quarta-feira, dezembro 05, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Nós estamos no século 21 com uma pauta do século 20”
Governador Eduardo Campos (PSB) e a falta de “rumo estratégico” do governo Dilma


‘DILMISTAS’ DO PT QUEREM QUE LULA SE EXPLIQUE

Ministros e assessores da presidente Dilma, filiados ao PT, estão pressionando a direção do partido a convencer o ex-presidente Lula a se explicar publicamente sobre as graves revelações sobre seu relacionamento com Rosemary Nóvoa de Noronha, a “Rose”, ex-chefe de gabinete da Presidência da República suspeita de usar o nome dele e o cargo que ocupava para se locupletar e fazer tráfico de influência.

DESGASTE DUPLO

Pesquisas internas, no Planalto, indicam que o escândalo está desgastando Lula e a própria Dilma, que a rigor nada tem com o caso.

FALA, LULA

Em resposta aos recados de Lula a Dilma, os “dilmistas” querem que ele afirme em público o que tem dito em particular: “Sou inocente”.

FUMAÇA

Deputados desconfiam que a retomada da discussão sobre a Reforma Política seja apenas para desviar atenções do caso Rosemary-Lula.

AGORA SÃO SETE

O deputado Saraiva Felipe (MG) também entrou na disputa para suceder Henrique Alves (RN) na liderança do PMDB na Câmara.

FAB MINIMIZA PERDA TOTAL DE AVIÃO ESPIÃO VANT

A FAB negou que tenha havido “perda total” de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) na base de Santa Maria (RS) na quinta (22), mas a investigação no Cenipa, em Brasília, mostra que o avião espião precisará no mínimo de nova fuselagem e asas. Ou seja, outro avião. A “perda de potência do motor”, dizem os técnicos, foi na verdade parada total, não simples descompressão ou mangueira de óleo rompida.

POR PARTES

A FAB garante que o equipamento eletrônico do Hermes não foi afetado, mas não cita os lemes, que também podem ter sofrido avarias.

DE OLHO

Em Israel, fabricante do aparelho, o motor do avião espião é inspecionado a cada 90 horas de voo, quando o manual pede 150.

SEGREDO

Em nome da “transparência”, a FAB poderia abrir o acesso à investigação e às fotos. Se não o faz, confirma o sigilo do assunto.

FILME QUEIMADO

O The New York Times tem acompanhado o escândalo “Rose”, que substitui o mensalão em suas páginas. O ex-presidente Lula, que o presidente americano Barack Obama chamou de “o cara”, ficou mal na foto.

TROPA DE CHOQUE

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) concluiu que a visita do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), ontem, na Câmara, foi para tentar blindar o ex-presidente Lula e sua íntima amiga Rosemary Noronha.

COMO NO PRIMEIRO MUNDO

Ninguém ouse falar mal da saúde pública de Brasília na frente do ex-senador Heráclito Fortes (DEM-PI): picado por um escorpião em um restaurante, na noite de segunda-feira, foi atendido com eficiência (dez minutos de espera) no Hospital da Asa Norte. Ficou encantado.

QUASE UNANIMIDADE

PSDB e DEM anunciam nesta quarta apoio ao deputado Henrique Alves (RN) para presidente da Câmara. PPS, PT, PP, PR, PCdoB, PSC e PSD também já fecharam com o atual líder do PMDB.

BUSCA POR ACORDO

Relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha se reúne com integrantes “independentes” hoje na tentativa de convencê-los a apoiar o relatório. O grupo exige o indiciamento de empresas fantasmas do esquema.

FILA GIGANTE

Cerca de 2,6 mil ações aguardam a publicação de seus acórdãos no Diário da Justiça, para que o julgamento seja dado por concluído, no Supremo Tribunal Federal. O caso do mensalão terá prioridade.

POR POUCO

Ao definir medidas de estímulo à construção civil, Guido Mantega (Fazenda) sentiu um comichão para sapecar o 14º pacote de gentilezas para a poderosa República Automobilística Brasileira. Mas resistiu.

CONTA OUTRA...

A Agência Nacional de Aviação Civil contou a lorota da “queda de preços” nas passagens aéreas, nos últimos anos, sem revelar o “santo”: os dados são fornecidos à Anac pelas próprias empresas.

PENSANDO BEM...

...pelo alto teor de suas confusões, “Rose” é a “eminência parva” do ex-presidente Lula.


PODER SEM PUDOR

PROMOVIDO COM ORGULHO

O destemido jornalista Paulo Silveira, ex-Última Hora, era diretor-geral da Assembleia Legislativa do Rio quando, em Brasília, Ernesto Geisel demitia o ministro do Exército, Sílvio Frota. O general saiu atirando, num manifesto em que dizia estar o governo "infestado de comunistas". Naquele dia, Paulo recebeu uma ligação do irmão Joel Silveira, outro patrimônio da imprensa brasileira:

- Aí, hein, foi promovido!?

- Promovido a quê?

- À História. Você está na lista do Silvio Frota, como "subversivo".

Nenhum comentário: