sábado, julho 07, 2012

Cavalaria em BH - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 07/07

O lançamento da candidatura de Patrus Ananias (PT) em Belo Horizonte e o rompimento com o PSB de Mar-cio Lacerda farão a presidente Dilma desembarcar em Minas Gerais na eleição. Mês passado, ela fez roteiro abraçada em Lacerda inaugurando obras. Material que iria para a campanha. Agora, participará de eventos com o petista para garantir imagens para a TV. Além dela, desembarcarão em Minas o ex-presidente Lula e, a pedido de Dilma, o ministro Fernando Pimentel.

PROTESTO.Os senadores que analisam a MP do Código Florestal receberam documento do presidente da Confederação Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão, alertando que o novo Código “inviabiliza muitas das cidades mais importantes e dificulta viabilizar projetos na área de saneamento”. No texto, critica o RDC, alegando que sua implantação “prejudicará as empresas pequenas e médias que são de menor estrutura e possuem menos potencial financeiro”.

Comissão da Verdade: procura-se!
Tanto critério para escolher os integrantes da Comissão da Verdade e eis que um dos sete, o jurista pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, não apareceu em nenhuma das reuniões do órgão. Esteve na posse, abraçou a presidente Dilma, tirou fotos e... sumiu. A comissão já é alvo de críticas. Movimentos de Direitos Humanos observam que, em dois anos, a comissão se reunirá apenas 48 vezes; que as oitivas são sigilosas quando deveriam ser públicas; que não há cronograma de reuniões abertas e externas, e que é baixo o número de técnicos disponibilizados. São 14, enquanto a Comissão da Verdade da África do Sul teve 450.

Uma história de sabotagem
Devido a concurso público, a EBC demitiu 80 funcionários contratados para darem lugar aos concursados. Houve reação. Na semana passada, uma repórter foi entrar ao vivo no jornal da noite direto do Congresso e o link não funcionou. Os técnicos descobriram que os cabos de fibra ótica tinham sido cortados. O mesmo aconteceu em um link ao vivo do Alvorada, sobre jantar da presidente Dilma com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

No limbo
O Itamaraty mandou para sua Corregedoria o caso da diplomata que agrediu um segurança negro na Rio+20. O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) suspendeu sua promoção. Ela estava sendo removida pela Embaixada de Madri.

Em família
A deputada Rebecca Garcia (PP) desistiu de concorrer à prefeitura de Manaus. Mas não foi à toa que ela decidiu apoiar a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). Ocorre que seu pai, Francisco Garcia (PP) é o suplente da senadora comunista.

Corpo a corpo
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), dá a largada hoje para a campanha da reeleição. Ele convocou o ministro Marcelo Crivella (Pesca) e os senadores Francisco Dornelles (PP) e Lindbergh Farias (PT) para caminhada em Madureira.

BB também enxuga
O Banco do Brasil também está reduzindo o volume de seus patrocínios culturais e esportivos em relação ao ano passado. A instituição botou o pé no freio, se antecipando a uma eventual queda em seus lucros ao fim deste ano.

ONDE ESTÁ WALLY? 
Não há retrato do senador Demóstenes Torres na galeria de ex-presidentes da CCJ. Ele deixou o cargo no começo de 2011.

O PSOL cassou a candidatura do vereador Elias Vaz à prefeitura de Goiânia devido às suas ligações com o contraventor Carlos Cachoeira. O partido define o que fazer com Vaz até o fim deste mês.

O SECRETÁRIO-GERAL da Presidência, Gilberto Carvalho, contou que conversa com sindicalistas, mas que não assumiu a negociação com os auditores fiscais. A bola continua com o Planejamento.

Nenhum comentário: