sábado, dezembro 29, 2012

Sob nova direção - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 29/12


Fernando Haddad concluiu a montagem de seu time de 31 subprefeitos, colocando fim à era dos coronéis nas administrações regionais de São Paulo. Além do ex-secretário Marcos Barreto, escalado para a Sé, os outros selecionados pelo petista são engenheiros e arquitetos de carreira. A triagem levou em conta as características e demandas dos bairros. O prefeito eleito reunirá hoje a equipe completa para as instruções iniciais, com foco nas providências para o período de chuvas.

Escanteio 

A despeito da pressão de aliados, Haddad vetou também indicações de vereadores para funções consideradas técnicas nas subprefeituras, como supervisão de obras, finanças e setor jurídico. O prefeito eleito reservou cota de cargos para preenchimento político nas áreas de esporte, cultura e atendimento comunitário.

Santo de casa 

A medida contrariou sobretudo o PT, que chegou a aprovar lista de candidatos a postos de direção em cada zonal da capital. Petistas percorriam as subprefeituras desde o final do segundo turno da eleição apresentando o que seriam os futuros supervisores e administradores no novo governo.

Meteorologia 

Em longa reunião, anteontem, Gilberto Kassab exibiu a Haddad o sistema de acompanhamento de metas e serviços de zeladoria da prefeitura, que funciona em tempo real. O QG haddadista se mostra preocupado com os planos preventivos para áreas de risco.

Presente... 

Caberá ao tucano Eduardo Gomes (TO), primeiro secretário da Câmara, empossar na próxima quarta-feira, 35 deputados que assumirão mandatos no lugar de parlamentares eleitos prefeitos e indicados para secretarias municipais.

... de grego 

Entre eles estará o petista José Genoino, condenado no mensalão, que herdou a vaga de Carlinhos Almeida. Gomes foi escalado por Marco Maia (PT-RS) por ser o integrante da Mesa que mora mais perto de Brasília, o que facilitaria o deslocamento em pleno recesso.

#tamojunto 

Apesar da disputa acirrada pela liderança do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN) garante que os candidatos fecharam acordo para que, independentemente do resultado, o vencedor tenha unidade da bancada. "Com a minha colaboração, do partido e de Michel Temer", diz.

Liberado

Estão no páreo Eduardo Cunha (RJ), Danilo Fortes (CE), Sandro Mabel (GO), Osmar Terra (RS) e Saraiva Felipe (MG). Peemedebistas acusam Alves de boicotar Cunha, que não teria a simpatia do Planalto. O líder afirma que não há veto.

Meridional 

Derrotado, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, atuará para turbinar o PSB no Sul. A pedido de Eduardo Campos (PE). percorrerá a região para divulgar vitrines de sua administração.

Verão... 

Ao analisar artigo de Márcio Thomaz Bastos, criticando a Justiça e a "tendência repressiva", um ministro do STF lembra que foi o próprio advogado, quando esteve à frente do Ministério da Justiça de Lula, quem incentivou a PF a realizar megaoperações e investigações.

... passado 

"Quem começou com Estado perseguidor foi o próprio. Ele se queixa de algo que estimulou", diz o integrante da corte.

No escuro 1 

A Infraero admite que o apagão de quarta-feira no Galeão (RJ) pode ter sido causado por falha humana. Sindicância aberta pela estatal para apurar eventuais erros na operação dos equipamentos de geração emergencial de energia deve ficar pronta em 15 dias.

No escuro 2 

Para a revisão do sistema de redundância, espécie de reserva de geração do aeroporto internacional, a previsão é de solução em seis meses. É o tempo para conclusão de licitação estimada em R$ 45 milhões.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI
-

TIROTEIO

"Dilma acerta no diagnóstico do apagão. Este é o governo da falha humana. Falha humana na saúde, na educação, na segurança."

DO SENADOR ALOYSIO NUNES (PSDB-SP), sobre a presidente ter dito que os recentes blecautes não têm como causa atraso em obras de infraestrutura.
-
CONTRAPONTO

Guerra dos sexos

Durante evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, no início do mês, em que assinou lei permitindo a nomeação de mais 400 defensores públicos do Estado, Geraldo Alckmin mostrou-se impressionado com a quantidade de mulheres aprovadas, cerca de 70% do total. O governador tucano disse:

-Logo, logo, vamos ter que criar o nosso Dia Internacional do Homem!

Em seguida, diante das gargalhadas da plateia feminina, Alckmin, católico praticante, completou:

-E já tem até uma data! Eu defendo que seja no mesmo dia de "Todos os Santos".

Nenhum comentário: