quinta-feira, outubro 04, 2012

MEIO TERMO - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 04/10


Se condenado no processo do mensalão, José Dirceu não deve cumprir pena em regime fechado. O cálculo é de um dos mais rigorosos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Acusado de dois crimes, o ex-ministro deve ser condenado no máximo ao regime semiaberto.

É ELE
É Luiz Fux, e não o ministro Joaquim Barbosa, o alvo principal da raiva de Lula e de réus do mensalão. Antes de ser indicado ministro, Fux fez um périplo por gabinetes de Brasília e escritórios de São Paulo. Mas Lula tinha restrições a ele. Disse a vários interlocutores achar estranho que um magistrado fosse apoiado tanto por Delfim Netto quanto por João Pedro Stédile, do MST.

É ELE 2
O aval decisivo à indicação de Fux veio de Antonio Palocci, então poderoso ministro do governo Dilma Rousseff. Réus do mensalão, na época, não se opuseram. Mas hoje se dizem surpresos: no julgamento, o ministro segue na íntegra os votos de Barbosa, condenando praticamente todos os acusados.

BOA FORMA
Idosos que aderiram ao programa da ANS (Agência Nacional de Saúde) que dá bônus na mensalidade de planos de saúde a pacientes que deixam de fumar e passam a se exercitar já mostra resultados. Pesquisa entre os 1,2 milhão que aderiram à ideia mostra que a internação entre eles caiu 70%; 67% conseguiram deixar o cigarro e 62% perderam peso.

CAIU NA REDE
O vídeo em que Neymar, o técnico Muricy Ramalho e funcionários do Santos dançam a música "Call me Maybe" fez com que o canal do clube no YouTube chegasse a 100 mil inscritos. Só outros dois times têm mais seguidores: Barcelona e Real Madrid.

MAR DE LÁGRIMAS
Heloisa Schürmann, a mãe da família brasileira que vive num veleiro, lançará livro em outubro. Em "Pequeno Segredo", ela conta detalhes de sua vida ao lado da filha Kat, que morreu de Aids aos 13 anos, em 2006. A obra sai pela Agir.

DOIS IRMÃOS
Gilberto Gil e Caetano Veloso, convidados para cantar juntos em Brasília, em outubro, resistiam até agora a se apresentar em dupla em 2012. Já tinham recebido várias propostas de fazer show para celebrar os 70 anos que completaram neste ano.

DO BEM
A revista "Piauí" passou dois meses na cola de Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, tido como "homem bomba do PSDB". Ex-diretor da Dersa em SP, ele diz que "nunca" vai falar mal do ex-governador José Serra como gestor. "Ele me permitiu fazer essas obras [Rodoanel, marginal] para a minha biografia. Eu e ele somos que nem abraço de gambá: pode separar, mas o cheiro fica."

DO BEM 2
Paulo Preto relata ainda que cortou verbas de empreiteiras, que ele chama de "irmandade", e que Serra avalizou a iniciativa. "Eles [empreiteiros] iam lá no Serra e perguntavam: 'É pra fazer o que esse cara tá dizendo?'. E ele falava: 'É'. Tudo o que foi feito por mim na Dersa tinha o aval do governador José Serra."

O engenheiro só ficou magoado porque Serra não o defendeu quando foi atacado pela então candidata Dilma Rousseff num debate em 2010. "É a linha dele. Ele não defende ninguém."

DENTES AFIADOS
"Tubarão", o filme de 1975 que fez a fama de Steven Spielberg, terá cópia restaurada em exibição na Mostra Internacional de Cinema.

MANUSCRITO
Matheus Nachtergaele começou a escrever um novo roteiro. Depois de dirigir "A Festa da Menina Morta" (2008), ele agora pretende filmar um longa-metragem sobre uma história de amor.

QUEM VIU GIL

Não muito longe dali, no bar do hotel Fasano, o ex-ministro Gilberto Gil fez show exclusivo para clientes de um cartão de crédito. Sua mulher, Flora Gil, e a atriz Francisca Viudes estavam na plateia.

CULTURA HOJE

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, saiu de um comício direto para o lançamento do livro "10/3 = 3/Cabral", sobre o artista Antonio Helio Cabral, na segunda. Seu namorado, o empresário Márcio Toledo, estava à sua espera na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O crítico de arteLéon Kossovitch esteve lá.

BARÇA EM SP

A cantora Ladyhawke e a banda I'm from Barcelona, composta por Christian Alrikson e 20 outros membros, se apresentaram no Cine Metrópole na sexta passada.

JESUS MENINO

Sérgio Marone anda trabalhando em dobro ultimamente. O ator de 31 anos está em processo de escolher o diretor para filmar o longa "Jesus Kid", adaptação do livro de Lourenço Mutarelli que ele vai produzir e protagonizar. E também faz desfiles de moda para grifes ao redor do país. "Cinema custa dinheiro", explica o paulistano. "Se eu quisesse produzir apenas com verba própria, ia ter de desfilar três vezes por dia. Por isso vou também captar com empresas e lei de incentivo."

CURTO-CIRCUITO

Alexandre Herchcovitch apresenta coleção para a MCD. Nos Jardins, às 19h.

A peça "Mulheres, Tanta Coisa em Comum" estreia hoje, às 21h30, no teatro Ruth Escobar. 14 anos.

Felipe Cama abre a mostra "Autorretratos Estatísticos" hoje, na galeria Leme.

O Instituto Ronald McDonald faz jantar para arrecadar fundos em prol da cura do câncer infantojuvenil. Hoje, no Rosa Rosarium.

A festa " Mustache" acontece hoje no Club Yacht, a partir das 23h30. 18 anos.

Nenhum comentário: