil desenhou inspirado em Eva Perón e que nunca saiu do papel virará vestido. A peça estará à mostra, junto com o baú "vintage" onde o estilista guardava criações, no evento Casamoda Noivas, que acontece em março.

FOGUETÓRIO
O empresário Antonio Luz e apresentadora Marina Mantega foram à casa de Álvaro Garnero e Cristiana Arcangeli para coquetel em torno do astronauta Buzz Aldrin, anteontem.

Curto-circuito
O vice-presidente Michel Temer lança hoje o livro de poemas "Anônima Intimidade", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 18h.

Abre hoje a retrospectiva do designer Zanini de Zanine, na Casa Electrolux.

O fotógrafo Bob Wolfenson ministra o workshop "Deslocamentos entre Linguagens" no dia 23 de fevereiro, no Madalena Centro de Estudos da Imagem.

A ONG Adote um Gatinho lança linha de artigos para escritório, utensílios para cozinha, objetos de decoração e itens para felinos com estampa de bichanos.

O Oi Futuro do Rio inaugura hoje, às 18h, a exposição "Cabimento".

Nenhum comentário: