domingo, julho 29, 2012

Espinha dorsal - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 29/07

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, dedicará boa parte das cinco horas de sua fala no julgamento do mensalão para reafirmar a tese de que José Dirceu era o "chefe da quadrilha". Dirá que Delúbio Soares e José Genoino tinham "submissão" ao ex-ministro, acusação refutada pela defesa. Nas alegações finais, Gurgel cita depoimento do ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri. "Eles diziam: Vou ligar para o ministro", relata Palmieri, sobre conversas com a dupla.

Cqd Na parte das alegações finais dedicada a Dirceu, Gurgel diz que ficou comprovado que "muito embora não aparecesse explicitamente nos atos da quadrilha", ele "estava no comandado das ações dos demais agentes, que a ele se reportavam na condição de líder do grupo".

Ábaco A defesa está preocupada com a sessão administrativa de quarta-feira, véspera da maratona do STF. Ali será definida a fórmula para traçar a "mediana" dos votos para estabelecer as penas em caso de condenação.

Tempo e espaço Márcio Thomaz Bastos vai citar Albert Einstein na defesa de José Roberto Salgado, do Banco Rural. Dirá que a condenação de seu cliente implicaria a "revogação a Teoria da Relatividade", já que ele foi nomeado depois dos empréstimos a Marcos Valério e ao PT.

Coletiva O Supremo credenciou 550 profissionais de mídia para a cobertura. Da imprensa internacional, foram encaminhados pedidos das agências Reuters e AFP.

Inflação O mensalão aumentou em 10% as tarifas de médio conforto dos hotéis em Brasília. De amanhã a 4 de agosto, os preços giram em torno de R$ 282,57, enquanto de 6 a 9 de agosto as diárias médias pulam para R$ 310.

Há vagas Os hoteis não estão com lotação máxima. No período de 1º a 12 de agosto, 11 de 17 hotéis pesquisados têm apartamentos livres.

Blitz Acuado pelas estatísticas de aumento da criminalidade, Geraldo Alckmin pediu a assessores que deem prioridade à entrega de viaturas e ao anúncio de aumento de efetivo policial em seu roteiro nas próximas semanas. A ideia do governador é contrapor o noticiário com uma agenda positiva no setor.

Fica assim Sob pressão, o secretário Antonio Ferreira Pinto (Segurança Pública) segue prestigiado no cargo. No Bandeirantes, o entendimento é de que uma substituição agora só agravaria a crise. Pesa a favor de Ferreira Pinto a proximidade com o comando da Administração Penitenciária, pasta que já ocupou.

Claquete Os candidatos aproveitam que a Globo ainda não começou a cobertura eleitoral para acelerar as gravações para o horário eleitoral. Isso porque, quando começar a exposição nos telejornais da emissora líder, eles precisarão ter campanha na rua todos os dias, para gerar imagens para os telejornais.

Cruzada Adversários a Celso Russomanno na corrida pela Prefeitura de São Paulo já discutem promover nas redes sociais campanha para carimbá-lo como o "candidato do bispo''. Russomanno é do PRB, ligado à Igreja Universal de Edir Macedo.

Peneira 1 O lançamento do Catálogo Oficial dos Centros de Treinamento da Copa-2014, previsto para o Museu do Futebol, em São Paulo, na quarta-feira, promete surpresas. Dos quase 350 inscritos em todo o país, estima-se que menos de 20% passaram pela primeira seleção.

Peneira 2 A triagem técnica liderada pelo Comitê Organizador do Mundial usou como linha final de corte a exigência de contratos assinados com hotéis e CTs.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"O Brasil assistiu, ao vivo, à produção de provas chocantes. Sabemos o que é certo e errado. A decisão da Corte será pedagógica."

DO DEPUTADO OSMAR SERRAGLIO (PMDB-PR), relator da CPI dos Correios, sobre a expectativa em relação ao julgamento do mensalão pelo STF.

contraponto
Casa de ferreiro
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deixava o Palácio da Alvorada na terça-feira, após participar de reunião com a presidente Dilma Rousseff, quando foi abordado por jornalistas, que queriam saber sobre a punição da Anatel a empresas de telefonia móvel.

O ministro contou que também sofria com o serviço e que seu celular ficou sem rede 3G na semana anterior.

-Nem se eu quisesse tuitar reclamando ia poder!

Diante do relato, um repórter questionou se o aparelho era de uma das operadoras punidas.

-É, sim... Mas ele está funcionando -, disse, aliviado.

Nenhum comentário: