sábado, dezembro 01, 2012

A LENDA DO VASO QUEBRADO - JORGE BASTOS MORENO - NHENHENHÉM


O GLOBO - 01/11

Reza a lenda que, quando um vaso se quebra, junto com ele vai também a
confiança em algum amigo.
Um valiosíssimo vaso imperial quebrou-se sozinho, no gabinete da Dilma esta semana.
A presidente nem notou. Estava feliz da vida. O chamado inferno astral que se abate sobre as pessoas às vésperas do aniversário, desta vez não a tinha atingido, ainda — Dilma completa 64 anos no próximo dia 14, dois dias depois do fim do mundo, previsto pelo calendário maia.
Mas, para a presidente, o fim do mundo veio antes, com a Operação Porto Seguro. Inconcebível o envolvimento da chefe do escritório de São Paulo e, mais ainda, a do advogado geral adjunto da AGU.
A presidente não é paranoica, mas sabe que, quando a oposição mira no Lula, o alvo nem é ela, é a sucessão presidencial.
A novela será longa, pois há farto material a ser explorado. Nada que possa derrubar a República, mas constrangê-la, ao expor relações íntimas.

Gênios palacianos
Antes de anunciar o veto parcial aos royalties, a presidente Dilma disse aos sábios do Palácio:
—Estamos discutindo duas propostas: uma que agrada a dois governadores e outra que agrada a 25 deles. E vocês agora me apresentam como solução uma outra proposta, que desagrada aos 27. Vocês são uns gênios.
“Dela, não minha”
Até antes de explodir o escândalo, Lula apresentava Rosemary Noronha às pessoas como sendo “a secretária particular da Dilma”.

Surpresa
A delegada encarregada da busca e apreensão na sala do funcionário afastado do MEC Esmeraldo Malheiros dos Santos, ao abrir uma das gavetas da sua mesa, não conteve um grito de espanto.

Barata? Não! Era um kit de saliências, Ancelmo Gois!

Verde-oliva
Na ditadura, o Exército implicava. Hoje, assessora a autora Glória Perez na novela “Salve Jorge”.
Por isso, muitas cenas da novela são reais. Tamanho é o zelo dos militares pela novela que retrata o dia a dia da caserna, que um coronel da reserva foi designado para a missão de ajudar a equipe de produção.

Atropelador
O prefeito Eduardo Paes não ficou nada satisfeito com a forma com que Mercadante assediou a secretária Cláudia Costin para que ela fosse assessorá-lo no MEC.

— O Haddad, quando tentou a mesma coisa, ligou para mim antes, pedindo autorização para fazer o convite. Já Mercadante não teve a mesma gentileza. Por isso, um se elegeu prefeito de São Paulo, e outro, não.
Falar em Haddad, ele convidou o jornalista Núnzio Briguglio para a Secretaria de Imprensa da prefeitura.

Fofoqueiro
Apesar da sua imensa sagacidade, a Dilma ainda conserva a pureza de alma.
Sabem a quem a presidente designou a missão de contar tudo, sem esconder nada, ao Lula sobre a Operação Porto Seguro?
A Gilberto Carvalho.

Como se precisasse...
Crítica
O verdadeiro guerreiro não se abate.
Ali mesmo, na frente da própria, Lula cochichou com Cabral sobre as fantasias inconfessáveis que já teve pela Sophia Loren.
La Loren encantou-se com o nosso metalúrgico. Cabral, ela já conhecia da casa de Sarkozy.
A atriz estava interessada em política e quis saber o que Lula e Cabral achavam do Berlusconi.
Os dois responderam que o maior equívoco do ex-premier foi confundir o público com o privado.

Cachos
Aviso aos coleguinhas!
Nem tentem buscar com a ministra Helena Chagas informações sobre o funcionamento do escritório da Presidência em São Paulo.
A ministra nunca botou os pés naquela representação. Em São Paulo, Helena só despacha no escritório do meu querido amigo Marco Antônio De Biase, o maior cabeleireiro do país.

Quando não está fazendo compras no shopping Iguatemi.

Silhueta russa
O maior problema da Dilma no momento não tem nada a ver com política.
Não que precisasse, mas, por hobby, a presidente fez dieta e perdeu uns quilinhos, bagunçando seu guarda-roupa para enfrentar o frio de Moscou.

Nenhum comentário: