quarta-feira, agosto 08, 2012

Calma, gente - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 08/08

Como na Rio+20, alguns hotéis cariocas têm mostrado boca maior que a fome com a Jornada Mundial da Juventude, que reunirá milhões de católicos na cidade, em julho de 2013.
O arcebispo Orani Tempesta foi procurado por católicos americanos que reclamam do preço dos hotéis e até já questionam a escolha do Rio.

Fator Burle Marx...
Aliás, a longínqua Base Aérea de Santa Cruz venceu a disputa com o Aterro do Flamengo para receber a vigília e a missa do Papa Bento XVI, por motivos, digamos, florestais.
É que, desde 1997, quando João Paulo II rezou a missa no Aterro, as árvores plantadas ali por Burle Marx na década de 1960 cresceram e impediriam a visão de muitos fiéis.

Alegria, alegria
Um dos maiores grupos de turistas brasileiros em Londres é formado pelo pessoal da Igreja Universal.
A igreja do bispo Macedo é, como se sabe, dona da Rede Record, que tem os direitos de transmissão dos Jogos.

Turma da bufunfa
Dos 150 advogados do mensalão, dois dos maiores medalhões — os ex-ministros José Carlos Dias, que falou ontem, e Márcio Thomaz Bastos — trabalham para o Banco Rural.

Soneca no STF...
De um conhecedor do STF, sobre a soneca de Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão:
— O Supremo tem jurisprudência no caso. Dois ministros viviam dormindo no plenário: Paulo Brossard, campeão dos cochilos, e o falecido Maurício Correia.

Um ano depois
O próximo exame geral de Lula deve ser só no começo de novembro, um ano depois do diagnóstico de câncer.

TREM-FANTASMA
Inaugurada em 1926, a estação ferroviária Barão de Mauá - que ficou conhecida como Leopoldina - tem se deteriorado ano após ano, desde seu fechamento, em 2001. Mesmo com a realização anual do festival Black2Black, de música negra, a estação passa péssima impressão para quem se aproxima do Centro do Rio pela Avenida Brasil, por exemplo. Além das pichações, o local está sujo e decadente. Mas o abandono pode estar perto do fim. Questionada sobre o problema, a SuperVia, concessionária dos trens urbanos do Rio, anunciou que tem pronto um projeto de modernização (veja a imagem do alto). Não é candidata a nada, mas promete limpar e restaurar a fachada do prédio, tombado pelo Iphan e pelo Inepac, aos quais será submetido o projeto. Se for aprovado, a SuperVia promete entregar as obras em um ano. Vamos torcer, vamos cobrar •

Gois em Londres
A prefeitura do Rio e o COB farão um voo especial Londres-Rio. Reservaram quase 30 assentos num avião da Air France para a comitiva que vai trazer a bandeira olímpica, dia 13. O pavilhão ficará aqui até o fim dos Jogos de 2016.
Até o local do pouso foi mudado. Em vez do Tom Jobim, o desembarque será na Base Aérea do Galeão, às 17h.

Segue...
Paes pediu que a TAM fizesse o voo. Mas a chileno-brasileira não quis.

Vavá eterno

Parte do acervo do Estádio Rasunda, na Suécia, que será demolido, virá como doação para Pernambuco. É tributo ao pernambucano Vavá, autor de dois gols na final da Copa de 1958, disputada naquele campo, onde o Brasil ganhou seu primeiro Mundial.
O time de 1958 será homenageado lá, dia 15, no amistoso entre Brasil e Suécia, na despedida do estádio.

A Copa veio pra cá...

É daquela época uma música muito tocada em Frei Paulo. Um trechinho: "Pelé, Didi, Vavá brilharam lá na Europa, e a Copa veio pra cá”

Vinte anos sem ele

Sérgio Cabral vai homenagear Ulysses Guimarães. Dará seu nome a um hospital em Angra dos Reis.
Foi na cidade que o marido de Mora e amigo do coleguinha Jorge Bastos Moreno desapareceu há 20 anos, quando o helicóptero em que viajava caiu no mar.

GG

O papo entre as mulheres, segunda, no CCBB do Rio, na abertura da exposição "Corpos presentes”? que espalhou 27 esculturas de homens nus pela cidade, era o tamanho do... pênis das obras.
O artista inglês Antony Gormley, que disse ter sido ele mesmo o modelo dos bonecos, era alvo de graçolas.

Caso Vítor Cunha
Ministério Público recorre hoje da decisão do juiz Murilo Kieling, da 3?
Vara Criminal do Rio, que relaxou a prisão dos agressores do estudante Vítor Cunha e os livrou de ir a júri popular.
Vítor, como se sabe, foi agredido, em fevereiro, ao defender um mendigo.

AeroEike
Os três jatinhos e um helicóptero de Eike Batista estão no hangar da finada Varig no Santos Dumont, alugado.
A falta de estacionamentos para jatinhos tem sido dor de cabeça para nossos ricos de marré-deci. Tadinhos.

Bibi, fonfom 500

Em abril de 2011, como saiu aqui, a prefeitura do Rio, o Detran e as polícias Civil e Militar iniciaram operação para retirar carros abandonados da Ilha do Governador. Ontem, cerca de um ano e meio depois, foi rebocado o 500° veículo.

Reage, Flamengo!
Do coleguinha e humorista Maurício Menezes, chateado com a fase do seu Fla, ao saber que Dorival Júnior, o técnico substituto do demitido Joel Santana, já está trazendo sua mudança para o Rio:
— Olha lá, Dorival... Não é melhor esperar mais dois ou três jogos?

Nenhum comentário: