sábado, março 24, 2012

Reforço - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 24/03/12


No momento em que enfrenta dificuldades com sua base aliada, a presidente Dilma recebeu o fundador do PSD, o prefeito Gilberto Kassab (SP), para uma conversa na noite de quinta-feira. Embora se diga “independente”, o partido tem votado com o governo, mas a presidente gostaria de ter os 47 deputados da sigla como integrantes da base. Na última quarta-feira, o PSD obstruiu as votações da Câmara por causa do Código Florestal.

O projeto de poder do PMDB
Principal aliado do PT, o PMDB não desistiu de chegar à Presidência da República. O partido tem um plano de poder de longo prazo. A primeira etapa prevê eleger o maior número de prefeitos em outubro e ampliar sua força nas capitais. No ano que vem, o partido quer garantir as presidências da Câmara e do Senado. Em
2014, manter a chapa Dilma-Temer. Depois disso, os peemedebistas sonham em encontrar um nome capaz de galvanizar o partido e concorrer ao Palácio do Planalto em 2018.O desempenho do deputado Gabriel Chalita nas eleições à prefeitura de São Paulo é considerado fundamental para revigorar o PMDB.

ESQUECERAM DE MIM. 
Há menos de dois meses participando das sessões do STF, a ministra Rosa Weber tem se notabilizado pela discrição. Fala pouco e baixo. Tanto que o presidente, Cezar Peluso, tem esquecido de colher seu voto. Muitas vezes ele começa a proclamar o resultado da votação quando uma vozinha serena o lembra de que ela ainda precisa votar. Na quinta-feira, a cena se repetiu. Muito educada, Rosa disse, ao fim do primeiro julgamento: “Presidente, o senhor me permite votar?”.

No controle
A presidente Dilma reuniu ontem, no Planalto, os ministros envolvidos com o Código Florestal. Aos líderes do governo disse que quer avaliar item por item, antes que seja feito qualquer acordo no processo de votação na Câmara.

Receita
Os senadores governistas não gostaram do tom das declarações do novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). Eles dizem que quem precisa pedir votos não pode ficar batendo, mas deve procurar conciliar e agregar.

CNI é contra tributar os lucros
O presidente da CNI, Robson Andrade, lança na terça-feira a Agenda Legislativa da Indústria para este ano. Ela analisa 131 projetos que afetam o setor, dando sinal verde para 57% deles e cartão vermelho para 43%. São 16 os projetos que provocam alto impacto nos negócios, sendo que cinco deles a entidade rejeita. O projeto que mais os preocupa é o 3155, de 2012, do ex-líder do PT Paulo Teixeira (SP), que tributa a distribuição de lucros e dividendos e os investimentos estrangeiros.

Guinada
Candidata ao governo gaúcho, a senadora Ana Amélia (PP-RS) está fazendo um movimento em direção ao centro. Ela vai apoiar nas eleições para a prefeitura de Porto Alegre a candidatura da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB).

Explicação
Os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PMDB-MT) justificam: “Encaminharam à Presidência do Senado pedido de informações à Procuradoria da República sobre parlamentares pegos na Operação Monte Carlo”.

A PRESIDENTE Dilma incorporou à sua comitiva à Índia a governadora Roseana Sarney (MA), que esta semana recebeu, em São Luís, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que está oferecendo R$ 10,5 bi para quem quiser investir naquele estado.

TOLERÂNCIA. O DEM ainda espera que o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), consiga se livrar das acusações. Do contrário, será expulso.

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, assumirá a Secretaria de Planejamento e Orçamento do governo Agnelo Queiroz (DF). 

Nenhum comentário: