segunda-feira, julho 30, 2012

Cabo de guerra - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 30/07

Após a ameaça de greve da Polícia Federal às vésperas da Rio+20, ganhou corpo no Planalto a proposta de transferir o comando da segurança dos grandes eventos, como a Copa e a Olimpíada, para a Defesa. Segundo interlocutores, um dos principais articuladores da mudança é o general José Elito Siqueira, do GSI. A ideia, porém, já provoca reação da Associação dos Delegados da PF, que prevê uma ''crise institucional'' entre os órgãos de segurança pública e os militares.

Pano de fundo Nos bastidores, integrantes da PF afirmam que os ministérios da Defesa e Justiça brigam pelo orçamento dos eventos e lembram que, na Rio+20, o Exército encarregou os federais de fazer a segurança das primeiras-damas e o GSI ficou com os chefes de Estado.

Bandeira branca O general Elito descarta rusgas com os policiais, com quem defende um trabalho integrado, e afirma que os recursos para a Copa de 2014 já estão definidos, com fatia maior para a Justiça. "Quem comentou isso não tem a visão global. São opiniões isoladas''.

Reza a cartilha Em ato de apoio a Delúbio Soares, em Brasília, petistas distribuíram um documento com 11 tópicos sobre acusações do mensalão. Em um dos pontos, militantes adicionaram parecer do TCU que legalizou contrato de Marcos Valério com bancos públicos, para atestar "que não houve qualquer favorecimento ao BMG".

Tô fora Ao contrário da CUT, a União Nacional dos Estudantes não fará manifestações públicas sobre o mensalão. Atos de desagravo em favor dos réus ficarão a cargo dos núcleos partidários de juventude do PT e do PC do B.

Tô dentro A ONG Nas Ruas fará vigília em frente ao Masp, em São Paulo, durante a noite inaugural do julgamento do Supremo Tribunal Federal, dia 2. Com velas, os ativistas escreverão nas calçadas a palavra "mensalão".

Non grata O presidente do Paraguai, Frederico Franco, se convidou na semana passada para visitar a Federação das Indústrias de São Paulo, mas o Planalto fez chegar ao presidente da instituição, Paulo Skaf, que não tinha interesse em receber o substituto de Fernando Lugo.

Só clássicos Na nova leva de áudios enviados à CPI do Cachoeira, a PF apreendeu gravações antigas feitas pelo grupo do empresário com políticos. Em um dos blocos, estão conversas referentes a um escândalo envolvendo suposta tentativa de extorsão de Carlinhos Cachoeira por parlamentares da CPI da Loterj, em 2004.

Manobra radical Depois da queda do prefeito Eduardo Paes (PMDB) ontem no Parque de Madureira (RJ) e do desequilíbrio de José Serra (PSDB), dia 22, no Parque da Juventude paulistano, um especialista em marketing eleitoral advertiu: "Atenção candidatos, mantenham-se distantes do skate".

Roteiro O candidato Fernando Haddad cancelou hoje agenda externa para definir com sua campanha a data de lançamento do programa de governo e entrada em campo dos cabos eleitorais pagos.

Concorrência... Peemedebistas do Rio procuraram o presidente do partido, o senador Valdir Raupp (RO), para reclamar de eventuais gravações do ex-presidente Lula para campanhas televisivas de candidatos da base aliada nas eleições de outubro.

...desleal Eles querem que Raupp convença o presidente do PT, Rui Falcão, que a presença de Lula no palanque eleitoral de candidatos que não sejam da sua legenda, como PDT e PSB, abrirá uma crise com o PMDB.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Por mais que tente se afastar de Cachoeira, os fatos traem Marconi Perillo e mostram cada vez mais as relações promíscuas da dupla."

DO LÍDER DO PT NA CÂMARA, JILMAR TATTO (SP), sobre a apreensão de agenda do empresário acusado de contravenção com números ligados ao tucano.

contraponto

Suprema pechincha
Advogado do publicitário Duda Mendonça, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, aproveitou a enxurrada de advogados em Brasília para incluir no cardápio de seus dois restaurantes pratos temáticos durante o mês do mensalão. O Piantella estreará o "Supremo corte'', que, como sugere o nome, será uma carne com corte especial. O Expand servirá o sanduíche "presuntão de inocência''.

Também dará desconto de 10% para advogados paulistas e 20% para cariocas. Márcio Thomaz Bastos reagiu:

-Eu sou de Cruzeiro, que fica entre Minas, Rio e São Paulo. Tenho direito a 15% de desconto!

Nenhum comentário: