quinta-feira, abril 19, 2012

Baixar a bola - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 19/04/12

O ex-presidente Lula trabalha para esvaziar a reunião de governadores sobre a dívida dos estados. Lula avalia que o encontro de hoje vai dar um palanque para que os governadores pressionem a presidente Dilma. Eles cobram mais recursos já para investimentos. Ele procurou governadores e até o presidente do Grupo de Trabalho sobre a Dívida dos Estados, o ex-líder Cândido Vaccarezza (PT-SP). "O governo está fazendo confusão. Nós vamos ouvir. Não vamos decidir", diz Vaccarezza.

A carroça na frente dos bois
A sucessão na presidência da Câmara só vai ocorrer em fevereiro do ano que vem. Mas o líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), não pensa em outra coisa. Por isso, na noite de anteontem, na casa do deputado Luiz Pitman (PMDB-DF), ele reuniu 52 deputados do partido. Henrique disse que é candidato a presidir a Câmara e que decidiu antecipar as negociações com os partidos governistas, mas antes queria comunicar sua decisão e obter o aval da bancada. A vice-presidente da Casa, Rose de Freitas (PMDB-ES), que sonha suceder ao atual presidente, Marco Maia (PT-RS), não compareceu ao encontro pró-Henrique.

"Estou frustrado, dá vontade de ir embora” — Ricardo Ferraço, senador (PMDB-ES), relator da Reforma Administrativa, rejeitada pela CCJ do Senado

O DIA D. O senador Demóstenes Torres (GO) vai saber seu destino no dia 3 de maio. Será nessa data que o senador Humberto Costa (PT-PE), na foto, pretende apresentar seu relatório ao Conselho de Ética, pedindo a cassação ou não do mandato do goiano. Depois, caberá aos senadores do órgão decidir se acolherão ou não o parecer. Para a votação do relatório, não há prazo regimental. O voto no conselho é aberto.

O conto de Miami
O contraventor Carlinhos Cachoeira está deprimido. Preso com a deflagração da Operação Monte Carlo, está arrependido por ter confiando na promessa de que os aparelhos Nextel, distribuídos para a quadrilha, eram à prova de grampo.

Medusa
Quando o senador Demóstenes Torres (GO) entrou no plenário ontem, enquanto cumprimentava alguns, outros caíram fora discretamente. O líder do PT, Walter Pinheiro (BA), foi se esconder na sala do cafezinho dos senadores.

A volta do cipó de aroeira
Os senadores que integram o grupo comandado pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), estão rindo de orelha a orelha. Argumentam que a presidente Dilma estava tentando deslocar o centro do poder na Casa ao nomear o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) líder do governo. Agora, com a criação da CPI, Renan e Sarney voltam ao centro da articulação política, pois eles têm votos.

Mui amigo
O procurador de Justiça de Goiás Benedito Torres, irmão de Demóstenes Torres, anda dizendo por aí que achava que estava fazendo um favor para o irmão e não para o crime organizado. A relação entre eles está estremecida.

Medo
O ex-presidente Lula não pretende ir a muitos municípios nestas eleições. Está em pânico com a possibilidade de ficar sem voz no meio de um comício. Vai priorizar a gravação de depoimentos para serem veiculados na televisão.

O PSDB não quer a deputada Iris Resende (PMDB-GO) na CPI do contraventor Carlinhos Cachoeira. O seu marido, o ex-governador Iris Resende, é adversário do governador Marconi Perillo (PSDB).

A SEMELHANÇA física entre Carlinhos Cachoeira e o senador Pedro Taques (PDT-MT) virou piada. O senador Welligton Dias (PT-PI) brincou: "Agora não posso nem aceitar um refrigerante vindo de você."

O MINISTRO Aloizio Mercadante fala sobre a CPI: "Não é meu papel nem minha competência funcional criar uma CPI. Minha vida no Parlamento está encerrada. Estou focado no Ministério da Educação." 

Nenhum comentário: