sábado, agosto 18, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Este julgamento promete muitas emoções jurídicas”
Ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, sobre o mensalão

LOTERIA: GANHADOR MISTERIOSO, VELHAS SUSPEITAS 

O ganhador da Mega-Sena desta semana, que fez a aposta em Brasília e retirou seus R$ 14,1 milhões em São José do Rio Preto (SP), fez ressurgir antigas suspeitas de cartas marcadas, lavagem de dinheiro etc. As suspeitas jamais foram confirmadas, mas a Caixa intriga com sua luta para preservar a proibição de identificar o sortudo “por razões de segurança”. O Brasil é o único que adota a proibição: esta semana, o governo britânico mostrou o casal que levou R$ 470 milhões na loteria. 

FORÇAS OCULTAS

Quem propôs lei obrigando a divulgação do ganhador de loteria, como o ex-senador Gerson Camata (PMDB-ES), acabou obrigado a desistir.

MUITO ESQUISITO

O ex-senador capixaba acha que tem algo de esquisito na proibição de divulgar vencedor de loterias: “Sofri muita pressão”, lembra ele.

MUITO CURIOSO

O projeto de Camata previa que o apostador apenas informasse o CPF. A Caixa se opôs, claro. “O único argumento era a segurança”, conta.

LOROTA

A alegação de “segurança” para esconder o ganhador de loterias é curiosa: afinal, o novo milionário não teria dificuldades de custeá-la. 

EDUARDO CAMPOS CRESCE NA HOSTILIDADE DE LULA

Ao hostilizar candidatos do PSB País afora, o ex-presidente Lula pode estar escolhendo e fortalecendo o adversário do PT na campanha presidencial de 2014. A eventual vitória do PSB no Recife representará a derrota do candidato apoiado tanto por Lula quanto pela presidente Dilma. Isso credenciará o governador Eduardo Campos à disputa presidencial, e o aproximará do senador tucano Aécio Neves (MG).

TEMOR PETISTA

No Recife, com o crescimento do PSB, os petistas temem que Lula abandone a candidatura do senador Humberto Costa (PT).

FLERTE TUCANO

O deputado federal Izalci Lucas (PR) e a deputada distrital Eliana Pedrosa (PSD), do Distrito Federal, flertam com o PSDB. 

EXPRESSÃO NACIONAL

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) gravou para programa eleitoral de TV de cerca de 50 candidatos a prefeito e vereador do País.

CONSTRANGIMENTO

Na hora do lanche, ministros do STF comentaram que durante a leitura do voto do ministro relator do caso do mensalão, quinta-feira, o principal assessor do ministro Ricardo Lewandowski se mantinha ao lado de Márcio Thomaz Bastos, advogado de mensaleiro.

CONCORRENTE

Para jogar pelo Santos contra o Figueirense, quinta, um dia depois de jogar pela Seleção contra a Suécia, Neymar cruzou o mundo em um Global XRS, jatinho da Bombardier canadense, maior rival da Embraer.

PRIVATIZAÇÃO

O deputado tucano Vaz de Lima (SP) diz que o pacote de parcerias em rodovias e ferrovias, anunciado pelo governo, mostra “reconhecimento dos avanços implantados pelo PSDB na gestão de FHC”.

OPS!

Chefe da Advocacia Geral da União e candidato a ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Adams, reclamou, ontem, do abuso de grevistas da PF contra os “cidadões”, mas corrigiu a tempo: “cidadãos”. Ah, bom!

PRAZO CERTO

“Concessão tem prazo e o governo mantém o controle”, diz o deputado petista Devanir Ribeiro (SP), explicando que “na privatização, os ativos são vendidos para o setor privado, como no governo FHC”, lembra.

NEM AÍ

Dilma cancelou sua ida ao show de Placido Domingos, na inauguração do Centro de Eventos em Fortaleza, e nem ligou para o governador Cid Gomes se desculpando. Mas a ministra Gleisi Hoffmann foi à festa.

WEBJET É UM INFERNO

Com a operação padrão da Polícia Federal nos aeroportos, quinta (16), a Webjet “caprichou” em Curitiba (PR): primeiro alegou “nevoeiro” para o voo das 8h40 não sair, e depois culpou a operação padrão da Polícia Federal para cancelar o de 12h, que só saiu às 16h20. 

APROXIMAÇÃO

Senador Agripino Maia (DEM-RN) divulgou nota negando negociação para a transferência da governadora Rosalba Ciarlini para o PTB. Ela tenta se aproximar do Planalto e salvar o governo potiguar.

MARECHAL

A Globonews passou o dia chamando de “Marechal Rondon” a cidade de Marechal Deodoro (AL), onde Dilma inaugurou uma fábrica de PVC. 

PODER SEM PUDOR

TANCREDO E A PNEUMONIA

A Câmara dos Deputados discutia em 1974 a cassação de Francisco Pinto (MDB-BA), por suas críticas ao ditador Augusto Pinochet. Ernesto Geisel mandou o caso ao Supremo Tribunal Federal, que condenou Chico Pinto e a mesa da Câmara o cassou, num episódio vergonhoso. Tancredo Neves ouviu um deputado da Arena argumentar que não foi o AI-5, mas o STF que o cassou. Tancredo contou numa história ocorrida em sua São João Del Rey:

- Morreu o vizinho de um compadre meu. Um homem bom, trabalhador, honrado. Morreu de pneumonia, coitado. De madrugada, um parente dele chegou de viagem e perguntou à viúva: "Ele morreu de pneumonia simples ou dupla, Mariazinha?". "Simples", respondeu ela, chorando. E ele: "Ah! Ainda bem!".

Nenhum comentário: