segunda-feira, junho 18, 2012

TARTARUGA VAI LONGE - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 18/06

O governo brasileiro conseguiu pela primeira vez repatriar um patrimônio ambiental e histórico do país. É o fóssil de uma tartaruga de 20 centímetros que foi retirado da Chapada do Araripe, no Ceará, geoparque reconhecido pela Unesco. O animal foi encontrado no outro lado do planeta: Japão.

BAÚ BRASILEIRO

O geoparque cearense é um dos 37 que existem no mundo. Nele estão mais de um terço de todos os pterossauros (répteis alados) descritos no planeta e mais de 20 ordens diferentes de insetos fossilizados, com idade estimada entre 70 milhões e 120 milhões de anos.

DE VOLTA

Em geral, casos de repatriação envolvem recursos financeiros. Em outro episódio em que a Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, conseguiu trazer ativos de volta ao Brasil, e não dinheiro, foram recuperadas obras de arte do Banco Santos.

EM CASA

O prefeito Gilberto Kassab (PSD-SP) visitou José Dirceu recentemente em SP.

O encontro foi no apartamento do petista, no bairro Vila Mariana.

EM CASA 2

Kassab, que também visitou o ex-presidente Lula há alguns dias, está liderando alianças de seu partido, o PSD, com o PT em várias cidades do país. "Ele só não fechou conosco em lugares em que isso era impossível", diz um dirigente petista.

EM CASA 3

Nas conversas com Lula e o PT, Kassab repete informação que já deu a mais de um interlocutor. Pelas pesquisas qualitativas às quais já teve acesso, ele acredita que Fernando Haddad (PT-SP), adversário de José Serra (PSDB-SP) na eleição, chegará em agosto a um patamar de 15% a 18% das intenções de voto.

DIVINO DIVÃ

O centro universitário UDF, do grupo Cruzeiro do Sul, em Brasília, estuda implantar um curso de pós-graduação em psicologia cristã. A iniciativa bate de frente com o código de ética dos psicólogos. "A associação entre profissão e crença é contrária à própria concepção de psicologia", diz o presidente do Conselho Federal da categoria, Humberto Verona. O objetivo da instituição seria "acadêmico", afirma o coordenador da pós, Marcos Espindola.

DIVINO DIVÃ 2

O advogado Paulo Fernando Melo, professor no UDF, faz o planejamento do curso e não descarta convidar Marisa Lobo para dar aula. Ela é investigada pelo conselho do Paraná por se apresentar como "psicóloga cristã". Melo advoga para a psicóloga evangélica Rozângela Justino, repreendida em 2009 pelo conselho federal por oferecer auxílio para mudar a orientação sexual de gays.

QUESTÃO DE ELEGÂNCIA

O estilista Reinaldo Lourenço apresentou sua coleção de verão na São Paulo Fashion Week, na sexta, na Faap, em Higienópolis. Entre as convidadas, a empresária Maythe Birman. Já o desfile de Gloria Coelho, que teve na passarela as modelos Paula Mulazzani e Alicia Kuczman, aconteceu na Bienal do Ibirapuera. A socialite Carolina Andraus Miranda estava na primeira fila.

BATUTA

João Carlos Martins e Nasari Campos regeram o concerto da Orquestra Filarmônica dos Médicos do Hospital Albert Einstein. O presidente do hospital, Claudio Lottenberg, estava na plateia.

PARA POUCOS

A banda australiana Tame Impala fará show em SP em agosto. Ela se apresentará na festa "Mixtape Multishow", para convidados.

FORA DE MODA

A moda ainda não emplacou na Lei Rouanet. O Ministério da Cultura regulamentou, em dezembro, a captação de incentivos fiscais para o setor. Desde então, registrou a inscrição de sete projetos. Aprovou cinco.

FALE COM ELES

O Instituto Cervantes fará testes de nível de espanhol e concurso de bolsas de estudos para o público que participar do Dia do Espanhol. O evento celebra a presença da cultura hispânica em SP e é realizado no mesmo dia em outras 78 cidades do mundo. A festa, no dia 23, terá atrações infantis e shows na av. Paulista. Das 10h às 21h.

PELA GRAÇA
Após atuar sozinho na peça "Minha Mãe É uma Peça", Paulo Gustavo está em cartaz até o dia 27 com o espetáculo de humor stand-up "Hiperativo", sobre escolhas e medo de avião, no Teatro Frei Caneca. Ele faz solo com uma série de personagens "sem trocar de roupa nem usar maquiagem".

No palco, Paulo brinca com sua vida afetiva: "Quando saio com os amigos bonitos, tenho que esperar eles pegarem alguém para poder pegar a rebarba. Conquisto mais pelo humor do que pela beleza".

CURTO-CIRCUITO

Rafinha Bastos é o DJ convidado na festa "Nervosa", hoje, no clube Caravaggio, no centro, às 22h. 18.

O cantor Pélico se apresenta hoje no Festival Esporte Clube Lira Contemporânea, em Pinheiros, às 23h. Classificação: 18 anos.

O livro "Dignidade", sobre o trabalho da ONG Médicos Sem Fronteiras, terá lançamento hoje, no Teatro Eva Herz, às 19h.

A loja Fotospot faz hoje coquetel de inauguração, no shopping Iguatemi.

Maurice Strong, mentor da ECO-92, participa de reza coletiva para que as decisões na Rio+20 saiam do papel. Na Aldeia Nova Terra, na quarta, no Rio.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA

Nenhum comentário: