sexta-feira, setembro 07, 2012

História sem fim - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 07/09

O atraso acima do previsto do julgamento do mensalão já preocupa os ministros do Supremo Tribunal Federal. Um membro da corte avalia que, no ritmo atual, Joaquim Barbosa assumirá a presidência no lugar de Carlos Ayres Britto antes da publicação do acórdão e da análise de eventuais embargos de declaração da defesa. Com isso, a relatoria do processo passará ao sucessor de Britto, que decidirá quando levar os embargos a plenário. Até lá, os réus condenados não serão presos.

Olho no lance 
O cálculo de que caberá ao sucessor de Britto decidir o ritmo de desfecho do mensalão também já foi feito no PT, que agora monitora com lupa as conversas para a escolha do futuro ocupante da vaga no STF.

Vida prática 
Há exemplos anteriores de atraso na execução da pena na corte. O deputado Natan Donadon (RO), condenado em 2010 a 13 anos de prisão por peculato e formação de quadrilha, ainda não foi preso porque a relatora Cármen Lúcia não levou ao plenário os embargos.

Dama de ferro 
Réus políticos do mensalão se preocuparam com o voto da ministra Rosa Weber em que ela cita reuniões de José Dirceu com dirigentes do Banco Rural. Acham que ela levará isso em conta na hora de analisar o caso do ex-ministro e não poupará nenhum político.

Lançando... 
Convidada para depor na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara no dia 19, a presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, será questionada sobre as críticas à gestão de Sérgio Gabrielli na empresa.

... moda 
Um parlamentar da base pretende confrontar Graça com o fato de que, no governo Lula, o conselho de administração da Petrobras estava sob o comando de Dilma Rousseff, então titular da Casa Civil. "Como governistas, vamos exigir uma reparação dela, como a Dilma fez com o FHC'', ironiza.

Mãozinha 
Diante do apelo de Lula para que Dilma ajude Nelson Pelegrino em Salvador, a cúpula do PSDB vai pedir ao ex-prefeito e deputado tucano Antônio Imbassahy, que ainda tem um grande recall na capital baiana, que grave para o programa de TV de ACM Neto (DEM), líder nas pesquisas na cidade.

Cidade... 
A Justiça Eleitoral notificou ontem Celso Russomanno a retirar em 48 horas placas e banners expostos no comitê central de sua campanha, na região dos Jardins. O Ministério Público considerou que a publicidade extrapola o limite de 4 m² por peça imposto pela lei.

... limpa 
Amargando reprovação recorde de mandato, Gilberto Kassab comemora o placar de 2 milhões de itens de propaganda irregular retirados no ano. A ofensiva contra a poluição visual foi vitrine da primeira gestão.

Super-herói 
Em vez da vassourinha, popularizada por Jânio Quadros, Russomanno aparecerá a partir de hoje em adesivos e banners como personagem de história em quadrinhos pilotando rolo compressor contra a "corrupção e a incompetência".

Na geral 
O palmeirense José Serra e o santista Geraldo Alckmin irão juntos ao Morumbi hoje para assistir ao amistoso entre as seleções brasileira e sul-africana de futebol. A última vez que o candidato tucano acompanhou in loco o time de Mano Menezes foi na derrota para a Argentina, em Nova York.

Missão de paz 
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, tenta convencer Alckmin a retirar uma ação direta de inconstitucionalidade impetrada contra a Zona Franca de Manaus. O tema ameaça a liderança do tucano Arthur Virgílio na disputa na capital do Amazonas.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

O governo quer legislar só sobre o que lhe convém. Não é assim que se regem as relações de trabalho num Estado democrático.

De MARCOS LEÔNCIO RIBEIRO, presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, sobre proposta de regular greve no setor público.

contraponto


Meu nome é Joaquim!

Futuro presidente do STF e do CNJ, Joaquim Barbosa deu uma prévia, terça-feira, de como agirá com os advogados nos próximos dois anos. Ele presidia interinamente plenária do Conselho Nacional de Justiça quando pediu a palavra Jorge Hélio, representante da OAB no órgão. Joaquim abriu o microfone, mas rapidamente o interrompeu alegando demora nas colocações.

Um advogado presente à sessão ironizou, lembrando do ex-deputado do extinto Prona:

- O ministro Joaquim é o novo Enéas. Ele quer resolver tudo em 30 segundos, no máximo.

Nenhum comentário: