quarta-feira, junho 06, 2012

Gilmar e o PT - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 06/06

Reação do ministro Gilmar Mendes (STF) ao documento da assessoria do PT sobre os citados na investigação da PF: "Não é um fato normal. É coisa de canalha, de gângster mesmo. Passar isso (o conteúdo das escutas da PF) para a mídia é coisa de fascistas. Eles (os petistas) estavam extorquindo o Toffoli e o Fux (ministros do STF). Oprimindo os dois. Estou indignado com essa estória de Berlim. Não vamos tratar como normal o que não é normal. Estamos lidando com bandidos."

Dilma manda ministros gastarem
A presidente Dilma está dando a seguinte orientação para o governo: pisem no acelerador e turbinem obras e projetos em execução. Anteontem, no Planalto, esse foi o recado transmitido aos ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Fernando Bezerra (Desenvolvimento Regional). Para estimular o mercado interno, e com o critério de privilegiar o que tem impacto na economia, a presidente pediu aos ministros uma lista de obras, projetos e programas que tenham impacto nos mercados consumidor e de trabalho. O objetivo é melhorar o desempenho da economia no segundo semestre.

"Se ele não está no laranjal do Cachoeira, ele tem um laranjal próprio” — Onyx Lorenzoni, deputado federal (DEMRS), sobre o empresário Walter Paulo Santiago

O CÓDIGO FLORESTAL E A RIO+20. O governo pediu aos líderes aliados que segurem a tramitação da MP do Código Florestal. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) defendeu junto aos líderes do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), na foto, que fique tudo parado até o final da Rio+20. Na avaliação do Planalto, mexer nesse assunto agora seria retomar um conflito com grande potencial de repercussão internacional negativa.

Crise e eleição
O Ministério da Saúde anuncia hoje a liberação de mais de R$ 1 bilhão para os municípios construírem Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Atendimento. Os prefeitos vão assumir projeto, licitação e construção.

Blá-blá-blá
Mesmo que o Senado vote a PEC do Voto Aberto, a mudança não deve ser aprovada a tempo de valer para o caso do senador Demóstenes Torres (GO). Ocorre que ela tem de ser apreciada em dois turnos na Câmara e no Senado.

Nos bastidores do PSDB
Está em curso no PSDB operação para evitar que o partido substitua a atual direção nacional. Contando com a simpatia do presidente tucano, deputado Sérgio Guerra (PE), e do líder na Câmara, Bruno Araújo (PE), trabalha-se nos bastidores por uma nova prorrogação do mandato da atual Executiva do partido. O argumento usado contra a alternância no poder é que não há um nome novo capaz de unir os tucanos.

Não pode mais
O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), ameaçou o empresário Walter Paulo Santiago com voz de prisão. Mas desde 2000, quando o STF julgou o Mandado de Segurança 236252/DF, que as CPIs perderam essa prerrogativa.

Telemarketing
Empenhada no êxito da Conferência Rio + 20, nos últimos 40 dias, a presidente Dilma ligou para chefes de Estado de todos os continentes. Segundo o Itamaraty, dos 193 países-membros da ONU, cerca de 102 confirmaram presença.

TIROTEIO. Os aliados do governador Marconi Perillo (PSDB-GO) acusam o senador Demóstenes Torres (GO) de não ter declarado à Justiça Eleitoral pagamentos feitos ao radialista Luiz Carlos Bordoni.

A ASSESSORIA do senador confirma que o programa de rádio de Demóstenes foi gravado por Bordoni, mas alegou que, pelo acerto das campanhas majoritárias, esse pagamento foi feito pelo caixa do governador.

SECRETÁRIO de governo em Brasília, Wilmar Lacerda (Administração) comanda a força-tarefa criada pelo governador Agnelo Queiroz para defendê-lo na CPI.

Nenhum comentário: