segunda-feira, julho 23, 2012

Aceno para os 'azuis' - VERA MAGALHÃES


FOLHA DE SP - 23/07


Estimulado pelo novo Datafolha, Celso Russomanno fará hoje lance ousado para cativar o eleitorado tradicionalmente tucano da capital. O candidato do PRB anunciará o petebista Campos Machado, aliado histórico de Geraldo Alckmin, como presidente do seu conselho político. Com o gesto, pretende seduzir público simpático ao PSDB, mas reticente a José Serra, além de setores do partido descontentes com os superpoderes de Gilberto Kassab na campanha do ex-governador.

Tabelinha Embora Russomanno negue que a estratégia seja combinada com o PT, operadores de Fernando Haddad se aproximaram do PTB e ainda lamentam o fracasso das tratativas que buscavam fazer de Luiz Flávio D'Urso vice na chapa petista.

Queda livre O candidato do PRB sofreu um tombo anteontem, quando pedalava em Três Passos (RS). Levou vários pontos no braço e suspendeu sua agenda de ontem. "Os adversários não me derrubam nas pesquisas, mas um buraco cheio de areia me jogou no chão", ironiza Russomanno. Ele diz ter 22 bicicletas em sua garagem.

Flashback Em julho de 2008, Kassab, vencedor da eleição, tinha 11% das intenções de voto no Datafolha. Alckmin somava 32% e nem sequer foi ao segundo turno.

Estetoscópio A consolidação da saúde pública como problema central a ser enfrentado pelo novo prefeito, atestada pelo Datafolha, fará o marketing de José Serra reeditar na disputa municipal a estratégia da campanha presidencial de 2010, quando foi apresentado como o "melhor ministro da Saúde" do país.

Purificação Ao lado do ministro Alexandre Padilha (Saúde), Gabriel Chalita (PMDB) esteve ontem na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista. Participou do PHN, movimento criado pela Renovação Carismática Católica para "combater o pecado entre os jovens".

Vai ou racha Estrategistas dos dois principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte consideram que a eleição na capital mineira deve se resolver no primeiro turno, graças à extrema polarização entre Márcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT).

Olímpica Em seu programa semanal de rádio, Dilma Rousseff saudará hoje a delegação brasileira em Londres mencionando o programa Bolsa Atleta, considerado o maior do mundo no gênero. Dos 249 atletas do Brasil que participarão da Olimpíada, 111 recebem recursos federais pelo projeto. A presidente viaja amanhã para a abertura dos Jogos.

Tabu 1 Petistas reagiram ao conteúdo de e-mail enviado pelo STF para jornalistas, abrindo credenciamento para o julgamento da chamada "ação penal 470". No texto da mensagem, a assessoria do Supremo refere-se literalmente ao "mensalão", expressão contestada por Lula.

Tabu 2 "É juízo de valor", afirma um advogado que milita no caso. A queixa também recai sobre a TV Justiça, que exibirá as sessões previstas para terem início em 3 agosto. A emissora já adotou o termo em seus noticiários.

Na ponta... Na véspera do recesso, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresentou na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado um projeto que retira a cobrança do Luz para Todos da conta de energia do consumidor, que subsidia o programa. A proposta transfere o encargo para o Orçamento da União.

... do lápis Segundo cálculos do senador, o texto, se aprovado, significaria um impacto de 1,5% a mais nas contas públicas, mas uma economia de 15% nas contas de luz de consumidores e empresas.

Tiroteio

Logo veremos Serra se livrar de Kassab na campanha, como fez com FHC em 2002. Só o prefeito acha que seu governo é 'nota 10'.

DO DEPUTADO FEDERAL CARLOS ZARATTINI (SP), sobre o Datafolha que dá à gestão paulistana nota média de 4,4, a menor entre as capitais pesquisadas.

Contraponto

Carga pesada

Durante sessão da Câmara, na segunda-feira passada, Anthony Garotinho (PR-RJ) anunciava que entregaria aos membros da CPI do Cachoeira 68 kg de documentos com o que chamou de "provas contundentes" da relação do governador fluminense Sérgio Cabral (PMDB) com a construtora Delta. Miro Teixeira (PDT-RJ) pediu a palavra ao presidente, Marco Maia (PT-RS), e disse:

-Presidente, eu peço apenas ao deputado Garotinho que faça a gentileza de mandar entregar o material direto no meu gabinete. Eu já não tenho mais idade para carregar esse peso todo nas costas...

Nenhum comentário: