sexta-feira, julho 13, 2012

Uma coisa de cada vez - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 13/07


Antes de pavimentar a reedição da aliança ao Planalto em 2014, o chamado feito por Dilma Rousseff a Michel Temer anteontem teve como objetivo sinalizar à base governista o aval do Planalto ao compromisso de instalar um peemedebista na presidência da Câmara em 2013 -pleito prioritário da sigla aliada, ameaçado pelo apetite do bloco PSB-PSD. Para reafirmar o acordo, PT e PMDB farão ato público em agosto no qual se comprometerão a apoiar Henrique Alves (RN) ao posto.

Vacina Ao dar publicidade ao pacto, os dois maiores partidos da base tentam evitar que as disputas municipal e interna tomem conta da pauta após o recesso em plena crise econômica.

O piloto... Em novo round com o ministro Alexandre Padilha, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), garantiu à oposição que as emendas dos partidos na Saúde seriam empenhadas antes do recesso. Os pedidos foram brecados pela pasta, e a oposição obstruiu os trabalhos.

... sumiu A presidente Dilma Rousseff, que despachou ontem no Palácio do Alvorada, chamou Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para discutir a situação de Chinaglia. Nas palavras de um interlocutor, o petista, que viajou para o exterior em plena crise, adotou "tática suicida'' e está na berlinda.

Sansão De um senador, sobre mensagem da afilhada de Demóstenes Torres recomendando "força na peruca" ao goiano, careca: "Quem sabe ele não adota um adereço comprido, como seu advogado, e volta à tribuna com a desenvoltura do Kakay?".

Paz e amor José Luis Oliveira Lima, advogado de Paulo Souza, o Paulo Preto, nega que mensagens mandadas por ele a políticos e empresários fossem de ameaça. Diz que o ex-diretor da Dersa vai explicar no depoimento à CPI do Cachoeira suas ações na autarquia paulista.

Realpolitik Nas conversas que mantém com o núcleo político de seu secretariado, Geraldo Alckmin tem cobrado dedicação absoluta às ações de governo, pelas quais será cobrado em 2014. O tucano diz que a atenção à campanha municipal é, por ora, questão secundária.

Disque-voto Ex-comandante da PM, Álvaro Camilo (PSD) será candidato a vereador em São Paulo com o número 55190, em alusão ao telefone usado para registrar ocorrências policiais. O tucano Paulo Telhada, que chefiou a Rota até o ano passado, não ficou atrás: será 45190.

Panorâmica De helicóptero, Haddad fez longo sobrevoo a São Paulo no início da semana. Confrontou alguns pontos do seu programa de governo com a disposição da mancha urbana da capital.

Rosa dos ventos O conselho político de Gabriel Chalita (PMDB) foi instalado ontem, com palestra da geógrafa Maria Adélia Aparecida de Souza. Ela explicou como pretende usar seu estudo "A Metrópole Invisível" no plano de governo do candidato.

Empurrão O encontro inaugural, que reuniu a cúpula peemedebista, Paulo Skaf e aliados do PSC, PTC e PSL, visava dar musculatura política à campanha de Chalita, que terá subexposição até a propaganda na TV.

Visita à Folha Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Marcus Vinícius Freire, superintendente-executivo de Esportes, Cláudio Motta, gerente de comunicação, Cezar Roberto Granieri, representante do COB em São Paulo, e Carina Almeida, assessora de comunicação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Já fomos às ruas contra a ditadura, pelas Diretas e pelo impeachment de Collor, causas mais nobres que a defesa de mensaleiros."

DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB-MG), sobre o presidente da CUT, Vagner Freitas, que defende mobilização pela absolvição dos réus do mensalão.

contraponto

Fórmula do sucesso

O ministro Alexandre Padilha (Saúde), torcedor fanático do Corinthians, foi convidado por um grupo de amigos para assistir ao jogo final da Libertadores contra o Boca Juniors, no Pacaembu, mas recusou:

-Obrigado, mas eu vou ver a partida no hotel mesmo.

Ele acompanhou todos os jogos do seu clube no mesmo sofá, com a mesma camisa, comendo pizza.

Um grupo de santistas apareceu no hotel bem na hora da decisão, mas Padilha, supersticioso, nem sequer atendeu o telefone.

-Graças a isso o Timão foi campeão! -, sentencia.

Nenhum comentário: