terça-feira, dezembro 18, 2012

O Planalto na guerra - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 18/12


O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), entrou em cena para ajudar o Planalto na disputa pela liderança do PMDB. Convidou um velho companheiro da clandestinidade, o deputado Osmar Terra (PMDB-RS), para ser vice-líder. Terra é candidato a líder do PMDB e seus eleitores, num 2º turno, preferem Sandro Mabel (GO) a Eduardo Cunha (RJ).

Reforma Política empaca de novo
Discurso não faltou, mas a Câmara não vai votar a Reforma Política, ou ao menos parte dela, como prometeram os deputados. Não há pontos mínimos de consenso. Partidos médios, casos do DEM, PPS e PR, não querem o fim das coligações proporcionais porque são, em muitos estados, sua garantia de sobrevivência. A maioria achou complexa a fórmula de distribuição dos recursos e o projeto não impede, na prática, o fim do caixa dois. Só impede a doação de dinheiro para candidatos ou partidos, e permite que pessoas físicas ou jurídicas doem ao TSE, guardião dos recursos. Nada no texto garante que empresas deixarão de doar ilicitamente.

"O PMDB entregou os anéis para eleger Henrique Alves presidente da Câmara. Se escolher Sandro Mabel líder da bancada, entregará os dedos"
Lúcio Vieira Lima Deputado federal (PMDB-BA)

Dé um lado para o outro
A votação parcial da MP do Setor Elétrico na Câmara deixou a presidente Dilma irritada. Ela telefonou ontem ao líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e pediu que acompanhe com lupa a atuação da base aliada.

Restituídos
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), devolverá os mandatos dos senadores cassados na ditadura, quinta-feira. São oito homenageados, entre , eles o ex-governador Marcello Alencar, Aarão Steinbruch, e Mário Martins, do Rio. O ex-presidente Juscelino Kubitschek, senador de 1962 até ser cassado, em 1964, será restituído.

Meia-volta, volver!
O governo está revendo decisão de proibir pulverização aérea com agrotóxicos nas lavouras de soja e algodão. Produtores ameaçaram convocar ministros para se explicarem no Congresso. Sairá portaria com a permissão nos próximos dias.

Fim de mandato com direito a trilha
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), fará pronunciamento quinta-feira em cadeia de rádio e TV, de cerca de dez minutos. Fora do padrão, terá trilha musical e imagens externas. Maia citará entre os projetos mais importantes aprovados neste ano o aumento de benefícios às empregadas domésticas e o que torna crime hediondo exploração sexual.

Vice do Senado em disputa
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) estava costurando silenciosamente sua eleição a vice-presidente do Senado, mas foi surpreendido pela candidatura do colega Jorge Viana (PT-AC).
A disputa está sendo acompanhada pelo Planalto.

Olho no lance
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), passou o domingo em Fortaleza (CE) acompanhando a reinauguração do Castelão. Presenciou todas as mesuras de autoridades e populares pelo aniversário da presidente Dilma.

A SENADORA KÁTIA ABREU (PSD-TO) está nos planos da presidente Dilma para assumir o Ministério da Pesca. Na cota pessoal. Nada a ver com o PSD.


Nenhum comentário: