sábado, janeiro 12, 2013

Campo minado - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 12/01


Ala do PT alijada da composição do governo paulistano decidiu tornar público protesto contra as indicações tidas como técnicas de Fernando Haddad para o comando das 31 subprefeituras. Petistas identificaram na lista de escolhidos pelo prefeito engenheiros e arquitetos com histórico hostil à gestão de Marta Suplicy. O mesmo grupo considera desrespeitosa a orientação de Haddad para instalar aliados de vereadores em funções subalternas nas administrações regionais.

#chatiado 

Um dos críticos das nomeações é o deputado Vicente Cândido (PT-SP), que trabalhou na campanha de Haddad. "Nas próximas eleições vou sugerir ao PT que faça concurso público para cargos de coordenação de campanha. Na hora de montar o governo, a preferência é dos técnicos", ironiza.

Muita calma... 

Haddadistas defendem o perfil dos novos subprefeitos. Alegam que todos são funcionários de carreira que trabalharam nas gestões de José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD), seguindo suas orientações.

... nessa hora 

Aliados do prefeito afirmam ainda que petistas serão atendidos. Estimativa preliminar mapeou até dez cargos disponíveis para indicações políticas em cada subprefeitura. Só escaparão da partilha as chefias dos setores de obras e finanças.

Afinidades 

Os prefeitos do PT na Grande São Paulo planejam criar conselho para tratar de temas de interesse comum no entorno da capital. O partido administra 7 das 10 maiores cidades da região, chamada por tucanos de "cinturão vermelho".

Bunker 

Kassab montou QG da Executiva Nacional do PSD em São Paulo. Sua base paulistana fica no edifício Joelma, sede dos comitês das últimas campanhas de Serra. O ex-prefeito passou a despachar no local, onde traça o calendário de consultas sobre a aliança com Dilma Rousseff.

Stand by 

Paulinho da Força (PDT-SP) fez chegar a aliados que perdeu fôlego a tese de fundação de nova sigla, denominada "Solidariedade". O deputado busca aproximação com o PSDB paulista e garante ter recebido do presidente Carlos Lupi promessa de espaço na cúpula nacional pedetista.

Consultoria 

José Dirceu, que esteve com José Sarney (PMDB-AP) na quarta-feira, costuma se aconselhar com o presidente do Senado sobre os "humores do Judiciário" desde que o STF começou a julgar o mensalão. O ex-ministro relata as impressões do senador sobre o cenário político em rodas de amigos.

Café... 

Aliado de Geraldo Alckmin, o presidente do PSDB paulista, Pedro Tobias, reclama de Aécio Neves, que acelerou a preparação de sua campanha presidencial. "Não se pode atropelar todo mundo. Não existe candidatura à Presidência viável sem o apoio de São Paulo".

... com leite 

Marcus Pestana, presidente tucano em Minas, defende o senador. "Sabemos da importância do Estado, mas é preciso entender que a Revolução de 1932 é coisa do passado", disse o deputado, referindo-se ao conflito constitucionalista que opôs os dois Estados.

Choque 

Ativo no debate sobre a MP do setor elétrico no Congresso, Márcio Zimmerman, número dois das Minas e Energia, não foi interlocutor do projeto com Dilma. Os mais consultados pela presidente foram Nelson Hubner (Aneel) e Mauricio Tolmasquim (Empresa de Pesquisa Energética).

Expansão 

Implantado em Alagoas, o programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça, chegará à Paraíba e ao Rio Grande do Norte até junho. O projeto monitora ações do crime organizado.

com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

tiroteio

"Não é hora de dar gargalhadas, como insinuou Dilma. O governo do PT precisa enfrentar a crise de energia com coragem."

DO LÍDER DA MINORIA NA CÂMARA, MENDES THAME (PSDB-SP), sobre a presidente ter ironizado, em dezembro, a possibilidade de racionamento..

contraponto

Transferência de renda

Geraldo Alckmin discursava anteontem na inauguração de conjunto habitacional em Campinas sobre a importância da qualificação profissional. No palanque, disse que havia conversado com sua mulher, Lu Alckmin, sobre o assunto e que ambos chegaram a uma conclusão:

-Descobrimos que está faltando gente para trabalhar em todas as áreas que terminam com "eiro": carpinteiro, pedreiro, costureiro...

No meio da fala, um dos participantes do evento gritou da plateia, arrancando um sorriso amarelo do tucano:

-Está faltando dinheiro, governador, dinheiro!

Nenhum comentário: