quinta-feira, junho 21, 2012

Água e óleo - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 21/06

O episódio Luiza Erundina-Paulo Maluf evidenciou fissura na campanha de Fernando Haddad. O braço executivo, a cargo do PT paulistano, e o núcleo político, Lula à frente, não se entendem. Petistas da capital, que cuidam da parte operacional, se queixam da atuação dos "estrangeiros", como Luiz Marinho e Edinho Silva, incumbidos de tratar com aliados. A eles é atribuída a malsucedida aproximação com Gilberto Kassab e a ideia de levar o Lula à histórica foto com Maluf.

Climão Erundina terá novo encontro com o PT no dia 29. A ex-prefeita é uma das homenageadas no evento que a liderança petista na Câmara de São Paulo promoverá para celebrar 30 anos da sigla no Legislativo. A ideia é reunir os 54 vereadores que se elegeram pelo partido.

Malufaram 1 O PP de Paulo Maluf se coligará com os petistas em três praças da Grande SP consideradas estratégicas por Lula: São Bernardo, Santo André e Osasco.

Malufaram 2 Apesar do namoro com o PT, pepistas se associaram ao PSDB em Taboão da Serra, Itapevi e São José dos Campos. "Foi um pedido do governador Geraldo Alckmin", diz o secretário-geral da sigla, Jesse Ribeiro.

Nada feito O pleito inicial de Maluf era a Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades, desde o primeiro mandato de Lula sob o comando da petista Inês Magalhães. Dilma Rousseff mandou dizer que nada feito.

Meio a meio Novo lote de inserções de propaganda na TV do PSDB-SP, no ar a partir de amanhã, terá 47 pré-candidatos a prefeito, inclusive José Serra, dividindo espaço com Alckmin. O governo pretendia usar o espaço apenas para divulgar obras.

Tô fora Ferrenho opositor do "chapão" com o PSD, João Câmara redigiu carta de renúncia à vice-presidência do PSDB da capital e deve entregá-la hoje. A iminente saída abre caminho para a coligação proporcional desejada por Serra e Gilberto Kassab.

Sufoco Observadores dos lances pré-convenções em São Paulo atribuem a volta do PTB ao leilão de alianças à pressão dos candidatos a vereador, em pânico com o 1% de Luiz D'Urso nas pesquisas.

Só nós? Peemedebistas reagiram nos bastidores à revelação sobre doações ocultas da Delta repassadas pelo diretório nacional a candidatos de 2010. Eles disseram que a construtora, alvo da CPI do Cachoeira, também doou para diversos partidos, incluindo o PT, e atribuem a divulgação a fogo amigo.

Cotação Nem Izabella Teixeira (Meio Ambiente), nem Antonio Patriota (Relações Exteriores). Quem ganhou pontos no Planalto com o acordo da Rio+20 foi Luiz Figueiredo, negociador-chefe do Brasil no evento.

Viva o verde Marcelo Lelis, pré-candidato do PV à Prefeitura de Palmas (TO), terá o apoio do PSD da senadora Kátia Abreu, expoente da bancada ruralista e uma das principais defensoras do polêmico Código Florestal.

PhD O ministro Aloizio Mercadante designou o assessor especial Carlos Ramiro de Castro para negociar a greve nas universidades federais, que atinge 55 instituições. Ramiro chegou a ter os bens penhorados por danos à cidade de São Paulo em greve de professores quando comandou a Apeoesp.

Conta cara O Sindifisco estima em R$ 150 milhões ao dia a perda de arrecadação de impostos do governo com as operações padrão e crédito zero, deflagradas pelos auditores fiscais na segunda-feira. Em 2011 a arrecadação aduaneira de impostos foi de cerca de R$ 77 bilhões.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Crítica do 'ambientalismo de fantasia', Dilma fantasiou os resultados da Rio+20, enxergando avanços em meras intenções."

DO DEPUTADO FEDERAL CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre o discurso no qual a presidente defendeu a erradicação da pobreza como meta da conferência.

contraponto

Melhor prevenir

Antonio Carlos de Almeida Castro, advogado de Demóstenes Torres (sem partido-GO) que obteve liminar no STF garantindo mais tempo de defesa ao senador, entrava no Conselho de Ética da Casa na segunda-feira quando foi saudado em voz alta por Ciro Nogueira (PP-PI):

-Kakay, quero lhe contratar com antecedência, pagando em prestações, para se precisar no futuro.

Nogueira, que se encontrou em Paris com o dono da Delta, Fernando Cavendish, emendou:

-Sei que não vou precisar, mas depois dessa liminar quero você comigo!

Nenhum comentário: