domingo, junho 10, 2012

Na garganta - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 10/06

Os dirigentes da OAB estão em pânico com a votação de projeto que acaba com o exame da Ordem. Alegam que o mercado de 700 mil advogados será inundado com milhões de novos profissionais. As comitivas que vão ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), ouvem cobras e lagartos do presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcanti. Os líderes partidários não engolem discurso de Ophir, na posse de Ayres Brito no STF, proclamando: "O Congresso tornou-se um pântano".

O que ficou para trás
A menos de dois meses do julgamento do mensalão, policiais federais que atuaram nas investigações lembram que muitas coisas que reforçariam a denúncia contra os réus não foram adiante. Na época, não se autorizou buscas nas casas do ex-ministro José Dirceu, do ex-presidente nacional do PT José Genoino, e do publicitário Marcos Valério. A PF queria ouvir o presidente Lula, mas a PGR segurou o pedido. Interceptações telefônicas não foram permitidas, assim como investigações no Banco do Brasil e rastreamento de contas no exterior. "Se tiver absolvição, lavo as minhas mãos", disse um dos agentes envolvidos.

"Por muitos anos disseram que o PSDB era um partido paulista, mas foi o PT paulista que acabou de invadir as eleições
em Recife” — Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB

BOAS PRÁTICAS. A presidente Dilma irá premiar 169 empresários, na próxima quinta-feira, em solenidade no Planalto, com o selo "Boas Práticas na cana-de-açúcar". O setor enfrentava problemas sérios, como trabalho escravo e analfabetismo. Há três anos, no governo Lula, 300 das 413 usinas assinaram voluntariamente compromisso de melhorar as condições de trabalho. Coube ao ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) coordenar a auditoria e fiscalização das empresas, agora premiadas.

Escolta
O ministro Joaquim Barbosa (STF) passou a andar com escolta policial há duas semanas. Não tem relação com o fato de ser o relator do processo do mensalão, garante. Mas porque é vice-presidente do Supremo.

Recomendação
Esta é a primeira vez que Joaquim Barbosa anda escoltado. Está no STF desde 2003. Queria recusar a oferta, mas o presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, recomendou a Barbosa que não declinasse.

Renegociação com investimentos
Aproveitando a onda de votações no Congresso de projetos relacionados ao Pacto Federativo, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) propõe alternativa que pode encerrar os desentendimentos entre estados e União no pagamento de antigos débitos. O percentual, que varia de 13% a 16%, a depender da região, passaria a 8%. Os estados, por sua vez, se comprometeriam com o governo a aplicar o dinheiro proveniente da diferença em um plano de investimentos.

Um dia vai
Depois dos depoimentos dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF), a CPI do Caso Cachoeira vai, enfim, votar a convocação do ex-diretor do Dnit Luiz Antônio Pagot. Nove requerimentos pedem sua oitiva.

Na fila
Requerimentos pedindo a convocação de mais de 40 pessoas aguardam na fila para serem votados pela CPI. A depender dos integrantes da comissão, até a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, será chamada.

PÓS-CONFERÊNCIA: O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) cumprirá à risca acerto com o governo: votará relatório do Código Florestal só dia 10 de julho.

RURALISTAS: Muda o comando da Frente Parlamentar da Agropecuária. Sai o deputado Moreira Mendes (PSD-RO) e entra Homero Pereira (PSD-MT).

O SENADOR Pedro Taques (PDT-MT) quer que as minorias no Congresso possam pedir urgência nas votações, deixando de ser atribuição exclusiva dos presidentes da Câmara e do Senado. 

Nenhum comentário: