quinta-feira, abril 19, 2012

TURMA NOVA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 19/04/12



O Tribunal de Justiça de SP vai contratar mil novos funcionários, a maioria deles escreventes e oficiais de Justiça. Para isso, conta com verba extra de R$ 29,5 milhões liberada pelo governo de SP.

TURMA 2
As contratações, segundo o presidente da corte, Ivan Sartori, servirão para preencher vagas de escreventes que passarão a ser assistentes judiciários. Recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou a criação de 2.199 vagas desta função.

RACHA
Mais um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) diverge em relação à possibilidade de a corte apressar o julgamento do mensalão, como quer seu novo presidente, Carlos Ayres Britto. O decano do tribunal, Celso de Mello, já declarou a interlocutores que fazer mutirão para o caso seria uma perversão do devido processo legal, pois poderia beneficiar uma das partes -a acusação.

RACHA 2
Na discussão entre os ministros Gilmar Mendes, que quer apressar o mensalão, e Ricardo Lewandowski, que é relator-revisor e sinaliza que pode levar mais tempo para liberar o caso, Celso de Mello ficou ao lado do segundo.

PLACAR
Nas contas de quem acompanha o mensalão com lupa, quatro ministros querem apressar a votação: Ayres Britto, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa e Cezar Peluso. Os outros sete ou defendem, nos bastidores, o adiamento para 2013 ou são indiferentes ao calendário.

EU VOTO, SIM
E o ministro José Antônio Dias Toffoli sinaliza que votará no caso, embora já tenha advogado para o PT. Em jantar na Fiesp, na segunda, disse numa roda: "Todos os ministros do STF que receberam a denúncia do mensalão foram indicados pelo Lula". Depois de nomeado, argumenta, o magistrado não tem compromisso com quem apoiou a sua indicação.

PORTA ERRADA
Justiça negou a exceção de suspeição de Edemar Cid Ferreira, ex-dono do banco Santos, contra o administrador da massa falida da instituição, Vânio Aguiar.

JUROS
O empresário Jorge Gerdau diz concordar com a presidente Dilma Rousseff, que tenta forçar uma baixa dos juros bancários. "A presidenta tem um posicionamento correto. A tendência do juro do Brasil tem que ir numa caminhada ao encontro dos juros mundiais. O debate vai nos levar a ter um patamar de juro competitivo no mundo", disse ele à coluna.

FOI ASSIM
Depois do Tremendão, a Ternurinha: a cantora Wanderléa está fechando contrato com a editora Record para lançar sua autobiografia. O livro deve sair neste ano.

MEU NOME É GAL
O novo show de Gal Costa, "Recanto", já tem data para estrear em São Paulo: dias 24 e 25 de maio no HSBC Brasil.

As apresentações têm direção de Caetano Veloso.

VOU NÃO, QUERO NÃO
O italiano Cesare Battisti, que ficou quatro anos preso no Brasil, cancelou o lançamento de seu livro "Ao Pé do Muro", que aconteceria ontem em SP. Ligou para a Livraria da Vila um dia antes avisando. E não remarcou.

PEDALA
Ativistas da campanha Floresta Faz a Diferença vão se mobilizar de bicicleta, em São Paulo, no domingo, para protestar contra a votação do Código Florestal. Duas rotas ciclísticas, partindo do metrô Santana e da avenida Paulista, levarão a uma discussão sobre o tema no parque da Juventude.

OS MEUS CABELOS
A apresentadora Sabrina Sato, a cantora Claudia Leitte e a modelo Fernanda Motta foram ao lançamento do livro "Cabelo de Estrela", de Marco Antonio de Biaggi, no restaurante A Bela Sintra.

MARTELO DO BEM
As atletas Fofão e Ida, do vôlei, e a apresentadora Carol Castelo Branco estiveram anteontem na Casa Petra, em São Paulo, onde ocorreu o leilão do Instituto Escola do Povo, que tem como padrinho o cabeleireiro Wanderley Nunes.

CURTO-CIRCUITO

A exposição "Olhares Urbanos", de Wilson Tafner, fica em cartaz até o dia 28 no Conjunto Nacional.

O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, comemora aniversário amanhã, no Jockey Club. Pede doações às Obras Sociais Dom Bosco.

A cantora Izzy Gordon apresenta músicas de seu novo disco, "Negro Azul da Noite", hoje, às 19h30, na Livraria Cultura do shopping Bourbon Pompeia. Classificação etária: livre.

O restaurante Tre Bicchieri recebe hoje prêmio da Accademia Italiana della Cucina.

O designer brasileiro Pedro Franco participa hoje de mesa-redonda no Salão Satélite, em Milão.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: