terça-feira, abril 10, 2012

Tragado na cachoeira - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 10/04/12

O amplo leque de relações do contraventor Carlinhos Cachoeira fez sua primeira vítima no Planalto. O subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto, vai deixar o cargo. Orientada pela presidente Dilma, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) vai afastar o auxiliar. Mesmo Noleto não sendo integrante da organização de Carlinhos Cachoeira, há registro de um contato, por telefone, entre Noleto e o número dois de Cachoeira, Wladimir Garcez. As aparências falam mais alto.

O PSDB não quer saber de CPI
A exemplo dos petistas e contrariando suas declarações públicas, os tucanos também não têm simpatia por uma CPI sobre a Operação Monte Carlo. Um integrante da Executiva Nacional revelou que não interessa a eles submeter o governo de Goiás a uma investigação, pois isso poderia paralisar seu governo. Na semana passada, Perillo leu um relatório reservado da Polícia Federal, para integrantes da direção nacional, que diz: "Não há elementos mínimos que demonstrem a participação da autoridade supracitada na organização...". Mas as bancadas estão inquietas e temem a contaminação da sigla, em ano de eleição municipal.

"A investigação até agora só mostrou uma ponta do iceberg. Falta a ponta privada e a do Poder Judiciário” — Jilmar Tatto, líder do PT na Câmara (SP)

SENAI TURBINADO. O presidente da CNI, Robson Andrade, vai anunciar na sexta-feira, em solenidade com a presença da presidente Dilma, o novo Senai. A entidade investirá R$ 1,9 bilhão na construção, até 2014, de 53 centros de formação profissional, na instalação de 23 institutos de inovação e 38 institutos de tecnologia. O objetivo do Senai é chegar a 2014 com 4 milhões de alunos matriculados em seus cursos profissionalizantes. No ano passado eram 2,4 milhões de estudantes.

Ele tem a força
Há duas CPIs para serem instaladas na Câmara: a da Privataria e a do Carlinhos Cachoeira. Ambas do deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP). O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), vai decidir se há ou não fato determinado.

Ufa!
O PSDB comemora. O decreto que legaliza os caça-níqueis, assinado pelo governador Marconi Perillo, era de renovação. O decreto original foi editado pelo ex-governador Maguito Vilela (PMDB). O fato ocorreu em outros estados.

Responsabilidade compartilhada
Os ministérios do Meio Ambiente e da Saúde e a Anvisa preparam nova legislação sobre resíduos sólidos. O governo quer que as empresas industriais e comerciais assumam a tarefa de recolher embalagens usadas (em postos de gasolina) e remédios vencidos (nas farmácias). Os consumidores também seriam chamados a devolver o que foi descartado. Há resistências no setor produtivo às mudanças, devido ao custo operacional

A promessa
A presidente Dilma se comprometeu com a área da Educação a destinar 10% do PIB para o setor. Mas relatório de comissão da Câmara fixou em 7,5%. A bancada do setor vai hoje tratar do tema com o ministro Guido Mantega (Fazenda).

No olho do dragão
Ex-conselheiro do Cade, Fernando Furlan está voltando ao país. Na quarentena, fez um pós-doutorado em Direito do Comércio Internacional na Universidade de Macau. Ele diz: "Os chineses vão (se já não estão) dominar o comércio".

O DEPUTADO Reguffe (PDT-DF) está apostando nos seus eleitores. Apresentou projeto reduzindo o número de deputados para 300. Hoje são 513. Ele diz que a Câmara está "inchada".

PROTESTO do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) com a proposta do governo Dilma de mudar o indexador da dívida dos estados de IGP para Selic: "O devedor não pode aceitar taxa fixada pelo credor".

PARLAMENTARES experientes advertem: qualquer CPI que for criada agora só funcionará um mês. Em junho, o mundo político entra em ritmo de eleições. 

Nenhum comentário: