quarta-feira, julho 18, 2012

Na surdina - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 18/07

O relator da CPI do Caso Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG) recebeu ontem em sua casa um grupo de deputados estaduais que fazem oposição ao governador Marconi Perillo (GO). Pediu ajuda para pegar o tucano. O relator planeja reunir-se também com políticos de Tocantins, Rio de Janeiro e São Paulo. Seus alvos são: os governadores Siqueira Campos e Sérgio Cabral; o prefeito de Palmas, Raul Filho; e as relações de Paulo Preto (Dersa) com José Serra.

Eles estão todos juntos
O governo federal e os governos de São Paulo e de Minas Gerais estão fechados com a renovação das concessões das usinas de energia que vencem a partir de 2015. A lei atual prevê nova concorrência. Mas petistas e tucanos, no comando dos três governos, têm interesse em manter o controle sobre Chesf, Cesp e Cemig. O governo vai enviar uma Medida Provisória para mudar a lei e permitir a renovação. As concessionárias terão que assumir o compromisso de reduzir as tarifas de energia cobradas dos consumidores.

"Ele vai pegar uma briga feia em Belo Horizonte. Tudo o que a gente quer é que ele (o senador Aécio Neves) brigue” — Sérgio Guerra, deputado federal (PE) e presidente nacional do PSDB

A FORÇA DOS PARTIDOS. O PMDB é o partido com mais candidatos às prefeituras municipais. São 2.292 candidatos em todo o Brasil. O PT ocupa a segunda colocação nestas eleições, com 1.789 candidatos. O principal partido de oposição, o PSDB, vem em terceiro, com 1.638 candidatos. Mesmo sem ter definido se teria ou não tempo de TV, o novato PSD é o quarto em número de candidatos a prefeito: 1.094. Depois deles vêm o PP, com 1.079, o PSB, com 1.044, e o PR com 715. Esses são os partidos preferidos na base do eleitorado.

Incorrigível
O PR voltou a ser o partido aliado destoante do Bloco integrado pelo PTB e o PSC. A exemplo da semana passada, 14 deputados estavam em obstrução, ao lado de PSDB, DEM e PPS na MP 563. Na hora do voto: 19 ausentes, duas obstruções e 15 votos com o governo.

Escondidinho
O novo senador, Wilder Morais (DEM-GO),fez uma visita relâmpago ao presidente do partido, senador José Agripino (RN), na segunda-feira. Explicou que tomou posse sem avisar a ninguém por inexperiência, mas que já está contratando uma super assessoria.

"Cabo Canaveral": Vem aí um novo PAC
A presidente Dilma lançará terça-feira o PAC do Combate aos Desastres Naturais. As prioridades serão os mais atingidos por catástrofes: Rio, Santa Catarina, Norte e Nordeste. Mas todos os Estados receberão recursos. A iniciativa responde a promessa feita em janeiro passado, depois das chuvas na região serrana do Rio. Em ano eleitoral, os convênios serão fechados com os governos estaduais. Serão usados recursos do Orçamento da União e o eixo serão as obras estruturantes, como piscinas e represas, O plano será tocado pela ministra Miriam Belchior (Planejamento).

Os três PSDBs
Diante da complicada situação do governador Marconi Perillo (GO), os tucanos se dividiram. Há os que o apoiam, como os aecistas. Tem os que fazem de conta que são solidários, como os serristas. E há um grupo que resolveu desembarcar em silêncio para não criar mais embaraços éticos para o partido.

Quem paga a conta
Após várias tentativas, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) aprovou emenda à MP 563, pela qual a renúncia das contribuições previdenciárias, beneficiando o setor industrial, deverá ser coberta com recursos do Orçamento Fiscal. O governo não poderá mais recorrer aos recursos da Seguridade Social.

OS PETISTAS estão irados. Na votação da MP 563 o líder do PSDB, o deputado Bruno Araújo (PE), aprovou emenda desonerando todos os produtos da cesta básica.

O Presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), assumiu de fato a liderança do governo na Casa, aproveitando da ausência do líder Arlindo Chinaglia (PT-SP), e articulou a provação ontem da LDO e das MPs 563 e 564.

O PSOL cassou 146 candidatos às prefeituras. O pecado: fizeram alianças com PMDB, PSDB, DEM, PP, PTB e PR.

Um comentário:

engelsk norsk oversetter disse...

This is so interesting.
But how can we know that we are doing the right thing?