segunda-feira, dezembro 17, 2012

Isso não se faz - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 17/12


Um ladrão desalmado carregou a caixinha de Natal do Bar do Quinha, boteco miúdo que ocupa uma das lojas do térreo do edifício 336 da Rua das Laranjeiras, no Rio.
A turma de funcionários que dá duro no balcão está inconsolável.

O real e o aparente
De Frei Betto, filosofando sobre a política brasileira:
— Esta frase de José Martí (herói da independência cubana) se aplica, infelizmente, à política brasileira: “O real é o que importa, não o que aparenta.
Em política, o real é o que não se vê.”

Dia de emoções
Lula vibrou muito com a vitória do seu Corinthians, ontem, mas suspendeu as comemorações quando soube que sua amiga dona Canô, 105 anos, mãe de Caetano e Bethânia, havia sido internada.

Menino do Rio
Sarney planeja passar longa temporada no Rio quando deixar a presidência do Senado, em fevereiro.

Última taça
O INPI pôs fim a uma disputa de mais de 50 anos: agora, também no Brasil, o nome “champanhe” só pode ser usado para vinhos da famosa região francesa de Champagne.
O registro foi outorgado ao Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne, representado aqui pelo escritório Luiz Leonardos & Cia.

No mais
O tuitaço “Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”, corrente de petistas na internet contra acusações de Marcos Valério, repete movimento de 2005, quando o mesmo bordão foi usado para defender Zé Dirceu.
Como se sabe, não adiantou: Dirceu foi cassado e acabou condenado pelo STF. Ou seja, isto quer dizer... nada.

Peso é o cacete
O serviço Google Play, da gigante Google, de compra de livros, mandou a seus usuários no Brasil um e-mail com o anúncio de que, agora, os produtos daqui poderão ser vendidos na nossa própria moeda.
Só que os gringos dizem no e-mail que nosso dinheiro é o... “brazilian peso” (peso brasileiro). Fala sério.

Deve ser terrível
Em tempo de aplausos no Brasil para o STF, em Honduras, três anos e meio depois do golpe contra o presidente Manuel Zelaya, quatro magistrados da Suprema Corte de Justiça foram destituídos pelo Parlamento.
Antonio Navas, Francisco Ruiz, Rosalinda Cruz e Gustavo Bustillo foram retirados do cargos por “sua conduta contrária ao interesse do Estado”. A Rede Latino-Americana de Juízes (Redlaj), com representação em 19 países, inclusive aqui, rechaçou a medida.

O jumento sedutor
Ariano Suassuna, o grande escritor, 85 anos, concluiu seu novo romance, “O jumento sedutor”.
Deve sair em 2013.

Restauração do Laranjeiras
O Palácio Laranjeiras, tombado pelo Iphan em 1983, vai passar por grande restauração em 2013.
Serão recuperados telhados, fachadas, os sistemas elétrico e hidráulico, realizadas obras de acessibilidade e de instalação de dispositivos contra incêndio e de segurança. A restauração incluirá mobiliário e objetos de arte.

Eu apoio
Levantamento do movimento Rio Como Vamos mostra que, desde o início da Lei Seca, em 2009, o número de acidentes com mortes na cidade se estabilizou em 11 por 100 mil habitantes.

Segue...
Segundo o estudo, há 42 vezes mais acidentes nos bairros campeões de ocorrências (Rio Comprido, Guaratiba, Inhaúma, São Cristóvão, Ramos, Zona Portuária e Centro) que nas áreas de menor incidência (Complexo do Alemão, Paquetá, Santa Teresa, Rocinha, Maré, Jacarezinho e Vila Isabel).

Mãe é mãe
Sábado, no show de Roberto Carlos, no Maracanãzinho, no Rio, as primeiras fileiras já estavam ocupadas por celebridades quando a coleguinha Glória Maria, da TV Globo, chegou com a mãe — que, coitada, ficou sem lugar.
Todos os vips fingiram que não viram. Até que um mero mortal, gentil, cedeu o lugar à senhorinha e foi sentar lá atrás.

Nenhum comentário: