domingo, junho 17, 2012

A vacina de Dilma - DENISE ROTHENBURG


CORREIO BRAZILIENSE - 17/06

Quem deu uma pausa no dia a dia da CPI do Cachoeira e prestou atenção nos movimentos da presidente Dilma Rousseff percebeu suas apreensões. Nada a ver com a Delta, a turma do guardanapo na cabeça ou qualquer outro personagem que tenha passeado em Paris ou se sentado no banco dos depoentes da comissão. O que tem tirado o sono de Dilma é a economia. Não por acaso, passou a semana anterior à sua participação na cúpula das 19 maiores economias do mundo e da União Europeia, o G-20, tratando do tema. Pela primeira vez, chamou os governadores para uma reunião conjunta no Planalto. Dilma vê o PIB nacional derretendo e as obras paralisadas. Busca agora uma “vacina” para que a responsabilidade recaia sobre o cenário internacional e não sobre as falhas de gestão em sua própria equipe.

Esta semana, ela deu vários indícios de que fará tudo o que estiver ao seu alcance para que os brasileiros vejam os problemas nacionais apenas como reflexo externo. Afirmou pelo menos três vezes que não dá para comparar o Brasil a países onde o desemprego de jovens chega a 54%, caso da Grécia. Os discursos invariavelmente trazem embutidas citações diversas sobre a crise europeia. Na reunião dos governadores, por exemplo, lembrou que não há luz no fim do túnel da Europa. Em Belo Horizonte, questionou a eficiência do aporte de 100 bilhões de euros aos bancos espanhóis. Ou seja, reforça sempre que as medidas por lá não estão adiantando no sentido de debelar ou mesmo reduzir problemas.

Por falar em debelar…
Grande parte das citações de Dilma sobre a Europa faz levantar uma desconfiança no meio político a respeito de que o discurso dela é, no geral, uma vacina capaz de acabar ou amortecer críticas atuais e futuras. Afinal, ninguém, nem mesmo a oposição, mencionou que o Brasil chegará ao caos grego, com o desemprego de 54% de seus jovens. Ou seja, a presidente pedir que não se faça essa comparação, como fez recentemente, soa no mínimo estranho já que não se vê o Brasil nesse patamar. Afinal, pode-se dizer tudo da oposição, mas não que seus principais atores apostem contra o país, como às vezes, os petistas tentam fazer crer.

Algumas preocupações dos políticos sobre a eficiência do governo são reais. Esta semana por exemplo, o senador Blairo Maggi (PR-MT), que não pode ser classificado como um “doidinho da oposição”, lembrava que há um ano o Congresso Nacional aprovou a execução do trem de alta velocidade que ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro. O investimento previsto à época foi de R$ 30 bilhões. O senador considera que esses recursos, se separados para essa obra que não saiu do papel, deveriam ser destinados à construção de ferrovias e conclusão de outros projetos em andamento na área de infraestrutura. Ele não deixava de colocar a sua preocupação com a paralisia de obras importantes e com a escassez de recursos para fazer o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) andar a contento.

Por falar em papel…
Blairo levou para o plenário o que muitos na base do governo discutem nos bastidores: as obras por aqui estão devagar quase parando e é preciso dar novo fôlego à infraestrutura. Se há recursos — e a presidente não se cansa de dizer que o país tem força interna para debelar a crise —, a oposição agora tentará levar ao grande público a ideia de que o problema central do governo é mesmo a falta de gestão, ou seja, capacidade para fazer deslanchar os projetos. E é aí que Dilma trata de se vacinar para não permitir que os oposicionistas lhe tirem a imagem de grande gestora.

A sensação que se tem hoje, justiça seja feita, é que tanto Dilma quanto seus opositores têm razão em parte. A crise internacional, especialmente, na Europa, chega aos calcanhares dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ao ponto de a agência Standard & Poor’s ameaçar rebaixar o grau de investimento da Índia. Obviamente, o Brasil tem bases mais sólidas do que a Índia e não é possível dizer que se um tem problemas os outros também terão. Mas a preocupação da presidente em proteger e alertar é correta. Não por acaso, a cúpula dos cinco países tem um encontro hoje em Los Cabos, antes da reunião do G-20 para tentar afinar o discurso e os apelos à União Europeia para que tomem cuidado com os reflexos de suas medidas nos lugares do planeta que ainda seguram o desenvolvimento mundial.

Mas não dá para deixar de concordar com os oposicionistas que apontam falhas na gestão como responsáveis por atrasos em obras governamentais. Afinal, está na hora de o país definir melhor suas prioridades. O PAC hoje tem tanta obra e tanto penduricalho que é impossível cumprir tudo a contento. E, se continuar nessa batida, por mais que Dilma tente listar a demora com reflexos da burocracia ou da crise externa, ficará difícil manter o papel de gestora com G maiúsculo. Esse parece ser, por enquanto, o pomo da discórdia hoje entre governo e oposição. Resta saber quem vencerá essa guerra dos discursos. A presidente, com a máquina de governo e toda a atenção, leva vantagem.

A presidente tenta passar ideia de que os problemas nacionais são reflexo da crise internacional. A oposição tenta colocar a culpa na incompetência gerencial do governo. Ambos têm razão

Nenhum comentário: