domingo, setembro 30, 2012

O mensalão e as eleições - LEANDRO MOLHANO RIBEIRO

O GLOBO - 30/09


Quais as implicações do julgamento do mensalão para o PT? Como afetará o partido nas eleições? Qual o impacto sobre a dinâmica e o desempenho do governo Dilma?

A curto prazo, o mensalão talvez tenha pouco efeito. As eleições neste ano são municipais. Para o eleitor médio, relacionar o caso do mensalão com disputas locais é tarefa difícil nos pequenos e médios municípios . A sentença — “O mensalão existiu” — poderia ser usada na disputa eleitoral, mas parece impossível que o julgamento esteja concluído até as eleições.

A dinâmica pode ser diferente em municípios grandes, onde a dimensão nacional está mais presente. Mesmo assim, não se trata de efeito natural. Dependerá da capacidade dos partidos de oposição de fazer associações convincentes entre os réus do mensalão e os candidatos locais do PT — o que é dificultado pela diversidade interna do partido. Mesmo em cidades onde as intenções de voto no PT parecem em queda, o mensalão não necessariamente é parte da explicação. A julgar pelas pesquisas, essas tendências parecem anteriores ao início do julgamento. Nas capitais, portanto, o efeito do mensalão no curto prazo não deve ser tomado como dado inevitável.

No longo prazo, poderão surtir maior efeito sobre o PT. Fazer previsões é arriscado, mas há variáveis que podem ser decisivas. A primeira é o resultado do julgamento. Haverá ou não condenação dos principais políticos do PT, como Dirceu e Genoino? Em caso afirmativo, será matéria-prima para o trabalho das oposições atacarem a ética e o modo de governar do PT. Até as eleições presidenciais, haveria tempo para explorar esses temas.

Novamente, nada garante que o efeito das eventuais condenações extrapolará o “núcleo político”. Dependerá muito das estratégias da oposição, bem como da economia. Em tempos de crise, será que o mensalão terá mais relevo que o desempenho econômico na cabeça do eleitor?

No nível do governo, encontramos a mesma dificuldade de ligar réus do mensalão à gestão da presidente Dilma. Apesar das condenações anunciadas pelo STF, como a de João Paulo Cunha, o governo Dilma não parece ter sido afetado. Pesquisas mostram que, mesmo em meio ao mensalão, a população brasileira tem não apenas aprovado o governo Dilma, mas também seu modo de governar. Não parece haver cordão umbilical entre os réus, o governo e o PT em geral.

Menos óbvias do que o impacto do mensalão na popularidade do governo, porém, são suas implicações para o funcionamento futuro do governo. Como condenações e absolvições afetarão a dinâmica política do governo Dilma? Mudará o estilo de governar? Réus como José Dirceu e Genoino perderam espaço no processo decisório do PT nos últimos anos. Talvez aqui, para longe das pesquisas, resida um grande efeito das sentenças. Elas podem contribuir para incluir ou excluir esses atores na dinâmica decisória do partido e, consequentemente, do governo Dilma.

Nenhum comentário: