sexta-feira, julho 27, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO LIVRE


FOLHA DE SP - 27/07

Operadoras de turismo esperam crescer menos

O setor de operadoras de turismo no Brasil fechou 2011 com crescimento de 29,5% ante o ano anterior, segundo dados da entidade especializada Braztoa.

Para este ano, porém, a previsão é crescer só 10%.

"Maio, junho e julho foram meses de queda do consumo de viagens. Mas a partir de setembro o setor deve se recuperar", diz Marco Ferraz, presidente da Braztoa.

"O brasileiro está mais endividado. E com o incentivo do IPI preferiu, no primeiro semestre, gastar com a troca de carro e eletrodomésticos. Contribuiu para a queda no segundo trimestre do ano."

Em 2011, as 98 empresas representadas pela Braztoa faturaram R$ 9,8 bilhões, com 6 milhões de turistas brasileiros transportados.

O maior acesso ao crédito e o câmbio favorável são fatores que alavancaram.

"Esperávamos crescimento de 15% e fomos surpreendidos", diz Ferraz, que também atribui parte da expansão conseguida em 2011 ao fato de 12 operadoras terem se integrado à associação.

"Há uma massa de trabalhadores que passou a ter o direito a 30 dias de férias, pela CLT, que passou a viajar."

Na lista de mais vendidos ainda está a Bahia, com 42% dos destinos do Nordeste. Mas a classe C também faz as malas para Buenos Aires, destino predileto dos que fazem a primeira viagem para o exterior.

O faturamento doméstico cresceu 37,4%, enquanto o internacional registrou expansão de 23%.

Freio

O ritmo de contratações no setor da construção pesada está diminuindo, segundo dados do Sinicesp (Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo).

Enquanto em maio abriram 1.631 vagas, em junho foram 939 -queda de 42%. Em abril e março, foram 2.259 e 3.149, respectivamente.

O número total de pessoas empregadas no setor cresceu apenas 0,83% em junho e soma agora 113.898.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, porém, quando o setor empregava 101.674 trabalhadores, houve alta de 12%.

MERCADO NA BULA

Para tentar compreender o comportamento de vendas dos medicamentos, a ProGenéricos começou a desenvolver um estudo amplo que se inicia com a Losartana, usada para controle de hipertensão.

O consumo da substancia subiu de 17,6 milhões de unidades em 2010, no acumulado desde maio do ano anterior, para 41,4 milhões de unidades em 2012.

"O aumento reflete o acesso", diz Telma Salles, presidente da entidade.

Os próximos mercados a serem estudados são os de produtos como metformina, clonazepam, azitromicina, entre outros.

17,6 milhões foi o número de unidades vendidas de maio de 2009 a maio de 2010

41,4 milhões foi o volume de unidades de maio de 2011 a maio de 2012

70% foi a participação de mercado da substância em maio de 2012

DESTINO BRASIL

O Brasil é o destino preferido dos executivos que gostariam de trabalhar em países emergentes, de acordo com estudo da Catenon, multinacional especializada na procura por profissionais.

Entre os entrevistados, 72% escolheriam morar no Brasil. Em seguida aparece a China, com 21%.

O fato de os emergentes serem um destino interessante profissionalmente é o motivo mais alegado pelos executivos para mudar de país.

Emergentes A Fiesp organiza para o dia 31 de julho a terceira mesa redonda "O Brasil, os Brics e a Agenda Internacional". Representantes do FMI e dos ministérios da Fazenda e das Relações Exteriores participarão do encontro.

Gestão A consultoria francesa Global Approach Consulting, especializada em obtenção de recursos para inovação, abre uma operação em Curitiba. A empresa deve ampliar em 50% sua carteira de clientes na região até o fim do ano.

SOBE E DESCE PARA A COPA

A Villarta acaba de fechar dois contratos para o fornecimento de elevadores e escadas rolantes em obras que deverão ficar prontas antes da Copa do Mundo de 2014.

O valor total dos dois projetos, no aeroporto do Galeão (RJ) e na Arena Palestra (SP), chegará a R$ 30 milhões.

O aeroporto internacional receberá 58 novas escadas rolantes, importadas da China. No novo estádio do Palmeiras, por sua vez, serão instaladas 26 escadas rolantes e 15 elevadores.

A companhia também negocia com estádios e aeroportos de outras regiões do país. "Temos que ter cuidado ao entrar em um projeto atrasado, pois, dependendo do prazo, não é viável participar", afirma o presidente da empresa, Jomar Cardoso.

Nenhum comentário: