sexta-feira, setembro 28, 2012

Passivo eleitoral - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 28/09


A nove dias da eleição, o TSE ainda aguarda a remessa de 1.700 recursos relativos a registros de candidaturas provenientes dos tribunais regionais. Outros 5.400 já foram distribuídos para análise dos seis ministros da corte. Diante do curto prazo legal para apreciação dos recursos antes do pleito, o TSE estuda convocar sessões extraordinárias na próxima semana. Conhecedores dos meandros do tribunal, contudo, acreditam ser impossível deliberar sobre todos em tempo hábil.

Gavetas... Relatório interno de produtividade mostra que Marco Aurélio Mello, que se divide entre o TSE e a maratona do mensalão no STF, acumula maior passivo: 533 processos aguardam deliberação. Em seguida vem Luciana Lóssio, nomeada por Dilma Rousseff, com 476.

... cheias A conta inclui recursos ordinários e especiais, agravos de instrumento, petições e até processos administrativos. Arnaldo Versiani é o ministro que dispõe de menor número de ações à mesa -ainda assim, são 271.

No escuro Na prática, candidatos com pendências deverão ir às urnas sem que os eleitores conheçam a decisão definitiva sobre a legalidade dos seus registros.

Mais azul O novo Datafolha mostra José Serra recuperando terreno no eleitorado simpático ao PSDB. O ex-governador pulou de 61% para 74% entre os tucanos desde agosto. Celso Russomanno (PRB) caiu de 23% para 8% em um mês neste universo.

Mais vermelho Fenômeno semelhante ocorre com Fernando Haddad entre os eleitores que se dizem adeptos do PT. O ex-ministro saltou de 37% para 50% no segmento petista em 22 dias. No mesmo período, Russomanno amargou queda de 33% para 28% neste recorte.

Juventude Gabriel Chalita (PMDB) obtém seu melhor desempenho entre os eleitores que têm menos de 24 anos, faixa na qual alcança 14%. Sua pior performance se dá no eleitorado com ensino fundamental -6%.

Oremos Quem mais lucrou com o embate da Arquidiocese de São Paulo com Russomanno foi Haddad: o petista avançou de 13% para 19% entre os católicos.

Chave... A viagem do ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri com Marcos Valério a Portugal, chamada de "oba-oba" por Ricardo Lewandowski, é um dos principais fatos apresentados pela Procuradoria-Geral da República nas alegações finais para acusar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu de comandar a quadrilha no mensalão.

... da questão Foi Dirceu, segundo o Ministério Público, quem instou Roberto Jefferson a indicar Palmieri a Delúbio Soares para tratar dos R$ 24 milhões que seriam repartidos entre PT e PTB.

Foco A absolvição de Palmieri por Lewandowski surpreendeu até advogados de réus petistas, que chamaram o voto de "forçado". Para eles, o ex-tesoureiro coloca Dirceu na "cena do crime".

Muita calma... Apesar de advogados terem comemorado o voto da ministra Rosa Weber, que absolveu políticos da acusação de formação de quadrilha, ministros avaliam que o caso de Dirceu e petistas é diferente.

... nessa hora Rosa justificou seu voto dizendo que não há quadrilha para praticar um só delito. Pela acusação, o núcleo político do PT teria praticado mais de um delito, como a compra de votos e os empréstimos que o STF entendeu serem fictícios.

Contrafluxo O comitê paulista da Copa-2014 comemorou o fato de, pela tabela da Fifa, as partidas no Itaquerão serão às 13h, 16h e 17h, ou seja, fora do que é considerado "horário de pico" do transporte coletivo para o trajeto centro-zona leste.

Dias úteis Embora não seja decisão final, a tendência é que São Paulo não precise decretar feriado nos dias de jogos, como se discutia.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Nem na ditadura Paulo Maluf imaginou que poderia colocar dois candidatos no 2º turno: mas Russomanno e Haddad podem chegar lá."

DO PRESIDENTE DO PPS PAULISTANO, CARLOS FERNANDES, sobre as ligações do ex-governador com os candidatos do PRB e do PT à prefeitura paulistana.

contraponto

Um divã para 10

Durante discussão com Ricardo Lewandowski quarta-feira no julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa se referiu a viagem de Marcos Valério e Emerson Palmieri a Portugal.

-É nosso papel interpretar o que está por trás dessa bizarra viagem -, disse o relator.

O ministro Marco Aurélio Mello atalhou, provocando risadas e quebrando a tensão da sessão:

-Precisamos de um divã, senhor presidente!

Nenhum comentário: