quarta-feira, janeiro 16, 2013

Menos pode ser mais - TOSTÃO

FOLHA DE SP - 16/01


Pato pode se tornar, no Corinthians, o craque que imaginávamos que ele seria no Milan


No sábado, cheguei de férias, de Montevidéu, com conexão em Guarulhos, para Belo Horizonte. Havia uma enorme fila para mostrar documentos na Polícia Federal de São Paulo. Maior ainda eram a multidão e a confusão no setor de embarque para outros Estados. Quem dependesse de uma conexão rápida perderia o voo. O que mais se ouvia era: "Imagine na Copa".

Os três jogadores e os três treinadores masculinos que concorreram ao prêmio de melhor do mundo, além de todos os atletas escolhidos para a seleção do ano pela Fifa, atuam na Espanha. Em meu time, entrariam Thiago Silva, o alemão Lahm, Busquets e Ibrahimovic, nos lugares de Sergio Ramos, Daniel Alves, Xabi Alonso e Falcao García. Os outros seriam os mesmos: Casillas, Piqué, Marcelo, Xavi, Iniesta, Cristiano Ronaldo e Messi.

Messi está cada dia mais conciso e eficiente. Menos, para ele, é mais. Movimenta-se menos e toca menos na bola. Por outro lado, dá mais passes decisivos e faz mais gols.

O veloz centroavante Mirandinha -não me lembro qual deles, já que existiram vários- dizia que não dava para correr e pensar ao mesmo tempo. Messi, em suas arrancadas, com a bola colada aos pés, muda várias vezes de pensamento e de rota para chegar ao gol. Parece ter um megacomputador no corpo, uma mistura de jogador virtual e real. Os dois trabalham juntos.

Por falar em atacante, Pato é o novo reforço do Corinthians. Ele poderá jogar no lugar de Guerrero ou ao seu lado. Gosto mais, taticamente, do Corinthians do jogo contra o Chelsea, no 4-4-2, com duas linhas de quatro e dois atacantes (Emerson atuou livre e próximo de Guerrero), do que com três meias e um centroavante isolado (4-2-3-1).

Em 16 de janeiro de 2008, exatamente cinco anos atrás, logo depois de sua estreia no Milan, escrevi: "Pato já é tratado como celebridade e grande craque, antes de jogar 30 partidas, de fazer 30 gols, de ser titular da seleção, de ser vaiado e de perder o sorriso de menino. Como toda celebridade, Pato já tem namorada famosa, já saiu na revista 'Caras' e, logo, será alvo de muitas fofocas".

Pato continua a ser uma celebridade, mas não se tornou o craque que todos esperavam. As contusões e a idolatria precoce atrapalharam sua carreira. Não mostrou também a lucidez e a antevisão dos grandes jogadores. É apenas excelente quando está em forma, o que tem sido raro. No Corinthians, onde deverá receber melhores cuidados físicos, poderá evoluir.

Suspeito, apenas por observação, com grandes chances de dizer besteira, já que não tenho nenhuma informação científica, que um dos motivos de tantas contusões musculares de Pato é sua maneira de correr, ereto, contraído, com o peito estufado, imponente.

Nenhum comentário: