quarta-feira, agosto 22, 2012

Fora de controle - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 22/08

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) foi decisivo para que o PTB apoiasse Celso Russomanno (PRB) para a prefeitura de São Paulo. Sua intenção era dar musculatura para um nome capaz de conter o crescimento de Fernando Haddad no “povão”, onde o PT é forte. Mas Kassab nem o candidato José Serra (PSDB) supunham que Russomanno pudesse surfar também no desgaste da dupla Serra-Kassab.

A luta de classes no funcionalismo
Os funcionários públicos das categorias que recebem salários mais baixos começam a reclamar que não podem ser comparados aos que estão no topo da carreira e que recebem vencimentos próximos ao teto do serviço público. Ocorre que os sindicalistas, muitos deles integrantes do topo da carreira, não fazem essa distinção, colocando todos os servidores no mesmo balaio. Esses servidores de salários mais baixos se limitaram até agora a reclamar da cobertura que a imprensa faz da greve. Mas, diante da divisão social que existe entre eles, alguns setores estão também ficando irritados com a atitude de seus dirigentes sindicais.

Teste para a liderança governista
O líder do PDT, André Figueiredo (CE), coleta assinaturas para impedir que a Câmara vote o Plano Nacional de Educação e derrube os 10% destinados ao setor. Seu alvo são 41 das 82 assinaturas que levaram a votação ao plenário.

João Paulo ou nada
O ministro Cezar Peluso não vai antecipar seu voto sobre os 37 réus do mensalão. Se votar, só o fará no caso do deputado João Paulo Cunha (PT-SP). Sua intenção é proferir seu voto sobre o assunto na quarta-feira, 29 de agosto.

O dia seguinte será o seu último de STF. Na sessão do julgamento marcada para 3 de setembro, segunda-feira, Peluso já estará aposentado.

No alvo: o modelo tucano
O presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, disse aos líderes que não serão prorrogados contratos com as concessionárias de rodovias. Criticou as concessões dos anos 90 pela alta remuneração das concessionárias, que encareceu os pedágios.

Até o último bagaço da laranja
Candidato a prefeito de Osasco, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) não pretende renunciar, e sua disposição é a de recorrer, caso condenado pelo STF. Se a decisão não for unânime, sua intenção é pedir novo julgamento alegando “embargos infringentes”. Nesse caso, sua ação não terá transitado em julgado e não haverá sentença antes do pleito. A cúpula do PT apoia.

Todos querem pegar carona
Na reunião no Planalto sobre concessões, líderes sugeriram incluir novas estradas. Henrique Alves, do PMDB, avisou que vai brigar pela duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró (RN).

Em pé de guerra
O governador Beto Richa (PSDB-PR) ameaçou, para empresários, não dar licença ambiental para a construção das ferrovias previstas no programa de concessão anunciado pelo governo Dilma. Está possesso porque a Ferroeste não entrou.

O GOVERNO ESTÁ EM PÂNICO. A Receita Federal entra em greve hoje. A Polícia Federal prepara uma manifestação. E o MST também fará um protesto.

“Não conseguimos aprofundar as investigações sobre a Delta, não houve tempo para isso. É preciso avançar na apuração sobre lavagem de capitais”
Daniel de Resende Salgado
Procurador da República que atuou na Operação Monte Carlo em depoimento na CPI do Cachoeira

Nenhum comentário: