sábado, novembro 24, 2012

Meia-volta - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 24/11

O relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), vai retirar do texto o pedido de investigação sobre o PGR Roberto Gurgel. A inclusão está sendo criticada no PT. Cunha está sendo chamado de “ingênuo” por ter ignorado alertas de que um ato contra Gurgel seria visto como vingança do mensalão. A despeito de críticas, ele pretende manter o indiciamento de Policarpo Junior, de “Veja”.

Mensalão: cadeia só em 2014
Ministros do STF projetam para a primeira semana de dezembro, ali pelos dias cinco ou seis, o encerramento do julgamento do mensalão. Depois disso, abre-se um prazo para a publicação do acórdão (são 60 dias sem contar o recesso) e dos recursos dos advogados. Isso significa dizer que o capítulo final do mensalão, com os condenados sendo de fato algemados e presos, está longe de ocorrer. A previsão feita por um dos ministros é que os condenados só vão para trás das grades em 2014, coincidentemente, em mais um ano de eleições. O julgamento do mensalão tucano, que tem como réu o deputado Eduardo Azeredo (MG), será no segundo semestre de 2013.

“O STF devia mandar prender os condenados (do mensalão). Os embargos infringentes e declaratórios não mudam a decisão”
Pedro Taques Senador (PDT-MT)

Destinos amarrados
A prioridade do DEM é viabilizar a gestão de ACM Neto na prefeitura de Salvador. Por isso, a cúpula do partido vai pegar leve com o governo Dilma. A situação é a seguinte: se o governo de Neto fracassar na Bahia, o DEM acaba.

O conselheiro
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, encontrou no ministro Luiz Fux um conselheiro nos dias que antecederam sua posse. Partiu de Fux a sugestão para que Joaquim se mostrasse mais calmo e tranquilo, deixando de lado o habitual mau humor.
Atitude nova para o cargo novo. A reta final do julgamento do mensalão também baixa a tensão.

Consumidores na rua
O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, está organizando uma manifestação pela redução da tarifa de energia elétrica. O ato pretende dar um empurrão na aprovação da Medida Provisória das Concessões de Energia.

Gurgel: o que estava combinado
Os petistas relatam que Odair Cunha (PT-MG) tinha combinado com o partido que o relatório da CPI do Cachoeira se limitaria a descrever a ação do PGR Roberto Gurgel na investigação da Polícia Federal sobre o ex-senador Demóstenes Torres. Fora da CPI, deputados petistas subiriam à tribuna para pedir que o Conselho Nacional do Ministério Público investigasse sua conduta.

Novo hobby
Aos convidados ao Palácio da Alvorada, a presidente Dilma conta que está feliz da vida porque se tornou criadora de emas e que passou a distribuir as ninhadas para a Granja do Torto, o Palácio do Jaburu e para a sede do Ibama.

Negro gato
Em show quinta-feira à noite em Brasília, o cantor Luiz Melodia saudou várias vezes a posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF. E para enaltecer o fato improvisou entoando: “Eu sou o negro gato/ sou Joaquim Barbosa”.
A REDUÇÃO do Fundo Partidário, devido à criação do PSD, fez vítima ilustre. O historiador Antonio Paim foi demitido da assessoria do DEM.

Nenhum comentário: