quinta-feira, novembro 29, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 29/11

Redes hoteleiras buscam se instalar em cidades menores
A oferta de futuros empreendimentos hoteleiros no Brasil será mais descentralizada, com grande procura por municípios menores do interior do país, de acordo com especialistas.

Atualmente, os 515 hotéis de grandes redes estão concentrados em 110 cidades.

Nos próximos anos, os 195 novos hotéis de projetos em andamento serão distribuídos por 98 cidades, segundo dados do Fohb (que reúne operadores hoteleiros).

Aproximadamente 60% da oferta atual está localizada em municípios acima de 1 milhão de habitantes.

Após as novas construções, cidades de 150 mil habitantes, que tinham 10% de penetração, passarão a ter 16%.

Em municípios de 150 mil a 300 mil habitantes, a parcela crescerá de 11% para 22%, segundo Roberto Rotter, presidente do Fohb e dos Hotéis Vila Rica.

"Locais como Itaboraí (RJ), Palmas (TO) e Rio Branco (AC) terão três ou mais novos."

"Vários setores têm se desenvolvido. Nem estou falando de grandes eventos, que não chegam a afetar o interior", afirma Rotter.

"Muitas prefeituras do interior estão oferecendo incentivos para atrair investimentos", afirma Bruno Omori, presidente da associação do setor Abih-SP.

Em Jundiaí (SP), um projeto com dois hotéis foi lançado neste ano pela Accor.

A empresa também inaugurou três no interior de São Paulo nos últimos meses.

Há unidades ainda nas cidades de Jaboticabal, Itu e Presidente Prudente.

Neste ano, a Blue Tree Hotels assinou contratos para a administração de hotéis no interior de São Paulo, em Alphaville, São Carlos, Valinhos e Votorantim, que devem ser inaugurados em 2014.

A rede inaugurou também no interior de Goiás.

VAREJO EUROPEU
As vendas de produtos eletroeletrônicos em países da Europa, como a França, a Alemanha e a Espanha, aumentaram no terceiro trimestre deste ano, ante igual período de 2011, segundo a GfK.

O setor movimentou € 45,3 bilhões (cerca de R$ 122,5 milhões) de julho a setembro, 1,5% a mais do que o registrado no ano passado.

Os produtos do segmento de telecomunicações tiveram a maior alta (16,5%).

Em segundo lugar, ficaram os eletroportáteis, que subiram 4% no período.

A maior queda, de 11,1%, foi a de eletrônicos, como televisores e aparelhos de som. O volume de vendas da categoria naquele trimestre foi de € 8,2 bilhões (aproximadamente R$ 22,2 bilhões).

No acumulado deste ano, o setor como um todo teve uma ligeira queda de 0,1%.

CAUTELA DE VÉSPERA
Os brasileiros serão mais parcimoniosos nas compras para o final deste ano, segundo uma pesquisa da Deloitte.

Quase 40% dos entrevistados, principalmente das classes C, D e E, respondem que o 13º salário será usado para quitar dívidas. Outros 25% querem reservar o dinheiro para economizar, especialmente nas classes A e B.

No Natal deste ano serão trocados "presentes mais comedidos", afirma Reynaldo Saad, sócio da Deloitte para atendimento a empresas do setor varejista.

Metade dos consumidores pretendem gastar menos, de acordo com a pesquisa, que ouviu 750 pessoas neste mês.

O valor médio de cada compra deve ficar entre R$ 10 e R$ 30. No ano passado, o gasto médio foi de R$ 50 a R$ 99, segundo o estudo.

O levantamento também indica que cerca de 55% das pessoas querem pesquisar mais antes de comprar seus presentes.

Aproximadamente 45% dos entrevistados pretendem ir às lojas na primeira semana de dezembro, data que coincide com o recebimento do 13º salário.

Mais... 
Santa Catarina pediu à Petrobras o aumento da oferta de gás natural em 1 milhão de metros cúbicos por dia para os próximos dez anos. O Estado recebe hoje 2 milhões de metros cúbicos, que vão para 60 cidades.

...gás 
A distribuidora SCGás está investindo R$ 180 milhões na expansão do gasoduto da serra catarinense. Com o esperado maior volume de gás e as obras nos dutos, pretende distribuir o produto em todo o Estado.

Diploma... 
O edifício comercial JK 1455, da Cyrela Commercial Properties, em SP, recebeu do U.S. Green Building Council a certificação Leed Gold (Liderança em Energia e Design Ambiental) em manutenção de prédios.

...ambiental 
Para conquistar o selo, a companhia afirma ter implementado aferições e ajustes em eficiência energética, consumo de água, coleta de lixo, limpeza e controle de pragas. O processo durou dois anos, segundo a CCP.

CHOCOLATE RUMO AO NORTE
A Cacau Show planeja abrir 240 unidades no país em 2013. O número é 9% maior que o deste ano. De janeiro até agora, foram inauguradas 220 lojas.

"Norte e Nordeste são nossas prioridades", diz o presidente da companhia, Alexandre Costa.

A Cacau Show espera um incremento de 30% nas vendas de Natal, ante o mesmo período de 2012. Novembro e dezembro correspondem a 24% do faturamento anual da empresa, enquanto a Páscoa é responsável por 29%.

O grupo concorrente CRM, das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, produzirá 48% a mais neste final de ano. Em 2011, a data representou 26% da receita anual.

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