quarta-feira, agosto 15, 2012

Orgulho índio - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 15/08

O antropólogo Mércio Pereira Gomes, 61 anos, surpreendeu-se com um dado do IBGE, segundo o qual 36,2% dos índios vivem nas cidades:
— É até uma coisa bacana. Mas acho que tem mais brasileiro querendo ser índio do que os que existem realmente.

Currais Novos...
Na pesquisa, chamou a atenção do antropólogo, por exemplo, a existência de 27 índios na cidade de Currais Novos, Rio Grande do Norte, onde o próprio Mércio nasceu:
— Lá não tem índio. Minha impressão é que a metodologia do IBGE levou não índio a se declarar indígena, talvez até por ignorância.

Explosão demográfica...

O Censo, como se sabe, revelou que a população indígena cresceu 205% desde 1991.

Petrobras longe do quartel
A Petrobras desistiu de comprar o imóvel hoje ocupado pelo Quartel-General da Polícia Militar do Rio, na Rua Evaristo da Veiga, no Centro, pelo qual teria de pagar R$ 336 milhões.
Alegou aperto de caixa.

Segue...
Apesar das críticas feitas a esta operação, o governo do Rio não vai desistir de vender o imóvel.
Mesmo depois da desistência da Petrobras.

Medalha para Toffoli
A Câmara de Vereadores do Rio aprovou ontem a concessão da Medalha Pedro Ernesto a Dias Toffoli, o ministro do STF.
A razão da medalha agora, quando o ex-advogado do PT é questionado no julgamento do mensalão, é... não sei.

FLAGRANTE DELITO
Veja como, hoje em dia, a informação corre na velocidade da luz. Ontem, por volta de 13h30m, um ouvinte da rádio Bandnews ligou para a emissora e avisou que havia um carro oficial sobre uma calçada da Rua Visconde de Abaeté, em Vila Isabel. Ali perto, o repórter Jorge Antonio Barros, que cuida do site e das redes sociais da coluna, foi conferir com sua digital. Às 14h15m, o possante permanecia ali. O veículo é usado pelo deputado Chiquinho da Mangueira, que justificou: “Fui almoçar com minha mãe, o que faço quase todo dia. Não é comum meu motorista fazer isso, mas, a partir de hoje, ele vai rodar até achar vaga. Prometo que não vai mais acontecer.” A vizinhança agradece. Aliás, o motorista de Sua Excelência

Diário de Justiça
A 3? Turma do TST condenou o Hospital das Clínicas de Porto Alegre a indenizar em R$ 145.250 uma auxiliar de enfermagem contaminada pelo vírus HIV em acidente de trabalho (feriu-se ao coletar sangue de um soropositivo).
Os ministros confirmaram, por unanimidade, sentença do TRT gaúcho.

Dança comigo
Camila Pitanga, a linda atriz, além de aulas de samba, tem aprendido também dança afro para interpretar a ex-escrava Isabel na próxima novela das 18h da TV Globo, "Lado a lado’,’ de João Ximenes Braga e Cláudia Lage.
Seu professor é Jaime Aroxa.

O fole roncou
Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, vai ganhar mais uma homenagem no ano em que faria cem anos.
A Zahar lançará em novembro "O fole roncou: uma história do forró” do jornalista Carlos Marcelo.

Segue...

O livro fala do auge e do ocaso de um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros, a partir de episódios das trajetórias de Gonzagão e outros.

Um ano depois
O promotor de Justiça Paulo Roberto Mello Cunha Júnior, autor das denúncias contra PMs julgadas pela juíza Patrícia Acioli no Tribunal do Júri de São Gonçalo, RJ, foi transferido em definitivo para a 2? Promotoria junto à Auditoria Militar, no Centro do Rio.
O nome de Cunha Júnior estava na lista de ameaçados pelos matadores da juíza
— e, após o assassinato dela, passou a dar apoio ao Grupo de Combate ao Crime Organizado do MP do Rio.

Em causa própria
O caso das moradias particulares dentro do Jardim Botânico do Rio chegou esta semana ao Tribunal de Contas da União. O ministro José Múcio Monteiro pediu vistas, lembrando que, em sua época de ministro de Lula, foi procurado por um colega do Ministério:
— Ele me pedia que nós resolvêssemos. A família dele está lá, é uma das invasoras.

Segue...
O ministro era Edson Santos, que agia no governo em causa própria.

Passa o ponto
As grifes Mary Zayde e Essencial estão fechando suas portas no shopping Rio Design Barra.

Red Valentino

A marca mais jovem do estilista italiano Valentino, a Red Valentino, vai abrir loja no Shopping Leblon, no Rio.

Carminha x Nina
O site de "Avenida Brasil’,’ da TV Globo, bateu um recorde entre os sites de novelas: 5,7 milhões de visitantes únicos no mês de julho, maior marca em todos os tempos.
Aliás, hoje, quando terminar o capítulo da novela, vai entrar no site um aplicativo para as pessoas congelarem suas fotos. A brincadeira vinha sendo feita nas redes sociais, mas, agora, será oferecida uma ferramenta exclusiva.

Nenhum comentário: