sexta-feira, maio 18, 2012

Arquivo confidencial - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 18/05


O escândalo que envolve o setor de aprovação de empreendimentos imobiliários da administração de Gilberto Kassab paralisou a Câmara paulistana. Desde que a Folha revelou a evolução patrimonial de Hussain Aref Saab, que adquiriu 106 imóveis no período em que esteve na prefeitura, a base governista esvazia sistematicamente as sessões de comissões e o plenário a fim de evitar o bombardeio da oposição e a convocação de assessores do governo para depor.

Emissários de Aref fizeram chegar à gestão indicativos de que ele estaria se sentindo abandonado e disposto a trazer à tona passivo de sete anos no posto.

Deixa comigo Embora José Serra procure se desvincular da escolha de Aref, decreto assinado por ele em 1º de janeiro de 2005 avocava para o prefeito a nomeação e exoneração de todos os titulares de cargos em comissão na administração direta e nas autarquias e fundações.

Veja bem Em defesa do pré-candidato, tucanos afirmam que, em casos excepcionais, secretários poderiam se responsabilizar pelas contratações. O titular da Habitação era Orlando de Almeida Filho, da cota de Kassab.

Espelho meu Com visual repaginado após intervenção do cabeleireiro Celso Kamura, a perda de 8 kg e o novo guarda-roupa, o pré-candidato petista à prefeitura ganhou de adversários o apelido de "Fernando Vaidade".

Pensão completa Depois de tomar café da manhã com Haddad, dirigentes do PC do B se encontraram ontem, na hora do almoço, com Gabriel Chalita. A cúpula do PMDB ficou animada com a possibilidade de aliança em São Paulo e outras cidades.

Oremos Faixa exibida ontem no evento em que o DEM anunciou apoio a Serra: " Democratas Católicos pela Vida esperam que o próximo governo da capital respeite a inviolabilidade da vida humana desde a fecundação".

Sinais 1 O PT dá como certa a atuação do ministro Dias Toffoli no julgamento do mensalão. "Ele acabou de votar na questão de ordem apresentada pelo Joaquim Barbosa", diz um petista.

Sinais 2 Réus do mensalão lembram que Ricardo Lewandowski, revisor do processo, foi o único a rejeitar o crime de formação de quadrilha contra o ex-ministro José Dirceu quando o STF acatou a denúncia, em 2007.

Abafa Integrantes da CPI atribuem à pressão de parlamentares ligados à Delta o fato de o ex-presidente da construtora Fernando Cavendish ter sido poupado. Ele estaria mandando recados de que pode falar nos bastidores.

Non grata O duro discurso do ex-ministro Nelson Jobim em evento do PMDB ontem, acusando o partido de "se curvar" ao PT, constrangeu a cúpula. "Esse ex-ministério fez mal ao Jobim'', ironizou um peemedebista.

Visitas à Folha Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Haroldo de Macedo Ribeiro, Antonio Augusto Martins César e Felipe Bandeira de Mello, assessores, Affonso de Alencastro Massot e Antonio de Moraes Mesplé, respectivamente chefe e vice-chefe do escritório do Itamaraty em SP, e Tovar da Silva Nunes, chefe da assessoria de imprensa.

Sergio Barroso, secretário extraordinário para a Copa em Minas Gerais, visitou ontem a Folha. Estava com Juliana Alvim, assessora de comunicação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Fernando Haddad parece estar muito desorientado: o verdadeiro apagão que vem ocorrendo em São Paulo é o da sua candidatura, que não decola."

DO SECRETÁRIO PAULISTA DE HABITAÇÃO, SILVIO TORRES, sobre a expressão "apagão dos transportes", adotada pelo pré-candidato do PT à prefeitura para atacar os governos do PSDB no início de sua campanha.

contraponto

Tudo em família

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Domingos Dutra (PT-MA), participava de audiência pública sobre o trabalho escravo na semana passada quando destacou aos presentes sua condição de único parlamentar de origem quilombola presente e, para surpresa de todos, com 28 irmãos por parte de pai.

Diante da revelação, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), brincou com o colega:

-Então está explicado, Dutra, porque o senhor consegue sempre votações tão expressivas no Maranhão!

Nenhum comentário: