sexta-feira, novembro 09, 2012

O ministro do PSD - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 09/11

No PSD, e no governo, o nome mais cotado para assumir o Ministério da Micro e Pequena Empresa, tão logo o Senado vote, é o do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão. Ele preenche o perfil técnico e atende ao desejo político de ampliar a participação de Minas no governo. Simão tem o aval do presidente do partido, Gilberto Kassab.

O caminho das pedras
O Ministério da Fazenda está inclinado a propor à presidente Dilma que vete o artigo 3º da Lei dos Royalties. Ele trata do petróleo licitado sob o regime de concessão, mantendo receitas do Rio e do Espírito Santo. A sustentação jurídica é a do “direito adquirido”. Quanto às reservas que ainda serão licitadas, no regime de partilha (artigo 2º), a ideia é sancionar o aprovado no Congresso, reduzindo a receita de estados e municípios produtores e afetados, conforme texto do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) diz que não é o ideal, mas que é “uma solução intermediária”. Esse veto permitiria que a presidente Dilma licite novas áreas já.

‘Oh-la-la’
Joaquim Barbosa Ministro do STF, relator do mensalão, usa expressão francesa, de empolgação ou de alívio, após aprovada a pena de 25 anos, 11 meses e 20 dias de prisão para o publicitário Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério na agência SMP&B

O PTB entra no Conselho Político
Presidente em exercício do PTB, Benito Gama combinou com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) que, após oito anos, o partido vai voltar ao Conselho Político do governo. E relatou que o mandato da direção do PTB vai até 2015.

Boca no trombone
Licenciado da presidência do PTB, Roberto Jefferson ficou irado com o movimento para suceder a ele. E avisa: “Vou derrotar o câncer e a metástase de agourentos do PTB.” Campos Machado (SP) protesta: “A interferência (Planalto) é indevida. O Roberto não está de saída.” O senador Armando Monteiro (PE) diz: “Não estou nesta disputa.”

A negociação
Procurado, o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR), suplente da ministra Marta Suplicy, pediu para ser presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo ou ministro. Se atendido, assumiria o segundo suplente, Paulo Frateschi (PT).

A culpa é de quem?
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), discorda da avaliação de que o governo Dilma foi o culpado pela derrota na votação da Lei dos Royalties. Na sua visão, as bancadas do Rio e do Espírito Santo são as responsáveis pelo resultado. Segundo ele, os deputados de ambos os estados foram irredutíveis na negociação, não aceitando acordo, e todos os demais estados se rebelaram.

Duas táticas na oposição
A ala do PSDB ligada ao senador Aécio Neves (MG) compartilha da visão do DEM, que considera um erro político pressionar a Procuradoria Geral da República a investigar a participação do ex-presidente Lula no mensalão.

Sob nova direção
Coordenador do Conselho Político da Associação Comercial (SP), Jorge Bornhausen convidou o governador Jaques Wagner para dar palestra na entidade. No auge do mensalão (2005) , festejou: “Vamos nos livrar desta raça (os petistas).”

O GOVERNADOR Tarso Genro (RS) foi recebido pelo presidente da França, François Hollande. Pauta: produção de carros elétricos para o Mercosul.

Nenhum comentário: