quarta-feira, dezembro 12, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Delação premiada para salvar o próprio coro é coisa de canalha”
Ex-deputado Roberto Jefferson, réu do mensalão, e as revelações de Marcos Valério


MAIA SERÁ ‘EX’, QUANDO A CÂMARA AVALIAR CASSAÇÃO

O presidente da Câmara virou motivo de piada nos meios jurídicos: fazendo pose de valentão, Marco Maia ameaçou não cumprir eventual sentença do Supremo Tribunal Federal cassando os mandatos de mensaleiros. A piada é que ele já não estará no cargo quando o STF publicar o acórdão que faz a sentença vigorar, e isso está previsto para fevereiro. Nesse caso, Maia será um “ex” de volta ao “baixo clero”.

OUTRO PRESIDENTE

Em fevereiro, com as cassações confirmadas, o presidente da Câmara será outro, talvez Henrique Alves (PMDB-RN), o favorito na disputa.

DEFESA DA INSTITUIÇÃO

O presidente eleito da OAB-DF, Ibaneis Rocha, dá razão a Marco Maia, exceto se a tal “defesa da instituição” for desculpa para impunidade.

PERGUNTA NO PT

Qual revista britânica Economist vale? Da capa elogiosa, com o foguete do Brasil decolando, ou a que sugeriu a demissão de Guido Mantega?

CONVERSA DE CHEGAR

Candidatos pelo PMDB ao comando da Câmara, Henrique Alves e Rose de Freitas (ES) jantaram, segunda, com o vice Michel Temer.

DISPUTA INTERNA DIVIDE PT SOBRE DEFESA DE LULA

Membros da facção Construindo um Novo Brasil – chefiada por Lula e José Dirceu – acusam lideranças do PT de “silenciar” sobre denúncias contra o ex-presidente, a fim de enfraquecer a corrente majoritária. Os ‘lulistas’ reclamam que o líder Jilmar Tatto (SP), um dos petistas mais ativos, sequer reuniu ontem a bancada para orientar a defesa de Lula, envolvido no ‘caso Rose’ e sob novas acusações de Marcos Valério.

PROBLEMA DELE

A ala mais ‘dilmista’ do PT insiste que o ex-presidente venha a público para responder às denúncias que pipocaram nos últimos dias.

DEIXADA A ESMO

Sem qualquer orientação do partido, deputados do PT se limitaram a discutir, ontem, sobre royalties e MPs da energia elétrica.

LUTO NO BRASIL

Para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com tantos escândalos e poucos avanços, “o PT e o governo deveriam terminar o ano de luto”.

ROI SOLEIL

Oficialmente bancado pelo Instituto Lula, o ex-presidente se hospeda no Hotel Le Meurice, na Rue de Rivoli, em Paris, onde fez palestra. A diária no “hotel dos reis” custa o equivalente a 2 mil reais.

PAÍSES BAIXOS

Em 1946, o deputado Barreto Pinto perdeu o mandato por posar de cueca. Depois, o presidente da Assembleia paulistana, Leonel Júlio, por comprar calcinha para a amante. Mas não culparam a imprensa.

UMA ROSA É UMA ROSA

Petistas mais “pragmáticos”, digamos, avaliam que o explosivo depoimento de Marcos Valério ao Ministério Público incriminando Lula tira o ex-presidente do foco do “Rosegate”, mais difícil de administrar. Confiam na blindagem de Lula com a “desmoralização” de Valério.

VAI VIRAR ‘GOAL’

A empresa aérea americana Delta, que já tem assento no conselho de administração da GOL apesar da modesta participação acionária (oficialmente, 3%), deve concretizar em breve a compra da brasileira.

VOANDO BAIXO

O Ministério Público Federal determinou em inquérito que a Agência Nacional de Aviação Civil explique em dez dias a denúncia de que profissionais não habilitados avaliam pilotos comerciais, arriscando a segurança do voo. A Anac ignorou o Dia da Aviação Civil, sexta (7).

‘JÊNIO’

Pergunta ontem no Twitter do deputado dr. Rosinha (PT-PR): “Como um juiz, sem receber um voto, se arroga o direito de cassar quem recebeu 100, 200 mil, um milhão de votos?”. Não falava em futebol.

ESSE CARA SOU EU

De antigo ajudante de ordens da presidência: “Chato não era conviver com o mau humor da primeira-dama, quando Rose viajava no Aerolula, mas ouvir o dia inteiro músicas do Roberto Carlos para curar a fossa”.

NOTA ZERO

Bolsista brilhante do governo brasileiro na Universidade de York (Grã-Bretanha), Bruno Luan Mello, 22, pegou seis meses de cadeia por suposto assédio sexual ao colega de quarto, que dormia. O jornal The Press diz que o biólogo, que volta na sexta (28), entrou na “lista negra”.

PERGUNTA NO STF

Lula, que nunca sabe de nada, poderia ser condenado no mensalão pela falta do domínio do fato?


PODER SEM PUDOR

GARANTIA DE PROCEDÊNCIA

O ex-ministro Ronaldo Costa Couto relata em seu notável livro Brasília Kubitschek de Oliveira (Record, RJ, 399 páginas, R$ 26) histórias saborosas. Nos anos escuros do regime militar, Frei Mateus Rocha, antigo vice-reitor da Universidade de Brasília, procurou a escritora Vera Brant com uma carta de Darcy Ribeiro. Estava encantado com "a maravilha" postada do exílio chileno, "carta linda, erudita, inteligentíssima!". Frei Mateus suplicou:

- A senhora poderia lê-la em voz alta?

- Claro que posso. Mas pra quê?

- Já tentei várias vezes e não entendi nada...

Vera era um dos poucos que decifravam a letra horrorosa de Darcy.

Nenhum comentário: