sexta-feira, janeiro 25, 2013

Com chapéu alheio - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 25/01

A Fifa acaba de espetar uma conta de uns R$ 80 milhões em cada uma das seis cidades — Rio, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador — que vão sediar, este ano, a Copa das Confederações. É, mais ou menos, quanto vai custar a construção dos chamados “overlay”, estruturas temporárias para abrigar a imprensa e vips no entorno dos estádios.

Segue...
Os governadores anfitriões já enviaram uma carta à Dilma dizendo que não pagarão essa conta. Na África do Sul, quem pagou foi a própria Fifa, o que faz mais sentido.

Templo é dinheiro
Circula no meio evangélico que a Igreja Mundial do Poder de Deus está negociando a compra da CNT, a rede de televisão. A conferir. O líder da Igreja, apóstolo Valdemiro Santiago, é dono, segundo a “Forbes”, de um patrimônio no valor de US$ 220 milhões.

Randolfe é bamba
A Liga das Escolas de Samba do Amapá escolheu, assim como quem não quer nada, a figura mais famosa do estado para estampar a capa do CD com os sambas deste ano: o senador Randolfe Rodrigues. Veja na imagem, o político, todo pimpão, mandando beijos para a plateia.

PINTOU SUJEIRA
Veja como é difícil manter a praia limpa com tanto porcalhão jogando lixo na água. A imagem, do leitor Príamo de Melo, professor de engenharia química na Coppe/UFRJ, é da Praia Vermelha, na Urca, no Rio. É uma pena. Esta praia, veja só, acabou de ganhar quatro estrelas no Programa Areia Carioca, da Secretaria de Meio Ambiente do Rio. Só que as chuvas de verão e as correntes marinhas levaram para as areias da Urca muita sujeira que flutuava na Baía de Guanabara. Imagina na Olimpíada!

Calma, gente
João Pedro Stédile envia hoje uma carta à escola Unidos de Vila Isabel por ter aceito o patrocínio da alemã Basf ao enredo em homenagem ao trabalhador do campo. O MST, como se sabe, combate a empresa química da Alemanha por causa da produção de agrotóxicos agrícolas.

Segue...
Stédile promete também se queixar com o querido Martinho da Vila, um dos autores do samba deste ano.

A terra treme
Mais um lance da briga entre líderes patronais do comércio. Diretores da Confederação Nacional do Comércio decidiram, ontem, propor a cassação do mandato de Orlando Diniz na diretoria da entidade.

Rumo ao exterior
O último filme da cineasta Lúcia Murat, “A memória que me contam”, com os atores Simone Spoladore e Franco Nero, já tem convites para ser exibido no Uruguai, Portugal, França e EUA.

Depois da UPP
A prefeitura do Rio concedeu, ontem, licenciamento de um hostel na Favela do Vidigal. O proprietário é o arquiteto Hélio Guimarães Pellegrino. No projeto, há seis suítes e quatro quartos, todos com varanda, além de áreas com deques e quiosque.

Aliás...
Hostel é o cacete!

Fera da Baixada
A 7ª Câmara Criminal do Rio vai julgar, dia 29 agora, às 13h, um recurso de Luciene Reis Santana, conhecida como “a Fera da Baixada”, condenada a 43 anos de prisão. Ela, lembra?, começou a ser chamada assim após matar e ocultar o corpo da menina Lavínia Azeredo Santana, 6 anos, filha de seu amante.

Sem respeito
Um ônibus da 1001 saiu de Búzios, RJ, em direção do Rio, ontem, às 12h50m, com 50 minutos de atraso. Uma passageira foi reclamar e perguntou se os funcionários da empresa não poderiam, ao menos, pedir desculpas. E um deles disparou:

— Um pedido de desculpas vai fazer seu ônibus chegar na hora lá?

Efeito revitalização
A Bodega do Sal, o charmoso bar na Pedra do Sal, na Zona Portuária do Rio, vai entrar em obras depois do carnaval. O projeto da reforma é do arquiteto André Rodrigues, que modernizou alguns bares da Lapa.

Gatinha da DP
Os bombeiros do Rio resgataram uma gatinha, recentemente, que ficou três dias presa dentro do motor de um carro. O felino foi levado à Suipa, que cuida de bichinhos abandonados.
A gata recebeu o nome de...
Monique Vidal, a delegada da 9ª DP (Catete). Faz sentido!

ESTRELAS A SERVIÇO DA PAZ
Paulo Coelho e Charlize Theron, a atriz sul-africana, trocam chamego, após jantar, em Davos. O assunto principal foi... a ONU. É que os dois são mensageiros da paz. Fofos

Ponto Final
Era uma vez um menino negro que andava de bicicleta, em Chicago, nos EUA, e terminou detido por um guarda. O policial suspeitou que o pequeno tinha furtado o veículo.

Marian Shields Robinson, mãe do menino, provou que a bicicleta fora comprada. Aí, o guarda tentou dar o assunto como encerrado. Mas ela foi à polícia e o acusou de racismo. O menino cresceu, e sua irmã, Michele Obama, é a primeira-dama dos EUA.

Nenhum comentário: