sábado, novembro 17, 2012

O papel de Lula - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 17/11

A presidente Dilma chega ao fim da metade de seu mandato sem oposição, segundo um experiente político que integrou a base aliada dos governos Fernando Henrique e Lula. Esse quadro diz que "o ex-presidente Lula fica entretendo os adversários, que ficam brigando com ele, enquanto a presidente Dilma governa sem oposição". Os aecistas acham um "erro tático" a guerra contra Lula.

Explicações inexplicáveis
Políticos se lembraram do governo Sarney ao lerem ontem que o governador Geraldo Alckmin sugeriu que a violência na região metropolitana de São Paulo é compatível com seu tamanho. No mandato de Sarney na Presidência, ele foi muito criticado por ter levado uma enorme comitiva numa de suas viagens internacionais. O porta-voz do Planalto justificou dizendo que a comitiva era compatível com o tamanho do Brasil. Na época, o humorista Jô Soares ironizou, afirmando que, se a China adotasse o critério, a visita de um dirigente daquele país equivaleria a uma invasão. No caso da violência, perguntam:"Quer dizer que não há o que fazer? A cidade cresce, e a violência também?"

"Este ano crescemos apenas 1,5%, mas não tivemos desemprego, e a sensação de bem-estar da população ainda é boa"
Fernando Pimentel, Ministro do Desemvolvimento, sobre a avaliação positiva do governo e a popularidade da presidente Dilma.

Minha Casa Minha Dor de Cabeça
O estoque de terrenos baratos e próximos dos grandes centros urbanos acabou. O cumprimento das metas do programa Minha Casa Minha Vida depende de o governo autorizar a CEF a aumentar os valores pagos às construtoras.

Constatação
A oposição e os rebeldes nem chegaram a se entusiasmar pela candidatura de Júlio Delgado (PSB-MG) à presidência da Câmara. Eles dizem que a atuação do governador Eduardo Campos é um recado. Quem o viu em campo para eleger a mãe, Ana Arraes (na foto), para o TCU agora vê sua ausência na campanha de Delgado.

Não tem choro nem vela
A administração Dilma ainda não tem grandes obras físicas para apresentar. Isso decorre, muitas vezes, de problemas nas empresas e da ação do TCU e do Meio Ambiente. Mesmo assim, um ministro sentencia: "Fica na conta do governo."

A guerra do caju
Sobre a disputa com o Meio Ambiente, sobre a pesquisa do caju e do cajá, a Natura diz que cumpre os princípios da Convenção da Diversidade Biológica, que prevê indenização às comunidades tradicionais. O presidente da Embelleze, Itamar Fernandes, diz que é "um absurdo a exigência de conhecimento prévio pelo governo", porque isso "não preserva nada".

O caju e o cajá são coisas nossas
O governo Dilma ganhou processo, que correu em segredo de justiça, que obriga a Natura a pedir autorização prévia ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente para pesquisar o caju e o cajá.

O mais inchado
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) fez um ranking sobre o número de ministérios. O Brasil lidera com 39, já com o novo Micro e Pequenas Empresas. Depois vêm: Venezuela, 29; Equador, 28; Chile e Bolívia, 20; Peru, 17; e Argentina, 15.

RENOVAÇÃO? O PTB vive um dilema na Câmara. A liderança da bancada é disputada pelo jovem Alex Canziani (PR) e pelo experiente Sílvio Costa (PE).

Nenhum comentário: