sexta-feira, setembro 14, 2012

Governo pensa em PDV - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 14/09

O governo estuda fazer programa de demissão voluntária para enxugar ao máximo o número de funcionários das sete companhias de docas. Uma das premissas do plano de concessão dos portos é modernizar essas estruturas federais, mas que se tornaram feudos de governadores. O Planalto quer extingui-las ao longo do tempo, substituindo-as por órgãos mais ágeis.

A questão é a dose
Cresce entre os advogados dos réus do mensalão a preocupação com a dosimetria das penas após indicação de que ministros do STF que votaram pela absolvição não irão participar do cálculo das penas. Com essas abstenções, a média de anos de condenação deverá ser alta. Ministros mais rigorosos sinalizam que usarão metodologia severa para o cálculo, como tirar a média entre o tempo mínimo e o tempo máximo da pena, e somar a esse resultado os anos referentes ao tempo mínimo. Advogados citam o caso de João Paulo Cunha, cuja pena pode ir de regime semiaberto a fechado, conforme a dosimetria.

"A legislação não obriga ninguém a fazer o que não quer. As empresas (de energia) têm opção: ou se adequam a ela ou devolvem o patrimônio à União. 
Edison Lobão
Ministro de Minas e Energia

Atualizado
Apesar da discrição e dos 82 anos, José Sarney (PMDB-AP) acompanha com lupa o julgamento do mensalão. Telefona com frequência a advogados dos réus para conversar sobre o tema, com interesse especial no amigo José Dirceu.

Reestruturação
O ministro do Trabalho, Brizola Neto, reivindica para sua pasta reestruturação no plano de carreira dos funcionários. Diz que, assim como na Previdência, na Saúde e na Cultura, a taxa de evasão de servidores chega a 30% devido à falta de perspectiva de crescimento. Brizola Neto afirma que o Planejamento recebeu bem a proposta.

"Approach"
Passada a ressaca das greves, o Planalto vai realizar reuniões com os movimentos sociais que saíram magoados das negociações salariais. De olho em 2014, setores do PT e o ex-presidente Lula defendem uma aproximação.

Advogados em alta
Advogados dos réus do mensalão comemoram efeitos positivos do julgamento: a turbinada nos honorários e a procura de seus serviços pelo empresariado. Subiram instantaneamente os preços para a clientela de Minas Gerais, onde os advogados são mal remunerados. Empresários, tensos com as decisões do STF sobre lavagem de dinheiro, contrataram escritórios por precaução.

O que é isso, companheiro?
Assessores do MEC censuraram matéria da Agência Brasil. Foram advertidos pela ouvidoria da estatal: "Uma das armas não letais de que o Estado pode dispor para controlar a imprensa é a censura. Acusações têm que ser levadas a sério".

O convite
Marta Suplicy teve audiência com a presidente Dilma dia 23 de agosto. Da reunião, saiu apenas que iria entrar na campanha de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo. Já naquele dia, foi convidada para ministra da Cultura.

GABRIEL CHALITA mandou avisar que está focado na eleição. O PT sinaliza que ele não será ministro mas, se quiser, secretário em eventual governo Haddad.

Nenhum comentário: