terça-feira, maio 22, 2012

Efeito do dólar alto - MIRIAM LEITÃO


O GLOBO - 22/05

O dó­lar co­me­çou a su­bir e era is­so que o go­ver­no bus­ca­va. No en­tan­to, o Ban­co Cen­tral ven­deu re­ser­vas na sex­ta-fei­ra pa­ra evi­tar al­tas aci­ma de R$ 2,00. O dó­lar pro­vo­ca vá­rios pro­ble­mas quan­do cai ou quan­do so­be, e de­sor­ga­ni­za a eco­no­mia quan­do fi­ca ins­tá­vel e in­cer­to. Al­gu­mas em­pre­sas ga­nham com o real des­va­lo­ri­za­do, mas ou­tras per­dem. Pa­ra a Pe­tro­bras, fi­ca­rá mais di­fí­cil man­ter a ga­so­li­na no mes­mo pre­ço que ven­de às dis­tri­bui­do­ras.

De maio de 2009 a fe­ve­rei­ro de 2012, o con­su­mo de ga­so­li­na au­men­tou 76%. A al­ta do dó­lar co­lo­ca a em­pre­sa es­ta­tal nu­ma si­tua­ção ca­da vez mais es­tra­nha por não po­der ele­var o pre­ço do pro­du­to que for­ne­ce às dis­tri­bui­do­ras, se­jam elas do seu pró­prio gru­po ou con­cor­ren­tes. O pre­ço dos de­ri­va­dos tem a ver di­re­ta­men­te com o cus­to da ma­té­ria-pri­ma e a co­ta­ção do dó­lar. Quan­do os dois so­bem e a em­pre­sa não po­de me­xer no pre­ço in­ter­no, o pre­juí­zo au­men­ta.

Há mui­to tem­po ela tem ven­di­do in­ter­na­men­te a um pre­ço me­nor do que com­pra lá fo­ra, mas pe­lo me­nos o dó­lar bai­xo a aju­da­va a re­du­zir o cus­to. Há o ris­co ain­da de o pe­tró­leo su­bir até ju­lho, pe­la pro­xi­mi­da­de da da­ta do boi­co­te da Eu­ro­pa ao pro­du­to do Irã. Se o dó­lar per­ma­ne­cer nes­te pa­ta­mar, a ma­té­ria-pri­ma su­bir e o con­su­mo con­ti­nuar cres­cen­do co­mo nos úl­ti­mos tem­pos, a si­tua­ção fi­ca­rá com­pli­ca­da pa­ra a es­ta­tal.

Ela tam­bém é ex­por­ta­do­ra e ga­nha com as ven­das ao mer­ca­do ex­ter­no pe­la ele­va­ção tan­to do dó­lar quan­to do pre­ço do pe­tró­leo, mas es­se de­se­qui­lí­brio no pre­ço do seu prin­ci­pal pro­du­to, so­ma­do ao au­men­to do con­su­mo, vem atin­gin­do as con­tas da em­pre­sa.

Se o pre­ço for cor­ri­gi­do, a in­fla­ção se­rá im­pac­ta­da por­que com­bus­tí­vel tem um pe­so al­to em to­dos os ín­di­ces. A cri­se do álcool - com em­pre­sas dei­xan­do de moer ca­na, ven­den­do, ou in­ter­rom­pen­do suas ati­vi­da­des - au­men­ta o ris­co de os com­bus­tí­veis pe­sa­rem na in­fla­ção.

Há efei­tos da al­ta do dó­lar que o go­ver­no aguar­da­va an­sio­sa­men­te. A con­ta tu­ris­mo, por exem­plo, que es­ta­va abrin­do um dé­fi­cit ca­da vez maior, ten­de a re­du­zir o ver­me­lho. Me­nos bra­si­lei­ros via­ja­rão, e os que via­ja­rem com­pra­rão me­nos no ex­te­rior. Ha­ve­rá me­nos in­cen­ti­vo à en­tra­da de pro­du­tos im­por­ta­dos pa­ra con­cor­rer com os pro­du­zi­dos aqui, e os ex­por­ta­do­res te­rão uma re­cei­ta maior nas ven­das ao ex­te­rior.

No mun­do glo­ba­li­za­do, no en­tan­to, mes­mo os pro­du­tos que a in­dús­tria fa­bri­ca no Bra­sil são im­pac­ta­dos ne­ga­ti­va­men­te quan­do o dó­lar so­be. As ma­té­rias-pri­mas e os in­su­mos su­bi­rão. E não ape­nas os im­por­ta­dos. Há mer­ca­do­rias que são co­ta­das pe­lo pre­ço ex­ter­no, e, por is­so, mes­mo sen­do fei­tas aqui pa­ra se­rem for­ne­ci­das pa­ra as em­pre­sas da­qui, te­rão ele­va­ção de pre­ços.

As ex­por­ta­do­ras lí­qui­das, co­mo a Va­le, te­rão van­ta­gens com a al­ta do dó­lar, mas em ge­ral as gran­des em­pre­sas têm um ba­lan­ço de per­das e ga­nhos mais com­ple­xo do que pa­re­ce à pri­mei­ra vis­ta.

O dó­lar su­biu 9% até ago­ra, no ano. A al­ta não é tão ex­pres­si­va, mas on­tem a moe­da ame­ri­ca­na ce­deu no res­to do mun­do, com um pe­que­no alí­vio na aver­são ao ris­co, mas aqui con­ti­nuou em al­ta. O go­ver­no bra­si­lei­ro fe­chou vá­rias por­tas de en­tra­da da moe­da ame­ri­ca­na, quan­do a co­ta­ção es­ta­va mui­to bai­xa, e ago­ra o equi­lí­brio da co­ta­ção de­pen­de mais di­re­ta­men­te da atua­ção do Ban­co Cen­tral. Além dis­so, on­tem o pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, Ale­xan­dre Tom­bi­ni, dis­se que a al­ta do dó­lar não preo­cu­pa. Is­so re­for­çou a apos­ta num pa­ta­mar mais al­to da moe­da ame­ri­ca­na.

A ins­ta­bi­li­da­de de­ve con­ti­nuar por­que o mun­do es­tá pas­san­do por um mo­men­to de ele­va­ção da in­cer­te­za. Os ris­cos da pos­si­bi­li­da­de de a Gré­cia sair do eu­ro não es­tão com­ple­ta­men­te con­ta­bi­li­za­dos. Con­si­de­ra­va-se que após o acor­do de re­ne­go­cia­ção da dí­vi­da com os ban­cos o pior já ti­ves­se pas­sa­do. Há ins­ta­bi­li­da­de em ou­tros paí­ses.

Por en­quan­to, o que as em­pre­sas di­zem é que o ní­vel da moe­da ame­ri­ca­na não é preo­cu­pan­te, mas, aci­ma dis­so, ou por lon­go pe­río­do, tu­do co­me­ça­rá a ser re­vis­to: pre­ços e pro­je­tos de in­ves­ti­men­tos. Foi is­so que dis­se on­tem a Am­bev, por exem­plo. As em­pre­sas se­rão afe­ta­das di­fe­ren­te­men­te pe­la al­ta do dó­lar de­pen­den­do da área da eco­no­mia em que es­te­jam atuan­do. Mas não há se­tor que não se­ja afe­ta­do por um mo­vi­men­to de des­va­lo­ri­za­ção do real.

Che­gou o mo­men­to que o go­ver­no bus­cou du­ran­te tan­to tem­po: um real mais des­va­lo­ri­za­do. Is­so sig­ni­fi­ca­rá, no en­tan­to, uma pres­são maior de pre­ços, uma di­fi­cul­da­de ex­tra de man­ter a ga­so­li­na no mes­mo pa­ta­mar, e um en­ca­re­ci­men­to das dí­vi­das das em­pre­sas.

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