sábado, março 24, 2012

Público ou privado? - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 24/03/12
A estratégia do PT de quitar a dívida de empréstimos com Banco Rural não sensibilizou membros do STF (Supremo Tribunal Federal), que enxergam uma tentativa de esvaziar a tese da Procuradoria-Geral da República de que dinheiro público abasteceu o mensalão.

Denunciante do escândalo, Roberto Jefferson (PTB) diz que a quitação do débito do partido muda o processo. "O PT produziu uma prova importante. O que era desvio do dinheiro público eles legalizaram através do empréstimo.'' Mas ministros da corte lembram que o relator Joaquim Barbosa já tinha descartado os empréstimos como origem do dinheiro do valerioduto.

Tabelinha 1 Márcio Zimmerman, número 2 do Ministério de Minas e Energia, avisou ao ministro Edison Lobão que vai se filiar ao PMDB de Santa Catarina. O ministro levou o recado ao presidente peemedebista, Valdir Raupp.

Tabelinha 2 A cúpula do partido enxerga no movimento mais combustível para alimentar a disputa pela presidência do Senado. Se Lobão assumir a vaga em 2013, Zimmerman, que tem a simpatia de Dilma Rousseff, pode virar ministro na cota do PMDB.

Me ajuda Na conversa que teve com Gilberto Kassab, Dilma o sondou sobre o apoio do PSD à votação do Código Florestal na Câmara. O prefeito respondeu negativamente. Explicou que a senadora Kátia Abreu (CNA), expoente da legenda, lidera a estratégia dos ruralistas.

Milhagem Dilma levará dois governadores para a Índia: Marcelo Déda (PT-SE) e Ricardo Coutinho (PSB-PB). Após convidar Jaques Wagner (PT-BA) e Tarso Genro (PT-RS) para giros no exterior, o Planalto ouviu uma chiadeira de governadores aliados e vai fazer rodízio nas viagens.

Fora do tom O Planalto considerou desastrosa a ida de Ana de Hollanda (Cultura) à Câmara. A sessão ocorreu um dia depois que a ministra recebeu afagos públicos de Dilma. O momento mais problemático, avalia o governo, foi o embate com a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Flerte O ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung (PMDB), aliado de Lula nos oito anos em que governaram juntos, almoça hoje no Rio com Aécio Neves (PSDB).

Ritual Assessores de José Serra insistem em que ele percorra alguns diretórios zonais amanhã, depois de votar nas prévias. O pré-candidato prefere aparecer apenas na divulgação do resultado, no fim da tarde, na Câmara.

Inspeção Sérgio Guerra, presidente tucano, comandará comitiva nacional que acompanhará a votação dos filiados na capital. Depois, pretende se reunir com FHC.

Fome de votos Fernando Haddad afirma ter emagrecido 8 kg desde que deixou o MEC. A dieta inclui muita fruta e restrição de pães e massas. "Ainda estou mal no Datafolha, mas bem na balança", brincou.

Teleguiado Na tentativa de facilitar aliança entre o PRB e o PC do B, a TV Record sondou agentes de Netinho de Paula sobre possível migração de seu programa semanal para a emissora da Igreja Universal. O pré-candidato se diz feliz na Rede TV!, onde aparece aos sábados.

Visitas à Folha Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal e próxima presidente do Tribunal Superior Eleitoral, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebida em almoço.

Felipe Locke Cavalcanti, candidato a procurador-geral de Justiça de São Paulo, visitou ontem a Folha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Chalita está tão preocupado e empenhado em conquistar o apoio das igrejas para sua campanha que deveria se candidatar mesmo a bispo, pastor ou patriarca."

DO EX-PRESIDENTE DO PSDB PAULISTANO, JOSÉ HENRIQUE REIS LOBO, sobre o pré-candidato do PMDB à prefeitura paulistana ter fechado alianças com o PSC e o PTC, partidos com histórico de vinculação aos evangélicos.

contraponto

Instinto materno

Na reunião com Dilma e ministros, Paulo Skaf (Fiesp) usou metáfora para pedir prioridade do governo à indústria. Perguntou à presidente se ela sabia qual filho é preferido de um pai: o ausente até que retorne, o pequeno até que cresça ou o enfermo até que se cure. A indústria seria, hoje, segundo ele, o filho enfermo, que exige mais cuidado e atenção. Na saída, ao se despedir, perguntou:

-A senhora entendeu a minha metáfora?

Dilma respondeu:

-Perfeitamente. Eu sou mãe. 

Nenhum comentário: