segunda-feira, novembro 26, 2012

Questão de tempo - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 26/11

A Operação Porto Seguro não chegou só à chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha. Dentre os suspeitos de envolvimento no esquema de tráfico de influência descoberto pela Polícia Federal, estão outros integrantes do alto escalão do governo federal. A PF decidiu deixá-los para uma segunda fase porque, se fossem incluídos já, o caso iria ao STF, ocupado demais com o mensalão, e a PF perderia o controle da operação nesse momento.

Cifrado Um ministro do PMDB fez chegar à Presidência ontem o seguinte comentário sobre Dilma e a exoneração de Rosemary: "se ela faz isso com uma indicada de Lula, imagina o que não fará com um dos nossos".

Faxina A presidente Dilma quer aproveitar a operação da PF para acabar com as indicações políticas nas agências reguladoras.

Thriller Nomeados para a Ana e a Anac a pedido de Rosemary Noronha e, assim como ela, indiciados pela PF, os irmãos Paulo e Rubens Vieira são conhecidos nas agências reguladoras por um apelido bem revelador: "os bebês de Rosemary".

Lista de Natal Após reunião com Dilma na semana passada, em que a presidente pediu paciência e prometeu espaço para PTB-PR-PSC no governo, o PR traçou um plano: abrir mão dos Transportes para o PMDB e herdar Minas e Energia, preferencialmente, ou a Agricultura.

Torneira... A Secretaria de Relações Institucionais tem até o dia 30 para fechar quanto poderá liberar de emendas. O valor não chegará perto do pretendido pelos parlamentares.

...fechada Assessores do Planalto dizem que só a oposição acha que há acordo para empenhos de R$ 5 milhões por parlamentar, como condição para aprovar o Orçamento 2013 e projetos que criam gastos extraordinários.

Natimorta O Planalto está convencido de que consegue passar no Senado a proposta de vinculação de 10% para a educação atrelada aos royalties do petróleo. Já na Câmara a certeza é a derrota.

Ideia... A UNE lançará campanha para pressionar Dilma a regulamentar até o dia 30 a lei dos royalties do petróleo destinando textualmente 100% dos recursos da União e 50% do fundo social do pré-sal para a educação.

...fixa Em paralelo, a entidade estudantil acionou prefeitos e governadores para obter o compromisso pela vinculação dos repasses. Os primeiros a aceitar serão Eduardo Campos (PSB-PE) e Fernando Haddad (PT-SP).

Vaivém Com a ida de Antonio Donato para a Secretaria de Governo de Fernando Haddad, o PT paulistano começa a discutir a sucessão. Para a presidência da sigla estão cotados os deputados estaduais Zico Prado e Luiz Cláudio Marcolino.

Vale a pena... Com a saída de Antonio Ferreira Pinto da Secretaria de Segurança Pública, voltou ao debate na Assembleia o projeto de Campos Machado (PTB) que tira do gabinete do secretário a corregedoria da Polícia Civil.

...ver de novo A mudança chegou a ser mencionada pelo ex-secretário em seu discurso de despedida do cargo como principal conquista do governo paulista no combate à corrupção policial.

Santo de casa Benedito Meira, novo comandante da PM, tem como principal padrinho político o presidente do PSDB-SP, Pedro Tobias. Ambos têm base em Bauru, cidade de outro dirigente da corporação na gestão anterior de Geraldo Alckmin, Eclair Borges.

com FÁBIO ZAMBELI, BRENO COSTA, MARIO CESAR CARVALHO

tiroteio
"Prestes a ir para a prisão, Dirceu continua atuando como chefe quando alguém do PT é flagrado em caso de corrupção."

DO SENADOR ÁLVARO DIAS (PSDB-SP), sobre Rosemary Noronha ter ligado para o ex-ministro José Dirceu quando a PF fez busca e apreensão em sua casa

contraponto

Santos comunistas

Flávio Dino estava em campanha para o governo do Maranhão em 2010. Ao fim de uma reunião no interior, um cidadão disse que estava em dúvida se votaria nele porque tinha ouvido que só ateu pode entrar no PCdoB.

Mesmo com a explicação de que isso foi inventado na ditadura para perseguir comunistas, o homem ficou reticente. Dino, então, abriu a carteira e mostrou imagens de São Francisco, Santo Antônio e São Jorge e disse:

-Tá vendo? Esses andam sempre comigo e sou do mesmo partido deles.

O homem sorriu e declarou o voto em Dino.


Nenhum comentário: