sábado, novembro 10, 2012

No sapatinho - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 10/11

Movimento que tem como articulador o ex-senador Tasso Jereissati trabalha para que o senador Aécio Neves (MG) assuma a presidência do PSDB na convenção de maio. O argumento é que o candidato tucano à sucessão da presidente Dilma deve liderar os tucanos e dar a linha da oposição. Pelo estatuto do partido, o deputado Sérgio Guerra não pode concorrer a novo mandato.

Um trote para a História
O ministro Aldo Rebelo (Esporte) e o governador Teotônio Vilela (PSDB-AL) promovem dia 18 a 1ª Cavalgada pela Liberdade. Serão 12 horas a cavalo, com saída às 5h, de União dos Palmares (Serra da Barriga), e chegada às 17h, em Viçosa (Serra Dois Irmãos). No trajeto, será demarcado o local (no Rio Paraíba do Meio) onde Zumbi foi morto (em 1695) pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Muitos foram os convidados para a festa cívica. A ministra Lui za Bairros (Igualdade Racial) já mandou selar seu cavalo. Ainda não se decidiram: o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Elói Araújo, e os ministros Marta Suplicy (Cultura) e Gastão Vieira (Turismo).

O canetaço
O ministro Brizola Neto (Trabalho) demitiu o secretário Nilton Freiberg (Planejamento) e o superintendente Rodrigo Minotto (SC). Eles são ligados ao secretário-geral do PDT, Manoel Dias.

Com o chapéu alheio
O texto do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) para a Lei dos Royalties foi derrotado por ter incorporado a proposta do governo Dilma que obrigava os municípios a destinar 100% das receitas do petróleo à educação. O governo quis usar a receita dos municípios para investir 10% do PIB no setor, conforme prevê o Plano Nacional de Educação. Essa foi a base da rebelião.

Os vetos do Cabral
A Lei dos Royalties aprovada no Congresso tem cinco artigos. O governador Sérgio Cabral trabalha pelo veto da presidente Dilma aos parágrafos 1º e 2º do artigo 2º (prejudiciais aos municípios fluminenses), ao artigo 3º (prejudicial ao Rio e ao Espírito Santo) e ao artigo 4º. Quanto à ação no STF, a ordem é esperar pelo veto.

Começou a retaliação
O superintendente da Funasa na Bahia, William Dell"oso, foi demitido ontem. Ele tinha sido indicado pelo vice da CEF, Geddel Vieira Lima, que apoiou ACM Neto (DEM) em Salvador. Foi nomeada a petista Glenda Barbosa de Melo.

Time que está ganhando não muda
O PMDB não gostou de o governador Cid Gomes (CE) ter reivindicado, para o PSB, o vice na chapa da presidente Dilma. Seu presidente, Valdir Raupp (RO), reagiu: "O que vem dando certo não deve mudar. Não aceitamos discutir a chapa."

Pisando em ovos
Os auxiliares da presidente Dilma estão inseguros. Não sabem qual será sua posição sobre os royalties. Temem assumir postura divergente. Ontem, o ministro Guido Mantega (Fazenda) mandou dizer que não está inclinado a nada.

Nenhum comentário: