quarta-feira, março 21, 2012

Ressaca à vista - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 21/03/12

O acordo para delegar aos Estados a responsabilidade pela liberação da venda de bebida nos estádios durante a Copa cria embaraço em particular para Geraldo Alckmin, que adota como bandeira de gestão o combate ao consumo de álcool entre jovens e procura desviar dos holofotes quando o assunto é o Mundial de 2014.

Para atender o acordo do governo federal com a Fifa, o tucano teria de atropelar lei estadual de 96, de autoria do ex-presidente da CBF Nabi Abi Chedid, que veda consumo e venda num raio de 200 metros das arenas. Ainda assim, medida de exceção para os seis jogos na capital pode ter a constitucionalidade questionada.

Não passarão Do capitão Luiz Gonzaga de Oliveira Júnior, que integra o QG de segurança da Copa: "Prevalecendo a lei, não haverá venda de bebida alcoólica em São Paulo. Seria um atentado contra a soberania estadual".

Está escrito Quem acompanha de perto os preparativos do Mundial pergunta: "Os Estados se candidataram a sediar as partidas. Não sabiam das exigências da Fifa?"

Falta combinar Os ministros de Dilma Rousseff haviam conversado com os governadores somente antes da polêmica sobre a bebida. A "terceirização" do problema foi decidida no escuro.

Bode expiatório Integrantes do governo responsabilizam o relator da Lei Geral, Vicente Cândido (PT-SP) pela confusão alcoólica. Cândido afirma que colocou a emenda que permitia a liberação de bebida a pedido do governo.

Deixa comigo O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse que não vai consultar o Planalto para pautar a votação do Código Florestal. "Não vou falar com a Dilma. Se tiver de marcar, marco eu", disse, ontem.

In memorian Em busca dos votos para a Lei Geral da Copa, o ministro Aldo Rebelo (Esporte) abriu seu discurso em encontro com o PMDB afirmando que sua origem política era o partido e citando até Ulysses Guimarães.

Viva a vaia Da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) sobre as vaias que recebeu dos sem-terra durante evento no Palácio do Planalto: "Se o MST me aplaudisse não ia pegar bem para o meu currículo".

Fui eu Na reta final da pré-campanha tucana, José Serra programou incursões por vitrines de suas gestões na prefeitura e no governo. Hoje, deve ir ao ambulatório médico do Jardim São Luís e ao hospital de M'Boi Mirim. Amanhã, quer visitar a Fatec vizinha ao Itaquerão.

Vaquinha A direção estadual do PSDB repassou R$ 150 mil à seção paulistana do partido para ajudar a custear as despesas das prévias marcadas para domingo.

Amnésia Dilma não citou o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, no lançamento do PronaCampo, ontem. A presidente agradeceu apenas a Aloizio Mercadante.

Oremos No ato de hoje na Praça da Sé em que retomará a distribuição de panfletos anti-Dilma apreendidos na campanha de 2010, a Regional Sul-1 da CNBB lançará outro documento contra o aborto. Desta vez, pedirá a demissão da ministra Eleonora Menicucci (Mulheres).

Dilma da Dilma A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, atua para desarmar a divisão política da empresa. Observadores apostam que ela pode demitir o diretor financeiro, Almir Barbassa, ligado ao ex-presidente José Sérgio Gabrielli.

Troll Indio da Costa (PSD-RJ) recorrerá ao STF contra multa de R$ 5.000 da Justiça Eleitoral por campanha prévia no Twitter em 2010. Dirá que a decisão se refere à "liberdade de manifestação do pensamento e ao ambiente mais simbólico da democracia moderna, a internet".

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

Serra está sempre às voltas com papeis. Em 2010 foi a bolinha de papel. Em 2004, diz que assinou um papelzinho. Na verdade, nos dois casos ele aprontou um papelão.

DO DEPUTADO FEDERAL JOSÉ MENTOR (PT-SP), sobre o pré-candidato tucano José Serra ter dito que, em 2004, não assinou um documento, e sim um "papelzinho", dizendo que não deixaria a prefeitura para concorrer em 2006.

contraponto

Com açúcar e com afeto

Na segunda-feira, Ideli Salvatti ofereceu bolo aos líderes governistas para festejar seu aniversário. Alvo de queixas da base, a ministra tirou até foto com Henrique Alves (PMDB-RN).

-Preciso te mandar nossa foto -, disse ela ontem, ao encontrar o peemedebista.

-Manda! Vou colocar num porta-retrato para todo dia olhar para a sra. -, respondeu Alves. 

Nenhum comentário: