sábado, novembro 17, 2012

ALÉM DAS LETRAS - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 17/11

A escritora espiritualista Zibia Gasparetto, 86, lança ainda neste ano a coletânea "Contos do Dia a Dia", com textos que diz terem sido ditados por espíritos de autores já falecidos. Entre eles estão o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre e o escritor e dramaturgo modernista Oswald de Andrade.

ESTADO DE ESPÍRITO
"A publicação dos textos do meu pai está proibida por causa de uma disputa familiar. Esse é um jeito de a obra dele sair", diz Marília de Andrade, filha de Oswald. "Pelo menos o meu pai está sendo lembrado", diz Sônia Freyre, herdeira de Gilberto.

CANA DURA
Sônia Moura, mãe de Eliza Samudio, se preparou para ficar pelo menos dez dias em Contagem (MG) para acompanhar o julgamento do goleiro Bruno e dos demais acusados da morte da filha. O júri está previsto para começar na segunda-feira. Arrolada como testemunha, ela espera uma pena dura. "O justo seria prisão perpétua, mas não existe no Brasil. Se eles pegarem 30 anos, não vão cumprir tudo", lamenta.

FILHO DE BOLEIRO
Com dois anos e nove meses, Bruninho, filho de Eliza e do ex-jogador, vai ficar em Campo Grande (MS) aos cuidados de parentes. O garoto já fala tudo e tem fixação por bola. Ele está pesando quase 20 kg e mede 1,1 m. "Está um tourinho", diz a avó.

CORRIDA ELEITORAL
A pesquisa Ibope que tem causado polêmica na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de SP mede o peso dos apoios aos candidatos à presidência da entidade. De acordo com advogado que teve acesso aos números, Alberto Toron, aliado a Rosana Chiavassa, tem 33% dos votos. Em empate técnico, com 30%, aparece Marcos da Costa, apoiado pelo atual presidente, Luiz Flávio D'Urso.

CORRIDA ELEITORAL 2
Ricardo Sayeg, que também concorre ao comando da entidade, anunciou o registro de um boletim de ocorrência questionando a circulação da sondagem.

DERCY DE VERDADE
Dercy Gonçalves pode ganhar exposição em 2013. O projeto "Dercy Bem Brasileira", com filmes, fotografias e debates sobre ela, foi autorizado a captar recursos via Lei Rouanet. O plano é abrir a mostra em fevereiro, no Centro Cultural Correios do Rio.

CARA DE UM...
O desembargador Renato Nalini anda recolhendo cartões de visita para Pedro Herz, da Livraria Cultura. "Fazem confusão entre nós dois, então eu nem explico mais que não sou ele. Pego os cartões e entrego para o Pedro", diz Nalini.

LU PATINADORA
Mais de 5.000 quilos de gelo picado estão sendo usados no espetáculo "Branca de Neve on Ice", que é exibido neste fim de semana na Via Funchal, em SP.
-
DANÇA DO LEÃO

Johnny Luxo e Theodoro Cochrane foram os DJs da festa Ultralions, na quarta. A cantora Vanessa da Mata e o arquiteto e colunista da Folha Guto Requena foram dançar ao som de suas músicas no clube Lions, no centro.

NOVÍSSIMOS BAIANOS

A fotógrafa Micaela Wernicke, o videomaker Fred Siewerdt e a estudante Debora Andrade foram a show que homenageou Gilberto Gil no Sesc da Vila Mariana. No palco, o músico Lucas Santtana e a banda Bixiga 70 tocaram sucessos do cantor e autor baiano.
-
CURTO-CIRCUITO
A exposição "Portais Dimensionais Visíveis a Olho Nu", de Rafael Silveira, é aberta na galeria Choque Cultural. A partir das 15h.

Blubell faz show gratuito com Daniel Szafran, Igor Pimenta, Carlinhos Mazzoni e Hugo Hori no Sesc Pinheiros, às 14h. 14 anos.

O escritório de arquitetura Aflalo & Gasperini comemora com festa 50 anos de existência. Às 21h da sexta, no Hotel Unique.

Nenhum comentário: